sábado, 12 de dezembro de 2015

O medo de andar na rua é de todas

Que medo que eu senti ontem a noite quando voltava pra casa. Moro relativamente perto do ponto de ônibus, no quarteirão de trás para ser mais exata, mas essa distância é o suficiente pra me fazer andar com passos apressados e ficar em alerta, e é por esse motivo que sempre fico olhando para os lados, quero saber quem se aproxima, medo de assalto medo de assédio, medo de tudo…

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Feminismo será matéria obrigatória em escolas australianas. E isto é incrível

Em 2013, estudantes da Fitzroy High School, de Melbourne na Austrália, fundaram um coletivo feminista. Com o suporte da professora Briont O'Keeffe, o "Fightback" começou com um pequeno grupo, mas logo alcançou mais de 1.200 seguidores nas redes sociais.

Menstruação é tabu?

 Quem nunca ouviu a frase "Fala mais baixo, ninguém precisa saber que você está naqueles dias" ao pedir um absorvente pra colega de sala?

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Pastoral da mulher de BH comemora o 1º de Dezembro: Dia de luta contra a AIDS

Buscando reforçar cada vez mais a luta contra a AIDS, a Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em Minas Gerais, rememorou o dia 1º de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. 

Festa de formatura dos cursos na Pastoral da Mulher de BH

Na tarde do último dia 03/12/2015, a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte finalizou os cursos e oficinas realizadas ao longo deste ano com uma festa de comemoração pelas vitórias e conquistas das mulheres que concluiu os cursos com a entrega dos certificados.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

#NãoSilencie: 3 relatos impactantes de mulheres que sofreram abuso sexual antes dos 18 anos

Olhe para o lado.
Talvez você não saiba, mas se mais de três mulheres estiverem no mesmo local que você, pelo menos uma delas já foi vítima de algum tipo de violência durante a vida. E você não sabe disso por um motivo simples: de acordo com uma pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, só 35% das vítimas denunciam o agressor à polícia e falam sobre o assunto. Quando falamos de estupro e violência sexual, menos de 10% dos casos são notificados.

Machismo e a naturalização da violência psicológica


  
A criminalização da violência doméstica no país, através da Lei Maria da Penha, aconteceu após o Brasil ser condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por negligenciar e ser omisso com a violência contra a mulher. A importância da lei específica é inegável, porque foi a partir dela que o pensamento “em briga de marido e mulher, não se mete a colher” passou a ser mais questionado. 

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Estado Islâmico oferece "escravas" a integrantes mutilados

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) ofereceu várias prisioneiras de guerra não muçulmanas como "escravas" a seus combatentes feridos ou mutilados no nordeste da Síria, denunciou neste domingo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Feminismo para leigos

É comum escutar: "Não sou feminista, sou feminina"; "Não sou feminista e nem machista". Mas será que você sabe o que é feminismo? Descubra. 

domingo, 6 de dezembro de 2015

Abrir novos caminhos

Não podemos esquecer. Nos evangelhos não aprendemos doutrina acadêmica sobre Jesus, destinada inevitavelmente a envelhecer ao longo dos séculos. Aprendemos um estilo de viver realizável em todos os tempos e em todas as culturas: o estilo de viver de Jesus. A doutrina não toca o coração, não converte nem apaixona. Jesus sim.