sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Brinquedos Para Meninos e Meninas


 Meninos brincando com boneca e fogão? Meninas brincando com carrinhos e arco e flecha? À medida que as brincadeiras das crianças passam a desafiar os estereótipos de gênero, a indústria de brinquedos muda junto.


"A mudança nos papeis de homem e mulher interfere na brincadeira, ajuda a repensar a questão do gênero. O mercado de brinquedos está atento." -- diz Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC-SP.

Foi publicado recentemente no jornal O Globo uma matéria sobre como o mercado de brinquedos está se adaptando à nova realidade em que brinquedos "de meninas" e "de meninos" são categorias rígidas e ultrapassadas demais. As brincadeiras híbridas de hoje em dia, que desafiam os padrões antigos de gênero, estão forçando fabricantes de brinquedo a mudarem de atitude.

Que ótimo!

Já apontamos diversas situações - aqui, aqui, aqui e aqui - em que as crianças expressam essa demanda por mudança. É positivo ver essa exigência das crianças se concretizar, realizando mudanças nas indústrias.

Com isso em mente, trazemos aqui alguns exemplos de brinquedos da Suécia - país conhecido por seus esforços pela igualdade de gênero - em que os brinquedos hoje buscam ter neutralidade de gênero, ou seja, são todos voltados para meninos e meninas!

As propagandas dos brinquedos, portanto, buscam retratar as crianças envolvidas na brincadeira sem os estereótipos aos quais estamos acostumados. As fotos de meninas brincando com dragões e meninos com bonecas ainda podem causar uma certa estranheza aos adultos. Mas se a indústria de brinquedos no Brasil já está atenta a essas mudanças, podemos esperar ver mais cenas assim no futuro.




Fonte: Brasil Post

Nenhum comentário: