sábado, 4 de março de 2017

Papa Francisco propõe a “bússola do cristão” para a Quaresma

Na homilia da Missa celebrada nesta quinta-feira na Casa Santa Marta no Vaticano, o Papa Francisco destacou três realidades que devem fazer com que os fiéis vivam a Quaresma de maneira cristã: a realidade do homem, a realidade de Deus e a realidade do caminho. Estas três realidades, disse, constituem “a bússola do cristão” durante este tempo de conversão.

sexta-feira, 3 de março de 2017

CURSO: A INTERVENÇÃO SOCIAL NA PROSTITUIÇÃO FEMININA


A proposta é  aprofundar diferentes perspectivas, desde  a realidade da prostituição e as possibilidades de intervenção social que potencializem as ações das mulheres na busca da efetivação de seus direitos, até a construção de possibilidades diversas de enfrentamento aos desafios impostos pela realidade que vivem.

Caso Bruno e o Feminicídio: é preciso entender que a mulher não é culpada

Goleiro Bruno Fernandes. Foto: Marcelo Albert/TJMG
A saída do goleiro Bruno da prisão é um instrumento significativo para discussão sobre o feminicídio. E tratando não apenas dele, assassino confesso, mas também da relação enigmática entre as mulheres e os homens que cometem crimes contra elas.

Garota de programa abre processo por abuso sexual e ganha quase R$50 mil

Juiz concedeu indenização a uma prostituta da Nova Zelândia por sofrer assédio sexual de seu empregador

Ações judiciais em que chefes e colegas de trabalho são acusados de assédio moral e sexual são comuns nos tribunais em todo o mundo ocidental. No entanto, um caso recente na Nova Zelândia chamou atenção da mídia internacional: uma mulher de 22 anos recebeu indenização de $21 mil (aproximadamente R$ 50 mil) de seu empregador por “humilhação , perda de dignidade e lesão aos sentimentos”. O processo ficou famoso porque a vítima é uma garota de programa, funcionária regularizada de um bordel em Kensington, que possui alvará de funcionamento.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Abertura da Campanha da Fraternidade em BH

Dom Walmor Oliveira de Azevedo na celebração que marcou o início da quaresma na Serra da Piedade: para ele, período é importante para reflexão (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

Na missa da quarta-feira de cinzas, arcebispo metropolitano de BH pede que população ajude 'o mundo a ser mais justo'. Campanha da Fraternidade é aberta com foco no meio ambiente.

Outra face da prostituição: Idosas, Negras e Analfabetas

A reportagem é um relato sobre a vida de mulheres na prostituição aos 40, 50, 60 e até 70 anos. Segundo as organizadoras do Grupo Mulheres da Luz, duas ex prostitutas e uma irmã da Igreja, elas fazem o possível e o impossível para dignificar a vida dessas mulheres.

Ex-diretor da Air France e brasileira são condenados por facilitar prostituição

Casal conseguia passagens com descontos para mulheres brasileiras viajarem à França.
Uma brasileira, seu marido, ex-diretor da Air France, e um "guia espiritual" foram condenados em Paris na passada segunda-feira (27) por proxenetismo (favorecimento da prostituição). As penas variam entre um e três anos de prisão.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Carnaval, festa e religião

Os três dias de folia se referem e encontram significação no mistério cristão, já que a festa carnavalesca nasce, agoniza e morre em três dias. Sendo um evento sincrônico, repetitivo, prenhe de conteúdos cognitivos e afetivos, o Carnaval tornou-se e passou a ser um tempo social importante, fortemente ligado à experiência vital de uma sociedade, muito especialmente da sociedade brasileira.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Carnaval: com que roupa?

          Sou do tempo em que no Carnaval nossas mães  soltavam a criatividade e faziam para cada um de nós a mais linda e diferente fantasia: “de rei ou de pirata ou jardineira”... diz a canção do poeta Vinicius de Moraes.  E  de camponesa russa, de bailarina, de ursinho etc, etc.  Quem já não vestiu cada uma dessas fantasias e foi para o baile sentindo-se rainha ou pelo menos princesa, com todos os olhares postos na sua pessoa?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Abre alas, elas querem passar (sem assédio)

Ela não tinha nenhuma ginga no corpo, mas isso não impediu que Renata Rodrigues lançasse um bloco de Carnaval nas ruas do Rio de Janeiro dois anos atrás. Quando a mulher de 40 anos viu uma postagem viral no Facebook mostrando um cartaz que dizia "Eu não mereço mulher rodada", ela ironizou a mensagem ao fundar um bloco feminista chamado "Mulheres Rodadas".

A sociedade paga o preço pelo assassinato de mulheres

“A violência contra as mulheres e as meninas deve parar. Primeiro de tudo, o recente caso de femicídio de uma adolescente na Argentina e o assassinato de uma menina de 9 anos no Chile não devem ficar sem punição. Globalmente, a impunidade é um elemento chave na perpetuação da violência e na discriminação contra as mulheres”, escreve Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres

domingo, 26 de fevereiro de 2017

A “santa vergonha” contra a vaidade, inclusive na Igreja. O recado do Papa

O convite de Jesus não deixa espaço para dúvidas: sempre é necessário se colocar a serviço do próximo. Não “escalar” para buscar colocações de prestígio ou de poder. Por isso, é necessário buscar essa “santa vergonha” frente à tentação da ambição e da vaidade que afeta a todos nós, incluídas as comunidades eclesiais.