sexta-feira, 31 de maio de 2013

Com registro de 37 estupros por dia, São Paulo vai mapear criminosos

Após atingir a média de 37 estupros ao dia, recorde em três anos, São Paulo irá mapear todos os casos registrados deste crime no Estado. As estatísticas da Segurança Pública mostram que desde 2010 vem aumentando a média diária de estupros. Naquele ano, eram registrados 27 casos por dia. Em 2011, foram 28, e, no ano passado, 35.

O pensamento de Hannah Arendt em um filme fascinante

A diretora Margarethe von Trotta, cujo numinoso filme de 2009 Visão contou a história da vida de Santa Hildegarda de Bingen, se debruçou sobre a história de outra mulher influente, a filósofa e teórica política Hannah Arendt (1906-1975). 

Na cena final do filme, Arendt responde à insistência de Eichmann de que ele estava apenas fazendo o seu trabalho e que, pessoalmente, não matara ninguém. "O maior mal do mundo é o mal cometido por ninguém", diz ela. "O mal cometido pelos homens sem motivo ou convicção, sem um coração perverso ou palavras demoníacas é o que eu chamo de 'banalidade do mal'".

Prostitutas se preparam para a Copa com novas cirurgias


Ongs denunciam situação na ONU, alertando que essas mulheres estão se endividando e sendo exploradas.
Na preparação para receber milhares de turistas estrangeiros, aumenta de forma preocupante o número de cirurgias plásticas por parte de prostitutas que querem estar também em suas melhores condições para lucrar com o evento. O problema é que, para pagar por essas operações de aplicação de silicone e outras iniciativas, essas mulheres estão sendo obrigadas a trabalhar de dez a doze horas por dia para quitar suas dívidas, e nas piores condições.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estupro: Sobre verdades e silêncios




Estupro e tortura são crimes que exprimem uma radical negação da humanidade do outro.  As carantonhas de torturadores e estupradores voltaram a assombrar os telejornais no último mês. Tudo os aproxima, parecem feitos de um mesmo barro. Inspiram igual indignação e repulsa. É melhor retirar as crianças da sala, é cedo para que conheçam o lado tenebroso do ser humano.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Capacitação sobre combate ao tráfico de seres humanos

A Rede um Grito pela Vida, de São Paulo realizou no dia 20 de Maio o ENCONTRO DE FORMAÇÃO SOBRE TRÁFICO DE PESSOAS. Foi estudado neste encontro o IIº Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a importância da articulação entre a sociedade civil e o poder público. 

A maior parte das gangues nasce nos colégios


"Onde existe, a gangue representa – para alguns jovens – um modo de vida, um modo de existência e reprodução social. É uma dinâmica que se estabelece num horizonte de destinos de masculinidade hegemônica... A mulher fica subsumida, comporta-se de modo semelhante, embora com uma contradição, porque é um sujeito portador de outra dimensão sexual e, portanto, muitas vezes, as mulheres são objeto de estupro, de alguma forma tolerado."

ONU e ativistas denunciam violações de direitos humanos na preparação da Copa no Brasil

Representantes da ONU, vítimas e ativistas vão denunciar nas Nações Unidas sérias violações aos direitos humanos que estão sendo cometidas no Brasil por conta das obras e preparação do País para a Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016 e pedir que governos estrangeiros pressionem Brasília para frear obras que estejam criando consequências sociais negativas.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Megaeventos e "uma limpeza urbana injustificada''



O que chama a atenção é a falta de discussão com a população. Trata-se de um processo decisório, autoritário, fechado, não transparente e simbolicamente, muito violento. Esses processos das remoções têm tido um impacto muito grande nas relações sociais.

O Papa Francisco e a mãe solteira


A Igreja não deve fechar as portas a ninguém, nem mesmo a uma mãe solteira que pede o batismo para o filho, disse o Papa Francisco "Pensem em uma mãe solteira que vai à igreja, à paróquia e ao secretário: 'Quero batizar meu filho'. E depois esse cristão, essa cristã lhe diz: 'Não, você não pode porque você não é casada!'. Mas, veja, essa jovem teve a coragem de levar adiante a sua gravidez e não devolver o seu filho ao remetente, e o que ela encontra? Uma porta fechada! Esse não é um bom zelo!...

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Papa pede que máfia pare de explorar pessoas


"Meus pensamentos estão no sofrimento de mulheres, homens e também crianças que são exploradas pelas máfias que fazem deles escravos, por meio da prostituição, por meio de muitas pressões sociais".

Angelina Jolie é um bom exemplo contra o câncer?


Ao retirar os seios para proteger-se do risco de um câncer hereditário, Angelina Jolie mostrou coragem. Ao transformar seu gesto em exemplo, pode induzir outras mulheres à decisão errada.

Prostituição aumenta na Grécia e está a preços de saldo



A crise econômica que a Grécia está a viver já há quase cinco anos levou a um aumento de 150% do recurso à prostituição e a um aumento do consumo de drogas lowcost. Os serviços cobrados pelos homens e mulheres de Atenas estão a preços de saldo, rondando os 10 e os 15 euros, e em alguns casos menos. Há quem recorra a estes serviços só para ter trocos para comer.

domingo, 26 de maio de 2013

Crise atira jovens em Portugal para a mendicidade e prostituição


O Instituto de Apoio à Criança (IAC), que promove hoje a VII Conferência «Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente», alerta para o facto de a crise estar a atirar mais adolescentes a mendicidade, tráfico de droga ou prostituição em Lisboa.