sábado, 2 de julho de 2016

Caso Luiza Brunet: violência contra a mulher não escolhe classe social

Luiza Brunet e Lirio Parisotto, em uma foto de dezembro de 2013. BRUNO POLETTI FOLHAPRESS
A modelo e atriz Luiza Brunet, 54, tornou público nesta sexta-feira um episódio de agressão que sofreu há um mês pelo então marido, o empresário bilionário Lirio Parisotto, 62. Ela afirmou ao jornal O Globo que levou um soco e diversos chutes durante uma viagem que fizeram a Nova York. 

Mulher perde emprego por ser mãe solteira e denuncia preconceito


Certos preconceitos se apresentam de forma tão puramente arbitrária e ignorante que fica difícil analisar e escrever sobre eles sem simplesmente apontar a burrice absoluta, e ir às lágrimas em desesperança e injustiça. A página Diário de uma mãe solteira publicou recentemente um exemplo tão lamentavelmente comum quanto sintomático do horror que sofrem as mulheres e as mães solteiras cotidianamente, muitas vezes advindo de outras mulheres e mães.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Na Suíça, Museu Olímpico ensina estrangeiros a falar 'gostosa' e 'bundão'

"Gostosa". Essa é uma das palavras que uma exposição no Museu Olímpico de Lausanne apresenta aos turistas que tenham interesse em conhecer o Brasil e aprender e testar o "carioquês".

Jovens protestam contra a cultura do estupro em Belo Horizonte

Ato reuniu cerca de 200 mulheres no centro da cidade ontem
Vítima de um estupro coletivo durante um congresso de estudantes da Faculdade João Pinheiro há quase um mês, uma jovem de 19 anos, também estudante da instituição, afirma não se arrepender da denúncia, mesmo com todas as dificuldades. No fim da tarde desta quinta-feira, ela participou de um protesto contra a cultura do estupro, no centro da capital e, ao ver o apoio de tantas mulheres, disse ter se sentido amparada para seguir em frente.

Papa diz que Igreja Católica deve pedir perdão a homossexuais e mulheres

O Papa Francisco conversa com jornalistas no avião que o leva de volta da Armênia para o Vaticano neste domingo (26) (Foto: Tiziana Fabi/Pool photo via AP)
O Papa Francisco disse o passado domingo (26) que os cristãos e a Igreja Católica Romana devem procurar o perdão de homossexuais pela forma como eles foram tratados. Falando a jornalistas a bordo do avião que o levava da Armênia para Roma, ele também disse que a Igreja deve pedir perdão pela forma como tratou as mulheres, por fazer vista grossa ao trabalho infantil e pela “benção a tantas armas” no passado.

Vidas destruídas: nigerianas, escravas modernas da prostituição

Corpos seminus expostos nas ruas. São mulheres vítimas do tráfico de pessoas que acabam escravizadas e são forçadas a venderem seus corpos. Este é o destino de muitas imigrantes nigerianas que chegam à Europa, principalmente na Itália.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Formatura do curso de cuidadora de idosos

Abraços carinhosos, lágrimas contidas, risos escancarados e olhares cheios de orgulho marcaram, nesta  última quinta-feira, 30 de julho, a formatura do curso de Cuidador de Idoso , oferecido pela Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG)  em  parceria com CRISOL ( Centro de Referência da Formação e Capacitação das Pessoas).

Campanha alertará sobre turismo sexual no Rio 2016

Durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, nos meses de agosto e setembro, entidades promoverão a Campanha “Jogue a Favor da Vida”. A proposta é alertar turistas e espectadores, a partir do modelo de trabalho desenvolvido em 2014, na Copa do Mundo no Brasil, sobre a prática criminosa do turismo sexual.

A revolução das filhas de prostitutas na Índia

Asmita Katti e Shaddra K, de 18 e 16 anos, participam das oficinas da Kranti. ÁNGEL L. MARTÍNEZ
São mulheres e poderosas. São jovens e espertas. Foram maltratadas e são corajosas. Foram escravas e são independentes. Foram abusadas e são fortes. São artistas, professoras, jornalistas, oradoras, assistentes sociais, estudantes... São filhas das prostitutas de uma das maiores zonas de prostituição do mundo, mas não renegam o seu passado. Foram vítimas, e são agentes da mudança. Um grupo de adolescentes decididas a revolucionar ideias antagônicas na sociedade indiana.

Cidade suíça 'sinaliza' locais em que prostitutas podem esperar clientes

Cidade suíça 'sinaliza' locais em que prostitutas podem esperar clientes (Foto: Kanton Basel-Stadt Justiz- und Sicherheitsdepartement/Reprodução)
Sinalização no asfalto mostra onde elas podem trabalhar na Basileia. Prostituição é legal na Suíça, mas apenas em certas áreas.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Metrô terá que pagar R$ 50 mil a vítima de assédio

A vítima afirma ter sido assediada no dia 10 de setembro de 2015 por um homem que se encontrava no mesmo vagão que ela, em uma estação não especificada. Segundo o texto, ela “sentiu o ofensor se esfregando em suas costas”.

Onze coisas que as mulheres não aguentam mais ouvir no Brasil (e por quê)


Enquanto o país tenta entender por que registra 50 mil estupros por ano, discute-se o impacto negativo do machismo e de pequenos gestos cotidianos que alimentam essa cultura. 

“O Brasil todo está falando da cultura do estupro hoje, mas ainda é pouco”

A delegada do caso do estupro coletivo no Rio, Cristiana Bento. EDUARDO ZAPPIA
A delegada diz que faltam políticas assistenciais para evitar que a polícia enxugue gelo.

Garota de 13 anos é estuprada por 8 homens em Juiz de Fora

Juiz de Fora. Crime teria ocorrido em casa abandonada, usada para encontros de casais e uso de drogas
A adolescente de 13 anos, que foi estuprada por oito rapazes em Juiz de Fora, e a família dela foram encaminhadas para um local seguro como forma de preservá-las. Um vídeo feito pelo grupo e disponibilizado na internet também já foi incluído nas investigações.

A prostituição diz muito sobre a sociedade

 Quando as “mães” se revoltaram haveria em Bragança 80 a 100 trabalhadoras do sexo, a maioria brasileiras NÉLSON GARRIDO (ARQUIVO)
O manifesto das auto-intituladas “Mães de Bragança” fez José Machado Pais mergulhar num estudo que lhe levou uma dúzia de anos a concluir. O enfoque não tem de estar nas “mães” ou nas “putas”, pode estar nos maridos-clientes, prisioneiros na relação de submissão a que sujeitam as suas mulheres.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Monitoria Semestral na Pastoral

O passado dia 27 de junho teve lugar a monitoria semestral dos Projetos da Pastoral da Mulher de BH (unidade Oblata em MG).

Por que as palavras do padre Fábio de Melo feriram as mulheres

Em vídeo, padre diz que "o agressor só se torna agressor porque a vítima o autoriza"
Um vídeo antigo de um sermão proferido pelo padre Fábio de Melo viralizou neste domingo e acabou deixando o popular pároco numa saia justa. “As mulheres que são agredidas fisicamente pelos seus maridos, no dia em que ela recebe a primeira agressão, ela é que vai determinar para ele se ele vai ter o direito de agredi-la a vida inteira ou não", afirmava o padre durante a homilia de uma missa realizada anos atrás, e completava: “O agressor só se torna agressor porque a vítima o autoriza.” 

Como o mito do amor romântico pode arruinar sua vida amorosa

O conceito de “amor ideal” foi criado pela cultura ocidental; mesmo assim, perseguimos o inatingível, nos frustramos e nos sentimos inadequados quando não o alcançamos.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Da “conquista” à violência: o domínio masculino sobre a mulher e a cultura do estupro no Brasil

“Frases como ‘mas ela fez por merecer’ são extremamente perigosas”, adverte a socióloga.
“É da maior importância que as mulheres estejam falando em ‘cultura do estrupo’”, porque estão denunciando que “não se trata de um caso horrível de um estupro individual, mas de uma cultura que favorece o estupro”, diz Jacqueline Pitanguy à IHU On-Line.

As Bruxas que somos hoje!

O estigma social das bruxas, como seres maléficos, feios e velhos sempre me incomodou muito.Essa necessidade de sempre classificar, demonizar o que foge da “normalidade” tem seus conceitos muito bem enraizados há séculos atrás.

domingo, 26 de junho de 2016

Sem instalar-se nem olhar para trás

Seguir Jesus é o coração da vida cristã. O essencial. Nada há mais importante ou decisivo. Precisamente por isso, Lucas descreve três pequenas cenas para que as comunidades que leem seu evangelho tomem consciência de que, aos olhos de Jesus, não pode haver nada de mais urgente e inadiável. Jesus utiliza imagens duras e escandalosas. Observa-se que quer sacudir as consciências.

Os obsessivos e moralizantes e a homofobia. Artigo de José María Castillo

“Quando um cardeal, um bispo, um sacerdote, por mais que aduza motivos religiosos, sagrados e divinos, se não respeitar as pessoas – a todas igualmente –, como vai ter a credibilidade indispensável para falar de Deus ou de Jesus e explicar seu Evangelho de bondade e misericórdia com todos os humanos de maneira igual? É um sofrimento e uma vergonha o fato de que haja tantos clérigos que dão a impressão de que estão mais preocupados e interessados no sexo do que no fato básico e fundamental de que as pessoas, todas as pessoas, sejam respeitadas e amadas.”