sábado, 23 de janeiro de 2016

Papa muda regra para permitir mulheres na cerimônia de lava-pés

O papa Francisco mudou a tradição de séculos que bania mulheres da cerimônia de lava-pés, realizada durante a Quaresma, irritando conservadores e agradando ativistas dos direitos femininos.

Vaticano confirma canonização de Madre Teresa de Calcutá

            Foto de arquivo de Madre Teresa de Calcutá, de 15 de maio de 1997 (Foto: AFP Photo)
Papa reconheceu cura de homem que sofria de tumores cerebrais.
Segundo jornal católico, ele era brasileiro e milagre aconteceu em 2008.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Abertura da Campanha da Fraternidade 2016 em BH

Arquidiocese de Belo Horizonte realiza a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: no sábado, dia 13 de fevereiro. A abertura da será às 14h, na Associação dos Moradores do Conjunto Ribeiro de Abreu (Rua Serra Geral, 70).

Metrô indenizará mulher que sofreu assédio sexual

A Justiça determinou que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) indenize uma mulher que sofreu assédio sexual no interior de um trem. Pelos danos morais, ela receberá R$ 7 mil.

Balada Noturna leva prevenção para as profissionais do sexo

Em Vitória da Conquista, sair pra balada pode ser sinônimo de festa, paquera e também de prevenção. É isso mesmo, prevenção, com a “Balada Noturna” da equipe do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav) que, a cada 15 dias, visita as casas noturnas da cidade e o trecho urbano da BR-116 realizando atividades preventivas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV/aids/Hepatites Virais.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Informação falsa sobre tempo de licença-maternidade circula na web

Como havíamos previsto anteriormente, 2016 parece ser o ano dos boatos dos falsos direitos. Não chegamos nem ao final da segunda semana de janeiro e circulou na internet a informação do salário-maternidade até os cinco anos da criança e da licença-menstrual. Agora, outra história começa a circular online: a de que a licença-maternidade passou para dez meses.

Projeto previne violência contra profissionais do sexo em Teresina

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, está lançando o projeto “Mulheres: Vida Difícil”, cujo objetivo é divulgar a Lei Maria da Penha entre as mulheres profissionais do sexo, para mitigar as práticas de violência de gênero em seus espaços de trabalho. 

A reação das pessoas à foto de Manuela D'Ávila é a prova de que amamentar ainda é tabu

A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) recebeu várias críticas após uma foto de seu Instagram, na qual ela amamenta sua filha, ter sido publicada no blog Maternar, num post sobre vacinação.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Posto do Sine no BH Resolve recebe inscrições para cursos profissionalizantes

O posto municipal do Sine no BH Resolve está com inscrições abertas para cursos gratuitos a serem realizados na Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares, no bairro São Cristóvão, na região Noroeste da cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego.

Alugar imóvel para prostitutas não configura exploração sexual, diz TJ-SP


Condenada em primeira instância por obter lucros vindos de prostituição, uma mulher foi inocentada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo ao argumentar que os valores que recebia vinham do aluguel de um imóvel. A 5ª Câmara Criminal Extraordinária da corte votou pela absolvição por entender que não havia provas que eliminassem a dúvida razoável de culpa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Estes 10 desejos para as mulheres podem fazer 2016 um ano MUITO melhor

1. Que nós mulheres sejamos respeitadas pelos nossos direitos e nossas liberdades e não sejamos culpadas pelas nossas escolhas;

2. Que os homens se engajem mais nessa causa, evitando qualquer resistência às nossas conquistas e se conscientizando de que não estamos contra eles, mas sim a favor de uma sociedade mais justa e com iguais oportunidades para homens e mulheres;

Para as refugiadas, a vida é uma rotina de medo, abuso e exploração

A Anistia Internacional publicou, nesta segunda-feira (18) dados preocupantes sobre abusos sofridos por mulheres refugiadas no caminho entre seus países de origem e nações europeias.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

“Procuram-se Vanessas para falar de amor”: história de quatro prostitutas

Maria Carmencita Job, é a idealizadora do projeto transmídia As Vanessas , que inclui longa-metragem, série, websérie, livro e aplicativo. O público já pode ter o primeiro contato com o trabalho graças ao curta “N.” De Vanessa, dirigido por Carmencita e lançado no mês passado durante o Seminário “Uma Revolução Particular”, promovido pelo Projeto do Observatório da Prostituição da Universidade Federeal do Rio de Janeiro.

Fomos treinados para o preconceito. Libertar-se disso pode ser assustador

(Duke, Jornal O Tempo)
Deve ser assustador para uma pessoa que cresceu no seio da tradicional família brasileira, foi educada em escolas com métodos e conteúdos convencionais e espiritualizada em igrejas e templos conservadores, conviveu em espaços de socialização que não questionam o passado apenas o reafirmam e, é claro, assistiu a muita, muita TV, de repente, ser bombardeada com novas “regras” e “normas” de vivência, diferentes daquelas com as quais está acostumada.