sábado, 23 de março de 2013

Ante o Crucificado


Este grito de Jesus, identificado com todas as vítimas da história, pedindo a Deus alguma explicação a tanta injustiça, abandono e sofrimento, ficam nos lábios do crucificado reclamando uma resposta de Deus mais para lá da morte: Deus nosso, por que nos abandona? Não vais responder nunca aos gritos e queixumes dos inocentes?

O feminino no Gênesis: homem e mulher face a face


Mesmo no amor, a distância permanece. O outro é um mistério e nós somos um mistério para nós mesmos. O outro deve trazer o que eu não espero. Não devemos instrumentalizá-lo, esperando que ele traga o que esperamos. Aí é que está a riqueza da relação.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Vídeo da Louis Vuitton mostra modelos como prostitutas



“É um vídeo perturbador porque associa dois universos totalmente diferentes, o refinado da alta costura e um muito mais violento, a violência sexual”, defendeu a organização francesa pelos direitos das mulheres Osez le Féminisme ao jornal "Le Parisien", sublinhando que o vídeo dá uma visão “glamorosa” da prostituição.

Vergonha: Mulher não deve ter os direitos do homem, defende Marco Feliciano


"Quando você estimula uma mulher a ter os mesmos direitos do homem, ela querendo trabalhar, a sua parcela como mãe começa a ficar anulada, e, para que ela não seja mãe, só há uma maneira que se conhece: ou ela não se casa, ou mantém um casamento, um relacionamento com uma pessoa do mesmo sexo, e que vão gozar dos prazeres de uma união e não vão ter filhos".

Maria da Penha: “Não dá para pensar em mim, eu tenho que pensar na causa, que é muito grande”


Símbolo no enfrentamento da violência contra mulheres, a brasileira Maria da Penha foi homenageada pela ONU em sua nova sede em Brasília.

quinta-feira, 21 de março de 2013

A eleição do papa: um olhar feminino


"O espetáculo dos cardeais, desfilando com o luxo de seus trajes púrpura-renascentistas, pela Praça de S. Pedro. É a cúpula da Igreja, constituída exclusivamente por homens idosos e celibatários, em cujas mãos se concentra o poder eclesial; e  é aplaudida frenética e entusiasticamente pela multidão que se encontra na praça e na qual as mulheres, provavelmente, são a maioria", escreve Lucia Ribeiro, socióloga. 

Aumento de exploração sexual em obras de hidrelétricas


Na Barragem Jirau, em Rondônia, foi registrado aliciamento de jovens. “Os estupros chegaram a 392 depois do início da construção das barragens, mais do que dobrou em relação ao período anterior às obras. Em Porto Velho, o índice de estupros aumentou 18%. Depois da chegada dos operários, o número de habitantes subiu de seis para 20 mil. O número de bordéis cresceu e agora disputam espaço com outros tipos de comércio, como farmácias e armazéns”.

Tráfico de seres humanos na África do Sul


Há muita preocupação com o tráfico de seres humanos em Mpumalanga, província da República da África do Sul que faz fronteira com a de Maputo, sul de Moçambique.
A criança fica inconsciente e, quando desperta, não sabe onde está...

quarta-feira, 20 de março de 2013

''Que o Papa Francisco expanda o papel das mulheres'', por James Keenan



Eu espero que a sua liderança como bispo de Roma incite os seus irmãos bispos a expandir o papel e o lugar das mulheres na Igreja. Eu espero, em particular, que ele ofereça às religiosas, especialmente nos Estados Unidos, uma escuta bem merecida.

Cerca de 20 brasileiras são mortas no exterior por máfias de prostituição


Em média, duas dezenas de brasileiras são assassinadas no exterior anualmente em consequência da exploração sexual. As nascidas em Goiás são as maiores vítimas, mas a crise econômica na Europa vem diminuindo os casos de violência.

terça-feira, 19 de março de 2013

Congresso e juristas querem lei mais rigorosa sobre tráfico de pessoas


A moradora de Brasília Letícia Peres Mourão acabou assassinada pela máfia da prostituição espanhola em bar do Guará: morte após denúncia contra o cafetão


Juristas e integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, da Câmara dos Deputados, apontam uma legislação mais detalhada e rigorosa como a melhor forma de combater o tráfico de pessoas, principalmente a prostituição internacional. 

Mulher morta após denunciar cafetão


Local onde Letícia Peres Mourão foi assassinada em bar no Lúcio Costa
A novela Salve Jorge, da TV Globo, trouxe à sala de estar dos brasileiros o drama de mulheres brasileiras mantidas como escravas sexuais no exterior. Na trama, a personagem principal é levada à Turquia. História baseada no mundo real, em que há inúmeras estrangeiras atraídas à Europa com promessas de trabalho e uma vida melhor, mas que acabam sendo forçadas a se prostituir para saldar dívidas impagáveis. Não raramente, o enredo acaba em tragédia, como o protagonizado pela moradora de Brasília Letícia Peres Mourão.

segunda-feira, 18 de março de 2013

“Regulamentação da prostituição nos tira debaixo do tapete”, diz Monique Prada



Precisamos de políticas públicas, especialmente em relação à saúde e educação. Sabemos que precisamos estudar, mas não sabemos como. Sabemos que precisamos encontrar outros caminhos, mas não sabemos como. A regulamentação ajuda porque nos tira de baixo do tapete.  Somente o debate em torno da regulamentação já está nos dando mais visibilidade. Há alguns anos, jamais imaginaria que isso seria possível.

Maranhenses são descobertas em casa de prostituição de São Paulo


Oito maranhenses foram descobertas em uma boate em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, após a prisão do dono do estabelecimento na noite de terça-feira (12). Lourisval Pereira de Jesus, de 34 anos, foi preso por suspeita de traficar mulheres para prostituição.

domingo, 17 de março de 2013

Todos necessitamos de perdão -J.A. Pagola-


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 8, 1-11  que corresponde ao 4º Domingo de Quaresma, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.