sexta-feira, 30 de maio de 2014

Violações graves contra os direitos humanos de prostitutas durante ação policial


Durante a tarde do dia 23 de Maio, sexta-feira, uma operação policial invadiu no centro de Niterói o prédio em cima da Caixa Econômica, arrombando portas e adentrando violentamente e interditando apartamentos de 4 andares onde funcionavam salas de prostituição auto-organizadas e residências de diversas mulheres trabalhadoras. Várias violações foram relatadas: mulheres agredidas, violentadas, abusadas, estupradas, seus pertences roubados, torturadas dentro do ônibus que as conduziu amontoadas, em 5 ou 6 viagens, até a delegacia, elas foram obrigadas a se deixarem fotografar pela imprensa e algumas acabaram detidas por terem tentado impedir essa exposição. Detidas como evidente tática de intimidação delas e das demais presentes.

Brutalidade machista: jovem morre apedrejada pela família

 No Paquistão, uma jovem de 25 anos, grávida de três meses,  foi apedrejada até a morte por grupo de homens que incluía seu pai, dois irmãos e o ex-noivo. A sentença de ‘morte por honra’ foi aplicada porque ela casou-se com um rapaz que amava, e não com o outro, a quem havia sido ‘prometida’. Cerca de mil paquistanesas são mortas todos os anos por suas próprias famílias por motivos parecidos.

Campanha combate ideias que naturalizam exploração sexual de menores

As cinco cidades brasileiras que lideram o ranking da exploração sexual de crianças e adolescentes e mais seis capitais receberão nos próximos dias a campanha "Não é curtição, é exploração sexual contra crianças e adolescentes", lançada  pelo Instituto Promundo. A iniciativa quer combater ideias machistas que naturalizam o sexo com menores de idade.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Estupros em série em BH


No início desta semana, um taxista de 39 anos foi preso, em Belo Horizonte, sob a acusação de violentar sexualmente dezoito mulheres. O fato que deixou os mineiros indignados trouxe também um alerta às mulheres sobre segurança.

O Capitalismo e o tráfico humano -por Marcelo Barros-


O tráfico humano se aproveita de guerras, de epidemias de fome e do desemprego que assola no mundo, como resultado do neoliberalismo e se enriquece com a migração forçada de milhares e milhares de pessoas.

Papa à OIT: é inaceitável que trabalho escravo tenha se tornado moeda corrente

O papa Francisco escreveu uma mensagem para o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, em que diz que a "a coerção no trabalho e a escravidão" são um "horror, uma praga, um crime contra a humanidade". Francisco ainda pediu à entidade que lute para acabar com esse mal no mundo. "Chegou o momento de unir forças e trabalhar juntos para libertar as vítimas do tráfico humano e erradicar esse crime que atinge a todos", escreveu o Pontífice.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

MPF lança cartilha sobre prevenção ao tráfico de pessoas

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, em âmbito global, cerca de 2,4 milhões de pessoas são traficadas todos os anos. Estudos do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) apontam para a existência de vítimas originárias de 127 países e de vítimas encontradas em 137 países. 

Inquérito investiga se alunos de direito rifaram um programa com prostituta

Uma rifa para arrecadar recursos a serem utilizados na festa de formatura de estudantes de direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) vai resultar em inquérito policial em João Pessoa, segundo a delegada adjunta da Mulher de João Pessoa, Vanderleia Gadi. A rifa, que custa R$ 10, garante ao sorteado o direito a escolher uma acompanhante de luxo de João Pessoa em um site de anúncios sexuais no valor de R$ 400 e uma suíte em um motel da cidade. 

Aplicativo de celular amplia opções para atendimento às mulheres vítimas de violência

As mulheres vítimas de violência, e as pessoas que testemunharem estas situações podem a partir de agora denunciá-las por meio de um aplicativo para celular, o Clique 180.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Boas práticas de combate ao tráfico humano serão destaque de Conferência sobre Migração e Refúgio


A 1ª Conferência Nacional sobre Migração e Refúgio (Comigrar), que acontece em São Paulo, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, contará com a  1ª Feira Nacional de Práticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Experiências de Políticas Migratórias, onde será possível conhecer 15 projetos de iniciativas do poder público e de organizações da sociedade civil.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

'Marcha das Vadias' reuniu centenas em Belo Horizonte contra violência

Segundo a BHTrans, cerca de 500 pessoas acompanharam o ato.
Ação é contra a ideia de culpar as mulheres pela agressão que sofrem.

CPI recebe dossiê com 40 denúncias de exploração sexual no Amazonas

Mais 40 denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, além das já existentes, em seis municípios do Amazonas, compõem o ‘Dossiê do Amazonas’, do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH-AM/RR), entregue dia 5 de maio à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia da Câmara dos Deputados.