sábado, 6 de junho de 2015

ONU vai investigar casos de abuso sexual de menores na República Centro-Africana



Crianças teriam sido molestadas por soldados franceses em missão de paz em 2014. Segundo as vítimas, que tinham entre 8 e 11 anos, os militares pediam que as crianças fizessem sexo em troca de comida.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Aquelas irmãs usadas como servas e auxiliares

“A religiosa virtuosa era e é incensada como eixo entre o mundo visível e invisível, mas tudo isto depois desemboca numa servidão doméstica e social... A situação piorou agora ainda mais por causa do aumento de pequenas fundações diocesanas, criadas por bispos e padres africanos sem carisma e espiritualidade particulares: só para ter mulheres ao seu serviço”.

Mulheres vítimas de violência terão acesso à linha de crédito

De acordo com Eleonora Menicucci, existe o serviço de apoio a emprego e renda, ou seja, à chamada autonomia econômica da mulher vítima de violência. Ela destacou que a Casa da Mulher Brasileira do DF e Territórios reúne todos os serviços necessários ao atendimento à mulher, como acolhimento, apoio psicológico, delegacia e órgãos do juizado e Ministério Público.

Quem cuida de quem cuida?

A maternidade não é simplesmente uma escolha pessoal. Quantas mães se sentem apoiadas em sua maternidade? E quantas se sentem isoladas e desamparadas?

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Grupo de mulheres na Inglaterra quer se referir a Deus no gênero feminino

Pastora Kate Bottley diz que já está retirando todas as referências masculinas a Deus durante suas pregações
Defensoras da mudança dizem que o domínio da linguagem masculina faz com que as mulheres sintam-se menos santas, e que a medida é inclusiva.

Enquanto ainda é tempo... De Joana D’ Arc a Helder Câmara -por Ivone Gebara-

Fiquei me perguntando por que em vez de beatificação o Vaticano não incentivasse o estudo de sua vida e seus textos? E os seminários e institutos de teologia, sobretudo do nordeste do Brasil, não fariam de suas obras textos teológicos obrigatórios? Por que os Institutos de Pastoral não o tomariam como referência capital para a compreensão dos rumos da Igreja Católica no Brasil e na América latina no século XX? Por que os historiadores não tomariam sua vida e ação como marcantes na história recente do Brasil?

O corpo no corpo no corpo

Na festa de Corpus Christi convém lembrar que há um corpo dentro de um corpo dentro de um corpo. De uma explosão inicial, chamada Big Bang, o Universo surgiu há 13,7 bilhões de anos e continua a se expandir em velocidade constante. Há 10 bilhões de anos uma estrela chamada supernova deu origem ao nosso sistema solar. Um pedaço dela, sem calor suficiente para ser considerado estrela, resfriou, e hoje é conhecido como planeta Terra, embora nele haja mais água que terra.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sucesso da Blitz da saúde da Pastoral

Integrantes da Escola de Enfermagem da UNI-BH que prepararam a Oficina
Em parceria com a Escola de Enfermagem da UNI-BH, a Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG) realizou uma blitz da saúde. No local foram oferecidas vacinas, exames de glicemia e, verificação de pressão arterial, orientações sobre cuidados com a saúde, informações sobre autoexame de mama e sobre Papanicolau

Religiosas Oblatas resgatam mulheres vítimas do tráfico de pessoas na Espanha

Integrantes dos projetos Oblatas na Europa
Um grupo de freiras percorre uma rota todas as semanas por clubes de encontros, estradas, sítios e apartamentos de Almeria (sul da Espanha) onde se exerce a prostituição. São freiras adoradoras e oblatas que há anos não usam hábito e viajam em uma caminhonete na qual às vezes se produzem milagres. Na parte traseira do veículo, habilitada como um pequeno salão em que as religiosas distribuem café e preservativos, vidas inteiras se transformaram --as de dezenas de mulheres obrigadas a vender seus corpos por redes mafiosas ou por puro desespero.

A legalização da prostituição sob uma nova perspectiva no Direito Penal brasileiro


A prostituição é apenas uma vertente social que sofre com tais preconceitos ainda existentes. Apesar de claramente presente no Brasil e no mundo, as profissionais do sexo ainda são vistas como escória social, recebendo tratamento político e social incompatíveis com a dignidade que merecem.
O presente estudo analisa as nuances do Projeto de Lei n. 4211/2012, que tem como objetivo regulamentar a atividade de profissionais do sexo.

Evento em BH defende fim de preconceito contra as prostitutas

Prostitutas receberam orientação jurídica sobre problemas familiares, agressões e questões ligadas ao projeto de lei que legaliza a atividade.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Dia Mundial das Prostitutas: Quarenta anos depois, a luta continua no Brasil e no mundo

Neste mesmo dia, há exatos quarenta anos, 150 prostitutas ocuparam a igreja Saint-Nizier, em Lyon (França) para protestar contra multas, detenções e assassinatos de colegas de profissão. Naquela cidade, maridos e filhos de prostitutas eram processados por se beneficiar do rendimento das mulheres, e as tabernas e hotéis pararam de alugar quartos para mulheres profissionais do sexo por medo da repressão policial. 

Irlanda do Norte prenderá por até um ano quem pagar por sexo no país

Homens que usarem serviços de prostituição na Irlanda do Norte poderão pegar até um ano de prisão. A nova lei, que entrou em vigor nesta segunda-feira, visa combater o tráfico humano no país. Grupos contrários à medida, no entanto, disseram que sua aprovação poderá levar o mercado do sexo para o submundo e ampliar os riscos à vida das mulheres.

Exposição no Quênia conscientiza sobre tráfico de pessoas

Menina do Quênia: "O tráfico de pessoas é a nova forma de escravidão", afirmou à Agência EFE a coordenadora do projeto, Sophie Otiende
A mão de uma criança carregada de preservativos, com ferramentas de construção ou segurando um pano velho de limpeza denunciam a face do tráfico de pessoas no Quênia, um país onde homens, mulheres e crianças são vítimas de criminosos que as "recrutam" para fins sexuais ou trabalhos forçados.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia internacional da prostituta: de olho em Lyon, onde tudo começou



Trabalhadoras sexuais do mundo todo estão reunidas desde este domingo em Lyon, na França, nos Encontros Internacionais dos Trabalhadores do Sexo, organizados pelo sindicato francês Strass. São dois dias de reuniões, debates, palestras e workshops, seguidos de uma manifestação convocada para terça-feira, dia 2, diante da igreja de Saint Nizier.

Filme sobre prostitutas divide Marrocos

Bastou a difusão pela Internet de cinco trechos de seis minutos extraídos de um filme sobre quatro prostitutas em Marrakech para inflamar as redes sociais, levar a juventude do principal partido de oposição, o conservador Istiqlal, a se manifestar diante do Parlamento exigindo sua censura, e se criar uma página no Facebook – que já conta com milhares de seguidores – para pedir a morte do diretor e da atriz protagonista. 

Comemoração dos 151 anos de fundação da missão Oblata

Hoje, 1º de junho comemoramos os 151 anos de fundação da primeira casa de acolhida das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

domingo, 31 de maio de 2015

Quando as putas são nossas -por Ilka Oliva Corado-


Quantas vezes já escutamos a expressão “isso aconteceu por que é puta”? Quantas vezes a repetimos? E minha pergunta é: o que aconteceria se as putas fossem nossas? Isto é, se as vítimas de violência sexual fossem nossas irmãs, amigas, filhas, cunhadas, companheiras de trabalho, mães. Continuaríamos desclassificando-as e com isso isentando de culpa o agressor? E se o agressor fosse nosso irmão, pai, amigo, cunhado, avô, companheiro de trabalho? ¿Solaparíamos a agressão? ¿Por que não agimos já? Por que tem que haver um laço de sangue ou afetivo para saber que a violação é um delito e tem que ser castigado? Por que o que fazem desconhecidos, ou o que acontece a desconhecidas não nos indigna da mesma forma?

Quatro adolescentes são brutalmente agredidas e estupradas no Piauí

Um crime bárbaro chocou a população da cidade de Castelo do Piauí, a 190 Km de Teresina. Quatro adolescentes foram brutalmente agredidas, estupradas e depois amarradas.

O essencial do credo

Ao que parece, hoje necessitamos ouvir falar de Deus com palavras humildes e simples, que toquem o nosso pobre coração, confuso e desalentado, e reconfortem a nossa fé vacilante. Necessitamos, talvez, recuperar o essencial do nosso credo para aprender a vivê-lo com alegria nova.