sábado, 21 de maio de 2016

Em Cannes, prostitutas conseguem burlar nova lei e cobram r$ 2.200 por hora.

Uma nova lei francesa que criminaliza a compra do ato sexual desde 13 de abril parece não ter surtido efeito em Cannes. Moças são pagas por clientes franceses e estrangeiros para desfilar pelos tapetes vermelhos e festas do festival de cinema.

Se você gostou de 50 Tons de Cinza, você provavelmente é machista

As pessoas que gostaram da história de amor entre o misterioso bilionário Christian Grey e a submissa Anastasia Steele provavelmente são machistas, diz um estudo.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Representante da Pastoral da Mulher é eleita para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de BH.

No dia 18 de maio teve lugar a eleição das representantes de entidades, organizações não governamentais e demais movimentos da sociedade civil para a 8ª gestão do conselho municipal dos direitos da mulher de Belo Horizonte – CMDM/BH, para mandato de 2016 a 2018 . A Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG, que indicou uma candidata a conselheira, Isabel Brandão, e  sua respectiva suplente, a Ir. Ivoni Grando OSR, conseguiu vaga neste Conselho.

Ceabe vira ponto de prostituição

Para fazer os programas, mulheres abordam clientes e não se inibem mesmo diante das famílias que transitam pelo mercado; uso de entorpecentes é frequente no entorno
Localizado em uma das regiões mais tradicionais do município, o Mercado Central de Betim, popularmente conhecido como Ceabe, se tornou um ponto de prostituição e de uso de drogas. Em plena luz do dia, mulheres que fazem programa dividem espaço com comerciantes que trabalham no local e com as famílias que passam pelo mercado para comprar algum produto.

Não culpe a criança por ser vítima de abuso sexual. Denuncie o agressor

Uma das maiores consequências da violência sexual é a confusão na relação entre adulto e a criança ou adolescente. Quem deveria proteger são os que violentam, são os pais, mães, tios, irmãos mais velhos, avós, primos, padrastos. Normalmente silenciadas, as crianças representam com desenhos o agressor como um monstro, por isto é necessário muita observação e conversa com as crianças e adolescentes com quem convivemos.

Índia assume prostituição involuntária como trabalho forçado

Prostituição: nova versão do plano contempla ajudas de cerca de US$ 4.500 para casos "extremos de privação e marginalização" como os transexuais e as mulheres e crianças
O governo da Índia decidiu reconhecer como trabalhos forçados a prostituição involuntária e a mendicidade controlada por máfias, quadruplicar as ajudas a vítimas e reduzir a duração de seus julgamentos a um máximo de um mês, com uma reforma de seu Plano para a Reabilitação de Trabalhadores Forçados.

Estas mexicanas mostram o que acontece quando assediadores são confrontados nas ruas

O assédio sexual nas ruas, em formato de cantada, fiu fiu, expressões sexuais e até xingamentos é algo que atinge todas as mulheres no mundo. Pensando na dificuldade diária em sair de casa, sentir-se constrangida e com medo, um grupo quatro mulheres da Cidade do México, que se autointitula Morras, resolveu confrontar os assediadores para descobrir quais seriam suas reações.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Mulher de 64 anos vira musa fitness após o fim de um relacionamento abusivo

Quem vê Wendy Ida, de 64 anos, com o corpo todo sarado nem imagina o motivo que a fez entrar em forma. A americana procurou uma academia pela primeira vez aos 43 anos depois de conseguir se livrar de um relacionamento abusivo, que destruiu sua autoestima.

Pastoral da Mulher de BH na PUC Minas, em comemoração aos 70 anos da Escola de Serviço Social

Na noite do dia 17 de maio, a Pastoral da Mulher de BH foi convidada a participar como instituição expositora na “Mostra de áreas de atuação do Assistente Social” em decorrência da Comemoração dos 70 anos de Escola de Serviço Social na PUC Minas. A participação da Pastoral da Mulher se deu por esta pertencer ao rol de entidades sócio-assistenciais. 

Temer e a Casa Grande se iludem

Protesto na avenida Paulista, no dia 13 de maio. João Luiz Guimarães
As elites que apoiam o impeachment ainda não compreenderam: seus privilégios continuarão a ser contestados.Temer e seu ministério são um retrato que já nasce amarelado e que não representa o Brasil.Tanto o PT quanto aqueles que agora estão (ou continuam) no poder ainda não compreenderam a potência de 2013. A polifonia que ocupou as ruas naquele momento, para além de qualquer controle possível, segue nas ruas, apesar das bombas de gás da polícia. É essa a força simbólica dos negros e negras e negrex que se postaram diante da “Casa Grande Moderna”. Em legítima defesa. 
Quem acha que é o fim da história ainda não entendeu que ela mal começou.

Temer cancela construção de 11.250 unidades do Minha Casa Minha Vida

Este foi o primeiro corte efetivo em programas sociais realizado pelo Governo de Michel Temer.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Jovens detidas em ato contra Temer relatam momentos de terror nas mãos da BM

 Nicole, Alexandra, Júlia e Carolina relataram agressões e abuso de poder por parte da Brigada Militar | Foto: Guilherme Santos/Sul21
A estudante de Jornalismo Carolina Fortes foi ao ato da última sexta-feira (13) para protestar, de forma independente e apartidária, contra o Estado que aponta ser “machista, racista, homofóbico e lesbofóbico”. Ela era uma das milhares de manifestantes no ato contra o governo interino de Michel Temer, mas, quando a Brigada Militar começou a disparar bombas de gás e Carolina se perdeu das amigas, ficou sozinha na avenida Loureiro da Silva, já esvaziada devido ao gás lacrimogêneo, e foi abordada por dois homens, que não estavam fardados. Foi nesse momento que a jovem de 20 anos começou a ser agredida de diversas formas, tanto por eles, que, segundo ela, eram policiais infiltrados no ato, quanto por outros brigadianos que chegaram depois. Outras três meninas que viram as agressões e tentaram ajudá-la acabaram também sendo vítimas de violência e abuso de poder. As quatro foram algemadas e presas.

Dia Nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quarta-feira (18), foi marcado por uma série ações em Belo Horizonte para estimular a denúncia e sensibilizar a população para o combate ao crime.

Francisco, as mulheres e a urgência de uma reforma


É uma questão de justiça: quando se entra em qualquer igreja para a missa, as mulheres estão sempre em clara maioria. Como é possível que nenhuma delas possa comentar o Evangelho no altar? O diaconato feminino poria fim a essa injustiça e abriria muitos novos caminhos.

Movimentos feminista e LGBT fecham Paulista para protestar contra Temer

Um protesto contra o governo do presidente em exercício, Michel Temer, ocupou a Avenida Paulista no início da noite desta terça-feira (17). À frente do ato "Fora, Temer" estavam movimentos feministas e LGBT. Além da negação ao governo interino, manifestantes ressaltaram a falta de diversidade dos novos protagonistas do Planalto. "Esse é governo que só conversa com uma elite branca, homofóbica e carcomida. Uma gente que perdeu o trem da história há uns 20 anos", disse Maria Letícia Souza, 21 anos, estudante de direito.

Gênero e raça: o desafio das empresas brasileiras

Marcha das mulheres negras em Brasília, em 2015: a falta de diversidade atrapalha as empresas

Em um momento no qual empresas fora do Brasil mensuram o impacto positivo da diversidade de raça e gênero em seu quadro de liderança, ainda se constata passividade e silenciamento frente à forte exclusão de mulheres, de negras e negros, em posições de comando nas grandes corporações no Brasil.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Além dos mosquitos, as mulheres

Há uma tragédia humanitária em curso cujas vítimas são as mulheres nordestinas e rurais. Há meses deixamos de falar da epidemia. É como se não houvesse mais o espanto com os números da vigilância epidemiológica: são quase 7 mil crianças notificadas com microcefalia ao nascer, mais de mil delas com diagnóstico confirmado para a síndrome congênita do zika. São números aterrorizantes, mas as histórias individuais devem nos indignar pela injustiça que carregam.

1º Seminário Norte e NE de Prostitutas

João Pessoa sedia até quarta-feira (18), o 1º Seminário Estadual Norte e Nordeste de Prostitutas, reunindo 26 lideranças das duas regiões, a exemplo do Amapá, Belém, Amazonas, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, além de lideranças entre as prostitutas de Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). A abertura oficial ocorreu na noite do domingo (16). 

Basta uma crise política para que os direitos das mulheres sejam questionados


Para contrastar a nossa situação e escancarar o nosso atraso, basta lembrar de quando o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau compôs seu gabinete. Metade dos cargos eram ocupados por mulheres e, quando questionado por jornalistas sobre o porquê de ter feito isso, Trudeau respondeu: "Porque é 2015". Já é 2016, mas infelizmente o Canadá não é aqui. Aqui ainda é 1974.

O primeiro gesto do papa em relação às mulheres

O que aconteceria se o diaconato feminino, uma vez instituído, desencadeasse uma forte e radical demanda do sacerdócio feminino, de se ter sacerdotisas? Essa, sim, seria uma verdadeira revolução para o catolicismo, uma subversão da tradicional estrutura autoritária patriarcal de governo da Igreja.

Mulheres negras precisam ser o centro do debate sobre zika vírus

Dentre tantas informações desencontradas que ainda marcam as narrativas sobre a epidemia do zika vírus no Brasil uma é fato: mulheres jovens, pobres e negras constituem a parcela mais vulnerável desta crise.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Integrante da Pastoral da Mulher de BH é convidada para falar na Faculdade de Educação da UFMG

Na manhã do dia 13 de maio, a Educadora Social Lucinete Santos, compareceu na disciplina Fundamentos Téorico-Metodológico da Educação Popular (Curso de Pedagogia) da FAE na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

O dia em que as mulheres se levantaram contra Temer

Milhares de mulheres foram à avenida Paulista neste domingo (15/05) para protestar contra o presidente interino Michel Temer. A manifestação foi convocada nas redes sociais com o nome "Mulheres contra Temer" e também reuniu representantes do movimento negro, de grupos LGBT e de movimentos estudantis.

Ministério masculino é retrocesso na luta por direitos das mulheres

Após breve reconhecimento da luta por direitos, há o risco de uma volta ao passado; mesmo no fim do regime militar houve mulheres no primeiro escalão.
O agora presidente interino, Michel Temer, anunciou na tarde desta quinta-feira 12 o grupo de 24 pessoas que formará o primeiro escalão da República. Um dado salta aos olhos: é um conjunto de homens brancos que representa os interesses de setores econômicos e políticos bem definidos do País. Nenhuma representatividade para mulheres, negros, indígenas ou movimentos sociais. Mesmo no fim do regime militar houve mulheres no ministério.

Grupos na internet se tornam redes de apoio para mulheres

Carinho. Jordana Hissa encontrou em um grupo sobre maternidade o apoio que precisava para lidar com a solidão pós-parto
Participantes discutem temas como violência, abusos e maternidade e promovem ajuda mútua.

Minha porção mulher

A primeira vez que ouvi falar em feminismo foi quando li, ainda bem jovem, a biografia da compositora Chiquinha Gonzaga. Mulher porreta que, além de compor lindíssimas canções no piano, lutou na campanha pelo abolicionismo e pelos direitos das mulheres, numa época em que a maioria era recatada e do lar. Foi ela quem abriu alas para as mulheres passarem.

domingo, 15 de maio de 2016

De Eva a Maria: putas ou santas

 Maria, ao longo da tradição, foi apresentada e louvada como paradigma para as mulheres. Ela é uma espécie de “tipo” que toda mulher deve pretender imitar ao longo da vida. Fora dessa “imitação” de Maria as mulheres estão fadadas a não se realizarem no seu “ser mulher”. A imagem da mãe de Jesus, que foi construída pela Igreja durante séculos, serviu de combustível para alimentar o imaginário religioso e social de uma mulher ideal, sem quaisquer traços de autonomia e liberdade.