sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Outra recomendação cinematografica neste dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças : Anjos do Sol



Dicas de cinema: Um filme sensacional, "A Árvore da Vida"

Ganhador da Palma de Ouro em Cannes, filme dirigido por Terrence Malick faz reflexão filosófica e teológica sobre a existência que repercutira na mente dos espectadores, independente de suas crenças. Uma experiência cinematográfica impressionante.

Paulo Freire: educação como processo libertador


 

Maria Clara Lucchetti Bingemer

No último dia 19 de setembro faria 90 anos o grande educador brasileiro Paulo Freire. "Distraídos” estávamos pela vergonha da corrupção, a reunião de Nova York onde a presidente pronunciou discurso, o Rock in Rio e todas as idas e vindas dos times de futebol jogando inumeráveis e sempre novas competições para justificar seus milionários salários. Por isso, talvez, a data tenha passado menos celebrada do que seria justo e necessário. E por isso voltamos a ela ainda na "oitava” – nos oito dias que se seguem à mesma – para agregar homenagem a este que tanto a merece.

Tráfico de pessoas


O tráfico de pessoas é uma das atividades criminosas mais lucrativas, com cerca de 2,5 milhões de vítimas em todo o mundo e movimentando 32 bilhões de dólares por ano”. Muitas pessoas não têm noções claras sobre em que consiste tráfico de pessoas. Foi definido assim: "O tráfico de pessoas ocorre quando seres humanos são negociados, transportados, recrutados ou aliciados para fins de exploração”.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres

Quando o mundo é um prostíbulo


As meninas e jovens que se oferecem por umas poucas rúpias nos prostíbulos gigantescos de Kamathipura e Falkland Road, em Mumbai, não são muito diferentes das adolescentes do Leste Europeu encerradas em clubes noturnos em Mestre, perto de Veneza. Ou das jovens nigerianas detidas, sob ameaça de morte, em cortiços perdidos entre as estufas de Almería, na Espanha, como as que a polícia libertou há alguns dias.

Mais de um milhão de bebês do sexo feminino são abortados por ano, revela relatório do Banco Mundial


Uma pesquisa elaborada pelo Banco Mundial mostrou que a cada ano são praticados 1,5 milhão de abortos seletivos de meninas, enquanto outro meio milhão de mulheres menores de cinco anos morrem vítimas de discriminação em suas próprias casas, onde recebem tratamento diferente dos irmãos homens.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Discriminação em Portugal ? : Manifesto contesta conotação de mulher brasileira a prostituição

Várias associações de defesa dos direitos das mulheres e dos imigrantes subscreveram um manifesto, divulgado nas redes sociais e nos 'sites' das organizações, contra a discriminação e o preconceito de que as mulheres brasileiras têm sido alvo em Portugal.

Ex-vítima de tráfico de mulheres ajuda adolescentes a largar prostituição nos EUA


Uma americana que foi vítima do tráfico de mulheres tornou-se voluntária de uma organização que ajuda a recuperar adolescentes ex-vítimas de prostituição.
 Na ONG Living Water for Girls, que atua na Geórgia, no sudeste dos Estados Unidos, Sara, hoje com 31 anos, acompanha o progresso de meninas de 12 a 17 anos que tentam retornar à vida normal.  "Eu nunca tinha falado abertamente da minha história antes, porque não acreditava que era uma vítima", diz Sara, que escapou da prostituição há dez anos.

Defender e Promover a Vida das pessoas traficadas – um Imperativo Carismático- Profético!


      O Tráfico de Seres Humanos, cujas vítimas em potencial são as mulheres, as crianças e adolescentes, constituem uma das formas mais explicitas da escravidão do século XXI.  Refletem profundas contradições históricas, relações humanas e sociais da humanidade. Vulnera e viola a dignidade e a liberdade de numerosas mulheres e crianças, mercantilizando e ferindo seus corpos, matando seus sonhos e direito de viver. Configura hoje uma das piores afrontas à dignidade humana e um das mais cruéis violações dos direitos humanos.

Violência contra a mulher só é destaque na cobertura policial


(Agência Patrícia Galvão)
A violência contra as mulheres é um tema de destaque no noticiário brasileiro. Segundo a “Análise da Cobertura da Imprensa sobre Violência contra a Mulher”, quase 20% do que é publicado nas páginas de jornal merece chamada de capa. O problema é que este apelo vem acompanhado de uma cobertura policialesca que pouco se interessa pelas políticas ou pela legislação destinada a combater ou prevenir essas agressões.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Começam mobilizações pelo Dia Mundial contra Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças


O próximo dia 23 de setembro será um momento de grandes mobilizações em alguns países do continente latino-americano pelo Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Esta data foi escolhida na Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres em 1999 em Dhaka, Bangladesh, e lembra a promulgação da primeira lei que permitiu punir os casos de prostituição e corrupção de menores de idade.

Campanha promove 19 dias de ativismo para prevenção do abuso e da violência contra crianças e jovens


No dia 19 de novembro, organizações sociais defensoras dos direitos humanos e ligadas ao direito de crianças e adolescentes celebraram o Dia Mundial para a Prevenção do Abuso e da Violência contra Crianças e Jovens. Para reforçar a data e mobilizar a comunidade internacional, a Fundação Cúpula Mundial de Mulheres (WWSF, por sua sigla em inglês) lançou, neste ano, a Campanha 19 Dias de Ativismo para a Prevenção. A ação mundial ocorrerá entre os dias 1° e 19 de novembro.

Polícia investiga abuso sexual de menina de 14 anos em presídio do PA


Os estupros consecutivos de uma adolescente, por quatro dias, dentro de uma colônia penal agrícola em Santa Izabel (PA), provocou a indignação de senadores do estado e daqueles relacionados à defesa dos direitos humanos no Congresso Nacional. A semelhança do caso com o de outra adolescente presa por 20 dias em uma cadeia pública da cidade de Abaetetuba (PA), em 2007, foi considerada a prova da “falência do estado” na proteção das crianças e adolescentes, na opinião da senadora Marinor Brito (PSOL-PA).
Na época, a adolescente também foi sucessivamente estuprada dentro da prisão, sem o socorro das autoridades e de policiais presentes. “É um episódio atrás do outro. Em Abaetetuba, demitiram meia dúzia de pessoas, derrubaram a delegacia [onde a jovem ficou presa] e nada mais foi feito. O estado continua falido”, afirmou a senadora.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cenas de violência contra mulher em novelas aumentam denúncias de agressões

Segundo o autor da novela "Fina Estampa", Aguinaldo Silva, a novela traz um debate sobre o porquê de as mulheres não denunciarem os agressores. Ele acredita que a ficção tenha força para alertar a sociedade. A constatação é confirmada pela delegada do 2ª DDM (Delegacia da Mulher de São Paulo), Jordana Rueda Amorim: “Em época de novelas que abordam o tema, o número de denúncias aumenta”.

Após as novelas “Mulheres Apaixonadas” e “A Favorita”, a temática da violência contra a mulher volta à tona na novela das nove, “Fina Estampa”.
Aguinaldo Silva diz que decidiu abordar o assunto pelo fato de o tema ser mais comum do que a sociedade pensa e porque muitas mulheres não têm coragem de denunciar. “Eu resolvi abordar essa temática a partir de um ponto-de-vista que me interessa muito: por que tantas mulheres que sofrem violência doméstica, mesmo tendo a chance de fazê-lo, não denunciam nem abandonam o marido? O que me interessa são as personagens, não a temática: uma relação como essa entre Baltazar e Celeste é muito mais comum do que se pensa."

Vigília denuncia violência contra a mulher e busca sensibilizar sociedade

No próximo dia 19, na cidade brasileira do Rio de Janeiro (RJ), o Fórum Estadual de Combate à Violência contra a Mulher realizará uma vigília para sensibilizar a sociedade e pressionar pelo cumprimento da Lei Maria da Penha, que garante penas mais duras aos agressores domésticos. O ato ocorrerá em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na área conhecida como Cinelândia, no Centro da cidade.

CURSOS GRATUITOS NA PREFEITURA DE BH

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego no âmbito do Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda, está com matrículas abertas para os CURSOS DE:  CURSOS COM VAGAS ABERTAS: ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO PREDIAL COM NR-10 ; AZULEJISTA; PEDREIRO DE ACABAMENTO; ASSISTENTE ADMINISTRATIVO; AUXILIAR CONTÁBIL MÓDULO I; AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL ; AUXILIAR DE ESCRITÓRIO; COSTURA BÁSICA; CUIDADOR DE IDOSOS ; ENCANADOR; ESTÉTICA CORPORAL ; MONITOR DE RECREAÇÃO; PINTOR ; RECEPÇÃO HOSPITALAR ; RECEPCIONISTA/SECRETÁRIA; RECEPCIONISTA/SECRETÁRIA COM LIBRAS; ANALISTA DE CRÉDITO E COBRANÇA;COSTURA INDUSTRIAL