sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mais um exemplo de como a mídia aborda o tema da prostituição

Tratamento mediático da prostituição: sensacionalismo e estigmatização



O tratamento dado pelas grandes emissoras de TV às mulheres que estão em situação de prostituição contribui para sua estigmatização. Pensamos que o discurso transmitido pela mídia não é desinteressado nem provocado somente por razões humanitárias.
As matérias sobre prostituição produzidas na TV têm, salvo exceções, um excesso de sensacionalismo, pouca objetividade, escasso conhecimento da realidade das mulheres afetadas, e nenhum interesse por mostrar os grandes beneficiários de este esquema.

Mulher é enquadrada na Lei Maria da Penha, suspeita de agredir ex-companheira

Ericha Gomes de Lima, 25 anos, teria agredido Andréa Marise dos Santos, 23 anos, e sua atual companheira na noite da última quarta-feira (31), em um bar situado no bairro da Mirueira, em Paulista.

Lei Maria da Penha tem beneficiado homens

Criada há cinco anos para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, a legislação também tem beneficiado homens em várias partes do Brasil.
Solange Azevedo - Istoé

 NA JUSTIÇA
Novais foi ameaçado pelo ex-companheiro e
conseguiu legalmente que ele se mantivesse distante
 A Lei Maria da Penha, criada há cinco anos para punir criminalmente a violência doméstica e familiar contra as mulheres, também tem beneficiado homens em várias partes do Brasil.
Celso Bordegatto, Clodover Mallmann, Edson Santos Novais e Valdecir Maier vivem em diferentes partes do País. Eles não se conhecem, têm idades e profissões variadas. Mas um passado em comum. Todos alegam ter sido severamente perseguidos depois de terminarem uma relação afetiva. Todos foram beneficiados, por decisão judicial, com medidas protetivas previstas pela Lei Maria da Penha. Uma lei criada há cinco anos com o objetivo de coibir a violência doméstica e familiar praticada, há séculos, por homens contra as mulheres.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cidade da Alemanha inaugura parquímetro para prostitutas


A prefeitura de Bonn, antiga capital da Alemanha Ocidental, anunciou a inauguração de parquímetros para prostitutas que permitirão cobrar um imposto das profissionais do sexo.

SEMINÁRIO: “Religião e Relações de gênero”

No intuito de aprimorar a formação de seus alunos e alunas, bem como reunir mestres em Ciências da Religião, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião promove um seminário sobre Religião e Relações de Gênero, a realizar-se no dia 12 de setembro de 2011 (segunda-feira), das 14 às 17.30 horas, na Sala203 – Prédio 5 da PUC-Minas.

Mais detalhes sobre a operação policial realizada na Guaicurus


A Polícia Civil realizou uma operação no hotel Brilhante o passado dia 30 de agosto. As portas foram abaixadas e as pessoas impedidas de entrar ou sair. O dono e o gerente não foram encontrados e, por isso, o porteiro acabou responsabilizado pelo negócio. Ele foi preso por crime de favorecimento à prostituição e encaminhado ao Ceresp São Cristovão. Se condenado, ele pode pegar de 2 a 5 anos de prisão.

TV Alterosa : Delegacia de Mulheres faz operação contra a prostituição em BH

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mulheres sem acesso a serviços no Haiti

“Acabo de dar à luz no chão. Não tomei remédios para a dor durante o parto”, contou uma mãe haitiana à organização Human Rights Watch, que alertou ontem para sérias brechas no acesso aos serviços de saúde no Haiti. Com sede em Nova York, a HRW disse que este país do Caribe, um ano e meio depois do terremoto, ainda não conta com serviços adequados para impedir mortes maternas e infantis preveníveis. 

Operação policial e "mediática" na Rua Guaicurus


Polícia faz operação em prostíbulo de Belo Horizonte

Com o objetivo de combater o favorecimento à prostituição e a exploração sexual, a Polícia Civil realizou uma operação em um dos prostíbulos mais conhecidos do centro de Belo Horizonte, que funciona no hotel Brilhante. Vários clientes e garotas de programa foram flagrados no local.

A Globo, e outras Emissoras de TV, “descobrem” a prostituição em BH


Qual é o interesse da mídia, especialmente dos grandes canais de TV, no tratamento dado às noticias sobre a prostituição? A quais interesses servem?

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que isso tem a ver com a Evangelização?

Por José Lisboa Moreira de Oliveira
Filósofo. Doutor em teologia.
Desde o Concílio Vaticano II não se tem feito outra coisa a não ser proclamar solenemente que a missão da Igreja é evangelizar. Mas, quase cinquenta anos depois, chego à conclusão de que boa parte da Igreja, senão toda ela, não sabe e não quer evangelizar. Os exemplos acima, que podem ser multiplicados aos milhares, revelam isso com clareza. Onde está a boa notícia para os pobres, para os oprimidos, para os sofridos? Para que servem as festas de padroeiro e os programas televisivos católicos? De que forma os pobres, as vítimas da opressão, os oprimidos estão sendo evangelizados?

Plano Brasil sem Miséria vai direcionar ações para mulheres

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizou, no dia 24 de agosto, uma audiência pública sobre o impacto das políticas públicas de erradicação da pobreza na vida das mulheres e sobre o Plano Brasil sem Miséria, com foco na garantia de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços do Estado para as brasileiras.