sábado, 28 de julho de 2012

Mulheres e meninas devem ser prioridade na prevenção, tratamento e na investigação do HIV/Aids


As mulheres e as meninas têm que ser incorporadas em toda sua diversidade nas respostas ante o HIV/Aids, sem discriminação nem criminalização. Como isso ainda não acontece, insistimos”, disse Mabel Bianco, presidenta da Fundação para Estudo e Investigação da Mulher, ao coordenar a sessão plenária de hoje "Mudando o rumo da transmissão”, na XIX Conferência Mundial de Aids que acontece em Washington.

Prostitutas em Portugal baixam preços a pedido de clientes em crise


As prostitutas de rua estão a fazer descontos a pedido de alguns clientes que se queixam da crise. As Irmãs Oblatas garantem que «tudo é negociável, menos o uso de preservativo». «Os homens pedem promoções às mulheres porque dizem que já não podem pagar», conta à lusa Helena Fidalgo, assistente social da Obra Social das Irmãs Oblatas, que diariamente trabalha a inclusão de aproximadamente 400 prostitutas da zona de Lisboa.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Exploração sexual de crianças e adolescentes na região das usinas do Madeira (Rondonia)


É preciso que a cidade esteja preparada para os impactos do grande fluxo migratório e, principalmente, para as consequências que virão quando a construção dos empreendimentos acabar. Entre os principais efeitos está a elevação do desemprego, a violência, a incidência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez precoce.

O novo governo francês quer abolir a prostituição


Ministra socialista para as mulheres considerou publicamente a ideia de criminalizar também os clientes das prostitutas: “A pergunta não é se queremos abolir a prostituição – a resposta é sim – mas como nos proporcionar os meios para fazê-lo”. Centenas de prostitutas, algumas mascaradas, outras travestis, marcharam recentemente através de Paris para protestar e demandar seus direitos.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Santas, irmãs, místicas: quando o paraíso é feminino

Na tradição católica, o papel das mulheres não só é, mas também sempre foi de um peso e de uma importância que, à primeira vista, podem passar despercebidos, mas que, a um exame apenas um pouco mais atento, se revelam extraordinários.

Grupos de consumo: outra agricultura e alimentação é possível



O que comemos? De onde vem o que consumimos? Como foi produzido? São algumas das questões que, a cada dia, preocupam a um significativo número de pessoas.

Lal Bibi: História de coragem de mulher em Afeganistão, que por ter sido estuprada arrisca a pena de morte


A história de Lal Bibi está a desafiar as tradições tribais afegãs. A garota de 18 anos foi violada mas a sua família não a quer matar para limpar a honra do clã. Preferiu ir em busca de justiça num país onde as leis raramente dão razão às mulheres.

Prostitutas recebem passagens para voltarem às suas cidades


 A província argentina de Córdoba oferece às prostitutas passagens para que retornem a seus lugares de origem, inclusive em outros países, após determinar por lei o fechamento dos prostíbulos no marco de um plano para lutar contra o tráfico de pessoas.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hoje comemora-se o Dia da Mulher Negra Latino-americana: data para denunciar as enormes diferenças


Inserção digna e igualitária no mercado de trabalho. Esta é a bandeira principal levantada pelo movimento social nesta quarta-feira (25/07), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. E os dados confirmam a necessidade de defender a causa.

Violência Obstétrica em Minas Gerais: tema de audiência pública na Assembleia Legislativa


Violência verbal (ameaças, xingamentos e humilhações), abandono, falta de privacidade, exames de toque vaginal abusivos, episiotomia de rotina, separação mãe-bebê, restrições de acompanhante, uso abusivo de medicamentos, dentre outras práticas que agridem a parturiente durante a assistência ao parto, mostram que a violência obstétrica está enraizada na cultura médica brasileira. Essa violência é reproduzida nos hospitais universitários e apreendida pelos novos profissionais como algo corriqueiro, cotidiano e normal.

Legalização da Prostituição ou Institucionalização da Escravatura Sexual


Por Alfredo P. Campos[1]
Antes de mais, sou contra a legalização da prostituição porque sou contra a legalização da escravatura. A verdade é que, ao contrário do que alguns dizem, a prostituição não é uma escolha e muito menos a mais antiga profissão, é quando muito a mais antiga forma de exploração.

Os argumentos do polémico Chester Brown para defender a "normalidade" do sexo pago


Chester, um dos monstros sagrados da HQ moderna,  acabou por tornar-se um defensor público da legalidade da prostituição. Embora defenda a legalização da prostituição, porém, é contra a regulamentação da profissão, por considerar que o Estado deve ficar fora da cama dos cidadãos – qualquer que seja a relação estabelecida entre as partes.


A legalização das casas de prostituição na opinião do Dr. Túlio Vianna


A legalização das casas de prostituição é uma necessidade de política pública para reduzir a violência principalmente contra mulheres, mas também contra travestis e homens que prestam serviços sexuais e são alvos das mais variadas agressões motivadas pelo preconceito social legitimado e incentivado por uma lei criminal que condena o comércio do sexo.

Mulheres entre 15 e 24 anos são as mais vulneráveis ao HIV

O relatório da UNAIDS revela a população de mulheres jovens, com idade entre 15 e 24 anos, é a mais vulnerável ao vírus da Aids. A estimativa é que 1,2 milhão de mulheres e meninas tenham contraído HIV em 2011 - duas vezes mais que a população de homens da mesma idade.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Após cirurgia de mama, 20% das mulheres precisam de outra


Uma em cada cinco mulheres com câncer de mama que optam por uma cirurgia conservadora em vez de uma mastectomia requer uma segunda operação, de acordo com um estudo publicado pela revista médica "British Medical Journal".

África do Sul, a primeira bispa mulher da Igreja Anglicana

As Igrejas protestantes parecem ter acelerado o ritmo: depois de Agnes M. Sigurðardóttir, primeira bispa mulher da Igreja Luterana da Islândia, agora é a vez de uma colega africana. Ellinah Ntombi Wamukoya (foto), 61 anos, é a bispa eleita da Suazilândia, uma das 12 províncias anglicanas na África, que também inclui Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Lesoto, e que celebra exatamente neste ano os 20 anos da ordenação da primeira mulher ao sacerdócio, depois da decisão do Sínodo de 1992.

Dicas de leitura: Livro “Luta, substantivo feminino”


O livro reúne os perfis de 45 mulheres assassinadas ou desaparecidas e outras 27 sobreviventes de diferentes organizações de resistência à ditadura.

Cinco homens são presos por crime de pedofilia em Pompéu


Um enfermeiro, um funcionário público, um pedreiro, um lavrador e um caminhoneiro estão presos em Pompéu, na Região Centro-Oeste de Minas, por fazer sexo com uma menina de 11 anos. Os homens pagavam entre R$ 20 e R$ 50 para que a garota mantivesse relações sexuais com eles. Todos foram presos na última sexta-feira em cumprimento de mandado de prisão depois que a mãe da menina denunciou o caso e começaram as investigações da Polícia Civil.

Após denunciar rede de exploração sexual, ela pode ser condenada por suposta calúnia : Mineira vira advogada para provar que está no banco dos réus injustamente


“Quando os processos caminham, a impunidade provoca em muitas vítimas o arrependimento por ter denunciado"
Quando denunciou, há oito anos, a rede de exploração sexual de crianças e adolescentes em Pompéu, cidade mineira de 29 mil habitantes, Beth Campos integrava o Conselho Municipal dos Direitos da Criança na cidade e sabia que estava comprando uma briga com gente grande, cujo fim não poderia prever. O prefeito, o presidente da Câmara dos Vereadores, comerciantes e policiais da cidade eram protagonistas das histórias contadas por três meninas entre13 e14 anos, que diziam ter recebido dinheiro e presentes para manter relações sexuais com eles e não contar a ninguém.

''A Igreja é pró-vida, mas se cala sobre outras questões vitais''


Uma das líderes da Leadership Conference of Women Religious (LCWR), Ir. Pat Farrell, rompe o silêncio em uma entrevista radiofônica à National Public Radio (NPR). "O problema é que o ensinamento e a interpretação da doutrina não podem permanecer estáticos, enquanto o mundo caminha: é preciso uma reformulação continua, a partir de alguns princípios básicos. Como religiosas, estamos cotidianamente em contato com as mulheres que também vivem às margens da sociedade, e as suas vidas são muito mais complicadas do que se possa imaginar. A nossa missão é a de nos colocarmos ao lado dos mais pobres, mas as suas questões, assim como todas as realidades humanas, são muito menos 'branco no preto' do que certas teorias".

segunda-feira, 23 de julho de 2012

80 de Quino, o criador de Mafalda

Mafalda é crítica e questionadora, mas cheia de compaixão e ternura pelos outros e pelo mundo onde vive, que considera extremamente doente.

Continua aumentando a violência contra a mulher: Foragido da Justiça é capturado após espancar a namorada duas vezes


Um jovem de 27 anos, que até então era foragido da Justiça, foi preso nesse sábado (21) suspeito de espancar a namorada, de 22 anos. O crime foi por volta das 17h15, na rua Natal, no bairro Jardim Nova Machado, em Machado no Sul de Minas. A vítima foi agredida novamente pelo acusado e acionou a polícia. Os dois estavam juntos há cerca de três meses. O número de denúncias de crimes contra mulheres computados no primeiro semestre deste ano já superou os relatos feitos nos 12 meses de 2011.

Quem era Maria Madalena?

Maria Madalena era a discípula favorita e a amada de Jesus. Essa relação próxima causou ciúmes entre os demais discípulos, principalmente Pedro. “Esse sentimento mostrou a rejeição ao feminino no início do cristianismo e, quem sabe, a origem do preconceito à mulher”.

domingo, 22 de julho de 2012

Maria Madalena e Jesus tinham relação de aluna e mestre, dizem especialistas

Maria Madalena na visão do pintor italiano do século 19 Francesco Hayez

A maioria dos que estudam as origens do cristianismo tem poucas dúvidas: Maria Madalena cumpriu um papel importante entre os primeiros seguidores de Jesus, era uma das companheiras mais devotadas de Cristo e foi uma das primeiras a testemunhar sua fé na ressurreição do mestre. Mas, ao que tudo indica, a idéia de que os dois foram casados e tiveram filhos não passa de uma mistura de imaginação hiperativa moderna com brigas políticas de antigas seitas cristãs.

O olhar de Jesus


Não se irrita por ter seus projetos interrumpidos. Olha-os detalhadamente e fica comovido. Não fica aborrecidos pelas pessoas. Seu coração intui a desorientação e o abandono dos camponeses daquelas aldeias.
Na igreja devemos aprender a olhar as pessoas como Jesus as olhava: captando seu sofrimento, a solidão, o desconcerto e o abandono que sofrem muitos e muitas. A compaixão não brota da atenção a normas ou a lembrança de nossas obrigações. Se desperta em nós quando olhamos atentamente aos que sofrem.