sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Encontro de Mulheres "Filhas da Luta"


Nos dias 14,15 e 16 de setembro, mulheres acompanhadas pelos Projetos Oblatas de Belo Horizonte (MG) , Salvador (BA) e Juazeiro(BA) se reuniram em Belo Horizonte para partilhar experiências e debater a situação das mulheres que exercem na prostituição nessas cidades.

Até quando? Série questiona silenciamento e impunidade em casos de violência sexual

Série propõe discussão sobre a impunidade de crimes de violência sexual. “É uma discussão que precisa acontecer”, explica a autora Yana Mazurkevich (Foto: Yana Mazurkevich)
Todo mundo conhece alguém que, em algum momento da vida, foi vítima de um episódio de assédio e abuso sexual. O rastro destes números, apesar de silencioso, é desolador; é a prova cruel e implacável de que este tipo de violência pode chegar a qualquer pessoa, a qualquer momento. Essa é a mensagem do projeto “It Happens”, uma série lançada na plataforma Current Solunts que alerta para o perigo da impunidade e do silêncio em relação aos casos de violência sexual. Nós precisamos falar sobre isso, cada vez mais.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Como as rotinas de crianças podem ser profundamente marcadas por gênero?

Relações de gênero permeiam o cotidiano das crianças desde cedo. Meninas e meninos aprendem, por processos ora sutis, ora escancarados, qual é o lugar social que devem ocupar na sociedade em função de seu sexo. Procurando compreender como crianças vivenciam essas relações de gênero em suas rotinas fora da escola, realizamos uma pesquisa que foi publicada no artigo Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos (SENKEVICS & CARVALHO, 2015). Neste texto, trazemos uma síntese de nossos resultados.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Vítima de estupro, menina de 14 anos é humilhada por promotor durante audiência

O promotor de Justiça Theodoro Alexandre, do Rio Grande do Sul, ofendeu e humilhou de forma machista uma adolescente de 14 anos, estuprada pelo próprio pai. Para o promotor, a garota era culpada pelo caso, teria mentido e ‘facilitado’ o abuso.

Mulheres e meninas do mundo gastam 200 milhões de horas por dia coletando água

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) advertiu no final de agosto (29) que mulheres e meninas em todo o mundo gastam 200 milhões de horas por dia coletando água.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Por que refugiados afegãos se tornaram vítimas da prostituição infantil na Grécia

Jovem refugiado caminha diante das tendas no campo de refugiados Helliniko
Seu olhar é inquieto, seus gestos são febris e sua voz é quase suplicante. "Por favor, vamos conversar mais tarde, não quero chamar a atenção". Aquele que chamaremos aqui de Mohammed (a pedido de anonimato) é um jovem afegão bem distante dos 18 anos que ele afirma ter. Nessa noite, assim como em quase todas as noites nos últimos três meses, ele espera pelo cliente no parque Pedion tou Areos, situado no coração de Atenas.

Rota migratória intensifica máfia da prostituição na Itália

Tráfico de nigerianas, denunciado há ao menos três décadas na Europa, dobrou de 2015 para 2016

A nigeriana Isoke Aikpitanyi, de 38 anos, chegou à Itália com a perspectiva de trabalhar. Acabou numa rede de prostituição, explorada pelas máfias italiana e nigeriana. Foi humilhada, violentada por traficantes e obrigada a trabalhar nas ruas de Turim por 10 euros o programa.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Mercado da prostituição sofre queda de até 50% em Belo Horizonte

Perfil. Com faturamento menor, prostitutas ocupam trecho maior da avenida Afonso Pena em busca de clientes
Mulheres e donos de estabelecimentos especializados reclamam que crise derrubou demanda de clientes.

domingo, 11 de setembro de 2016

Quebrando paradigmas

“O segundo paradigma que Lucas quebra o encontramos nos protagonistas que Jesus usa nas suas parábolas para descrever a ação misericordiosa de Deus: um pastor e uma mulher pobre”.