sábado, 28 de novembro de 2015

Assine a Carta de Apoio ao Papa Francisco contra oposição no Vaticano

Em carta aberta de apoio ao Papa Francisco, teólogos/as de todo o mundo se dizem "perplexos” com a oposição de alguns cardeais ao modo de Francisco conduzir o Sínodo e a Igreja. Tais grupos estariam postulando uma volta ao "modelo de Igreja do passado”, em uma espécie de campanha mundial contra o Sumo Pontífice, especialmente dentro da Cúria Romana. O principal objetivo é desestabilizar o modo de ser Papa, "despojado dos símbolos de poder”. Aderiram à carta cerca de 300 pessoas do Brasil, de toda América Latina, Caribe e representantes da Europa, do Canadá e dos Estados Unidos.

Tráfico de pessoas é alvo de campanha do governo de Minas

Governo prepara campanha de alerta à população para o tráfico de pessoas em Minas Gerais. Caravanas lideradas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania vão percorrer os municípios para mobilizar a comunidade.

Travesti abandona prostituição para voltar a estudar

Os participantes passam por um curso de direitos humanos, além de capacitação profissional (Foto: Divulgação)
Ela deixou a prostituição e voltou a estudar graças ao programa Transcidadania . 'A sensação é de se libertar de uma coisa que você é obrigada a fazer'.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Políticos são flagrados em motéis com meninas de 15 anos

O programa de TV "Fantástico" vai mostrar como agia uma rede de prostituição que oferecia programas sexuais com adolescentes e crianças numa capital brasileira. Os protagonistas são políticos, empresários, médicos, advogados e outros profissionais liberais.

Papa na África defende a mulher: preconceito e discriminação não são coisas de Deus

O papa Francisco denunciou nesta quinta-feira diante de centenas de milhares de quenianos, reunidos para uma missa em Nairóbi, "a arrogância dos homens e o desprezo às mulheres".

Religiosas lutam contra o tráfico sexual

 A nova diretoria da Talitha Kum Board. Da esquerda para a direita: Estrella Castalone, FMA - Coordinator; Dagmar Plum, MMS (Europe); Eugenia Bonetti - Special Adviser; Ma. Victoria Sta. Ana, FMA (Asia); Patricia Ebegbulem, SSL (Africa); Gabriela Bottani, CMS (America Latina); Nicole Rivard, NDA (Roma)
Um verdadeiro exército de religiosas se organiza para resgatar vítimas do tráfico de pessoas. Elas se infiltram em bordéis para conhecer a realidade. Em alguns casos, compram crianças mantidas em regime de escravidão.

Brinquedos Para Meninos e Meninas


 Meninos brincando com boneca e fogão? Meninas brincando com carrinhos e arco e flecha? À medida que as brincadeiras das crianças passam a desafiar os estereótipos de gênero, a indústria de brinquedos muda junto.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A Pastoral da Mulher participa da Comissão extraordinária das mulheres na Assembleia Legislativa de MG


No dia 26 de novembro a Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, participou,  na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da reunião conjunta da Comissão de Participação Popular e da Comissão Extraordinária das Mulheres, convocada pela deputada estadual Marília Campos.

Católicas lança campanha pelo fim da violência contra as mulheres

Ao terminar de ler este texto, cinco mulheres terão sido espancadas no Brasil.

Entre 1980 e 2013, o machismo matou no Brasil mais de 106 mil mulheres. Cerca de cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos, em 80% dos casos o agressor é o companheiro dela. Das vítimas de violência doméstica ou sexual atendidas em toda rede pública de saúde dois terços são mulheres. 

Mulheres denunciam esquema de prostituição dentro de penitenciária de Petrolina

Quem vê os muros intransponíveis da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, nem imagina que o lugar onde os presos deveriam cumprir pena pelos crimes, na verdade vem sendo palco de orgias regadas a prostitutas que chegam a passar dias dentro da unidade prisional.

São Paulo registra mais de um estupro por dia em 2015

No ambiente doméstico e familiar, pelo menos um caso de estupro foi registrado em média por dia nas 130 Delegacias de Defesa da Mulher no Estado de São Paulo, entre janeiro e setembro deste ano.

Foram 370 boletins de ocorrência nos primeiros nove meses de 2015, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que consideram casos enquadrados na Lei Maria da Penha, ou seja, somente violência doméstica.

Papa Francisco saúda mulheres vítimas de violência e prostituição antes de viajar à África

O Papa Francisco, antes de viajar à África (visitará Quênia, Uganda e República Centro-Africana, até o próximo dia 30 de novembro), recebeu na Casa Santa Marta um grupo de onze mulheres e seis crianças vítimas de violência doméstica e do tráfico de prostituição.

Por que precisamos falar sobre feminicídio?

A dançarina cearense Ana Carolina de Souza Vieira, de 30 anos, foi encontrada morta na manhã do dia 4 de novembro no apartamento em que morava na Rua Vergueiro, no Sacomã, Zona Sul de São Paulo. O corpo da dançarina foi encontrado pelos zeladores do prédio, que suspeitaram do forte mau cheiro vindo do apartamento onde Ana Carolina morava. Ao entrar no local, eles encontraram o corpo da jovem na cama do quarto, coberto. As janelas estavam fechadas, havia um ventilador ligado e muitos incensos acesos. A polícia revelou que o corpo tinha sinais de violência e que a dançarina teria morrido há pelo menos três dias.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher é celebrado na Pastoral de BH

O Dia da Não Violência Contra a Mulher foi celebrado nesta quarta-feira, 25 na pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, e marcou o início de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.  Neste período, a Rede  Oblata promoverá, nas suas diferentes Unidades no Brasil, atividades com o objetivo de denunciar todas as formas de violência contra a mulher e promover a defesa dos direitos humanos para as mulheres.

Igualdade de gênero. Porquê ela é boa para todos – incluindo os homens

Quando os homens começam a se dedicar mais ao processo de equilibrar trabalho e família, geralmente usamos duas palavras para descrever o que fazemos. Nós colaboramos e ajudamos. E vou propor algo um pouco mais radical, um termo: “compartilhar”.

Violência de gênero matou 1.678 mulheres na América Latina

Mulheres participam de manifestação contra violência contra a mulher, em Buenos Aires
Pelo menos 1.678 mulheres foram assassinadas em 2014 por razões de gênero em 17 países da América Latina e do Caribe, uma região onde as mulheres sofrem, ainda, com o assédio político e nas ruas, alertou a Cepal nesta passada terça-feira.

A difícil vida de ser da vida

Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela’ (João 8:7). Este famoso versículo bíblico só não é mais adequado para esta história porque, quando Jesus pronunciou esta frase, ele se referia a uma adúltera, e não a uma prostituta.

25 de novembro, o dia internacional de combate à violência contra a mulher

Maria da Penha Maia Fernandes

Data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe realizado em Bogotá, em homenagem às irmãs Mirabal.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Propaganda brasileira ainda usa estereótipos de gênero e raça

Embora algumas marcas estejam tentando retratar as mulheres de forma diferente em suas propagandas, a publicidade veiculada na televisão brasileira usa muitos estereótipos associados a gênero e raça, segundo uma pesquisa feita pela agência de propaganda Heads.

Uma revolução particular: o movimento brasileiro de prostitutas

Entre os dias 23 e 27 de novembro, o Observatório da Prostituição estará oferecendo o curso de extensão “Uma revolução particular: o movimento brasileiro de prostitutas. Entre os convidados, representantes da Rede Brasileira de Prostitutas, ativistas aliados, parceiros do OP, pesquisadores, parlamentares e agentes dos campos do Trabalho e da Saúde.

Racismo, machismo e capitalismo: um triângulo amoroso

O matrimônio firmado entre o racismo e o machismo é uma das relações mais duradouras da história. A concentração e a manipulação do poder, ópio que alimenta essa relação, permitiram inclusive que o casal evoluísse para um triângulo amoroso: racismo, machismo e capitalismo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Retiro e Confraternização da Pastoral da Mulher de BH

A Equipe da Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG, esteve em retiro na passada sexta feira, 20 de novembro. Foi um momento de oração, estudo e confraternização da equipe.

Menina sofre racismo em escola do AC e não quer mais ir à aula

Menina de 10 anos diz ter sido chamada de 'preta imunda' (Foto: Cristina Caetano/Arquivo pessoal)
Uma menina, de 10 anos, perdeu a vontade de ir à escola, após suspostamente sofrer ofensas racistas feitas pelas colegas de classe, em Rio Branco.  Segundo a tia da criança, Cristina Caetano, ela teria sido chamada de 'preta imunda e suja' por várias vezes,  e a direção da unidade teria tratado o caso como "besteira".

“No Brasil, o Estado é demonizado e o mercado é o reino de todas as virtudes”

O sociólogo Jessé Souza, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) declara que :”a classe média, que se põe como campeã da moralidade, no fundo explora o trabalho de uma ralé, de uma classe de excluídos, que presta todo tipo de serviço a ela”.

Assédio no trabalho é pesadelo para 36% das brasileiras

No passado, Gabriela foi constantemente minada em sua autoestima por uma chefe, mas não denunciou; ela acredita que hoje agiria de outra forma
Medo de se expor, de perder o emprego e a dificuldade de recolher provas contundentes são as principais causas do silêncio em relação às agressões de cunho sexual. No país, apenas 10% das mulheres teriam coragem de denunciar.

O (polêmico) mês da Consciência Negra

Para começo de conversa, vale explicar que o dia (20) e mês (novembro) da Consciência Negra só é polêmico, problemático ou duvidoso para quem se sente desconfortável em assumir que vive em um dos mais racistas dos países. E também para quem está cheio de privilégios e com resistência em assumi-los.

domingo, 22 de novembro de 2015

Introduzir a verdade


Jesus não converte a verdade de Deus em propaganda. Não a utiliza em proveito próprio mas em defesa dos pobres. Não tolera a mentira ou o encobrimento das injustiças. Não suporta as manipulações. Jesus converte-se assim em “voz dos sem voz, e voz contra os que têm demasiada voz” (Jon Sobrino).