sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Presença feminina e trabalho pesado


Andar pelas instalações da Linha 4-Amarela do Metrô e se deparar com uma mulher entre os funcionários da manutenção virou rotina na ViaQuatro. Hoje, a equipe de agentes de atendimento e manutenção conta com 17 mulheres que trabalham em campo, desempenhando funções técnicas. O número pode parecer pequeno a princípio, porém, reflete uma nova etapa na ocupação de espaços pela força de trabalho feminina e na postura das empresas.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Maioria das mulheres que conciliam trabalho e afazeres domésticos tem rotina exaustiva


De um total de 800 mulheres pesquisadas, 98% disseram que, além de trabalhar, precisam se dedicar à casa. Dessas, 63% recebem ajuda, 10% recebem ajuda paga e 27% estão sozinhas nos afazeres domésticos. A participação dos homens nessas tarefas é baixa, 71% das mulheres não contam com nenhum auxílio masculino.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mulheres que trabalham fora têm dificuldade para encontrar creche

Sete em cada 10 mulheres consideram que a atuação do homem no mercado de trabalho não é mais importante que a delas. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo Data Popular em parceria com o SOS Corpo, que comprova que a maior participação delas no trabalho remunerado não foi acompanhada por mudanças na divisão sexual na atuação doméstica, nem na oferta de políticas públicas.