sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prostitutas Indignadas protestam nas ruas de Barcelona

Bandeiras com frases “Somos putas, deixe-nos trabalhar”,“Basta de assédio policial”, “As multas não nos libertam” foram levadas pelas mascaradas ao longo da marcha. Para as trabalhadoras do sexo, é injusto que a polícia as persiga ao invés de combater as máfias e os cafetões que se beneficiam do ofício alheio.

Flagras mostram prostituição infantil e tráfico de drogas em Copacabana


 A maioria dos frequentadores é formada por estrangeiros. “Eu adoro mulher brasileira”, conta um turista. Mas, no local, muitas garotas de programa ainda são meninas: “Eu tenho 16 agora. Fiz em janeiro”, revela uma delas.

Prostituição e contrabando devem aumentar com Eurocopa 2012


A agência europeia de controle de fronteiras Frontex advertiu nesta quinta-feira sobre um aumento do contrabando e do tráfico de seres humanos durante a Eurocopa deste ano, que será disputada em junho na Polônia e Ucrânia.

Indiana consegue anular casamento arranjado pelos pais na infância


A indiana Laxmi Sargara, de 18 anos, conseguiu anular um casamento que estava arranjado desde quando ela tinha somente um ano de idade, segundo informa o jornal The Sun desta quinta-feira. De acordo com a reportagem, a anulação desse casamento pode caraterizar em um ato inédito na Índia.

Violação de direitos humanos na Igreja


Hoje, falar de direitos humanos e do respeito a eles devido é a coisa mais natural do mundo. A humanidade, depois de muita dor e sofrimento, de tantas atrocidades cometidas no passado, aprendeu a duras penas que cada homem, cada mulher e cada grupo humano é sujeito de direitos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A Inquisição de hoje e as religiosas norte-americanas. Ivone Gebara


Mais uma vez assistimos estarrecidas "a avaliação doutrinal” ou a chamada de atenção ou a punição dirigida pela Congregação da Doutrina da fé para quem, segundo ela, foge da observância à correta doutrina católica. Só que agora não apontaram o dedo acusador para uma pessoa, mas para uma instituição que congrega e representa mais de 55.000 religiosas norte-americanas. Trata-se da Conferencia Nacional das Religiosas conhecida pela sigla LRWC – Conferência da Liderança Religiosa Feminina. Estas religiosas ao longo de sua história desenvolveram e ainda desenvolvem uma missão educativa ampla em favor da dignidade de muitas pessoas e grupos dentro e fora dos Estados Unidos.

COMPARAR É NEGAR O OUTRO


As pessoas vivem fazendo comparações. Comparam-se com outras e também comparam as pessoas entre si. Não se dão conta de que comparar é negar a beleza que existe em cada um. Quando você entra nesse esquema de comparações, alguém sempre sai perdendo. E quem perde geralmente é você mesmo. Imagine quando você comenta ou pensa....

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CANTINHO DA PAZ EM BH: A PAZ COMO FRUTO DA JUSTIÇA


Após a Páscoa, os textos bíblicos apresentam as discípulas e os discípulos de Jesus cheios de medo, preocupação e desafiadas/os pela a realidade. E Jesus vem ao seu encontro desejando-lhes o fruto da Ressurreição: “A Paz Esteja convosco” (Lc 24,36). É o que também desejamos para você, nesta pequena partilha que faremos das nossas ações da semana. A força desta experiência de paz nos leva a transmitir uma presença de paz que provoca a paz, que vem do Ressuscitado; e que vai irradiando o Hiper-Centro de BH, e atraindo as mulheres que chegam ao Cantinho da Paz em buscam da Paz oferecida por Jesus. E a encontra nos corpos presentes de todas/os as agentes e voluntários/as da Pastoral da Mulher; que acolhe desde as visitas ao Cantinho da Paz.

Governo Federal quer qualificar 100 mil mulheres até 2014

Até 2014, cerca de 100 mil mulheres deverão ser beneficiadas pelo programa Mulheres Mil, concebido para que elas recebam melhor educação e qualificação e tenham inserção mais igualitária no mercado de trabalho,  informou ontem (24) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, após reunião entre o governador-geral do Canadá, David Johnston, e a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Na reunião, o governo do Canadá ainda anunciou a doação de 12 mil bolsas para estudantes brasileiros no país que fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras.

Prostituição será feita por robôs (em 2050!)


Pagar para fazer sexo com um robô? Há quem diga que esse será  futuro da prostituição. A dupla de pesquisadores neo-zelandeses, Ian Yeoman e Michelle Mars, chegou a essa conclusão em um estudo com o improvável nome “Robots, Men And Sex Tourism” (Robôs, Homens e Turismo Sexual).

Estresse emocional afeta coração das mulheres mais do que dos homens

As mulheres têm mais chances de apresentarem problemas cardíacos após viverem situações estressantes, segundo estudo apresentado nesta terça-feira (24) na conferência Biologia Experimental 2012, que está sendo realizado em San Diego, nos Estados Unidos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Novelas brasileiras passam imagem de país branco, critica escritora moçambicana

"Temos medo do Brasil." Foi com um desabafo inesperado que a romancista moçambicana Paulina Chiziane chamou a atenção do público do seminário A Literatura Africana Contemporânea, que integra a programação da 1ª Bienal do Livro e da Leitura, em Brasília (DF). Ela se referia aos efeitos da presença, em Moçambique, de igrejas e templos brasileiros e de produtos culturais como as telenovelas que transmitem, na opinião dela, uma falsa imagem do país.

A Pastoral da Mulher com a Rede municipal de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher de Nova Lima


A Pastoral da Mulher participou hoje dia 24 de abril do II Encontro da Rede municipal de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher de Nova Lima que teve como tema: “Álcool, Drogas e Violência contra a Mulher, em foco: Uma Intervenção Multidisciplinar. A referida REDE visa à construção de um trabalho intersetorial em prol da Prevenção e do Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no município de Nova Lima.

'Abraçamos o nosso tempo como um tempo santo', afirmam religiosas dos EUA


"Nós abraçamos o nosso tempo como um tempo santo": esse é o programa da Leadership Conference of Women Religious, em destaque em seu site. Entidade de direito canônico, a Conferência reúne mais de 1.500 superioras de institutos de vida consagrada, representando 80% das 57 mil religiosas católicas norte-americanas. Depois de cinco anos de investigações, na quinta-feira passada, a Santa Sé denunciou formalmente a Conferência e encarregou o bispo de Seattle para orientar a sua limpeza.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Participação da Pastoral da Mulher na Audiência Pública que discutiu a violência a moradores em situação de rua


A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizou audiência pública na passada  quinta-feira (19/4), com participação da assistente social da Pastoral da Mulher, Viviane Nunes,  para discutir a situação da população em situação de rua, especialmente a violência que acomete esse grupo.

Maioria dos casos de violência contra a mulher não chegam às delegacias

No Brasil, a cada quatro minutos uma mulher é agredida no lar por pessoa com quem mantém relação de afeto


A Comissão Especial da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou sua primeira reunião com convidados na passada terça feira, 17 de abril,  para contextualizar esse tipo de violência no Estado e no Brasil. Além disso, os convidados discutiram políticas públicas relacionadas ao tema. A Irmã Sirley da Silva OSR representou à Pastoral da Mulher de BH neste ato.

Três mulheres são estupradas por dia em Minas Gerais

Em janeiro e fevereiro, 162 mulheres vítimas de violência sexual denunciaram o abuso, mas os dados são subnotificados

L.C.F. tem 32 anos e trabalha em uma lanchonete da família na zona Norte de Belo Horizonte. Acorda todos os dias às 5h40 e, antes das 7 horas, já está no balcão para servir os clientes. Colegas confirmam: é uma profissional dedicada e sempre bem humorada. Depois de uma jornada de dez horas, volta para casa, cuida dos filhos adolescentes, curte o namorado e faz suas orações. Quem a vê, toda prosa e sorridente, não imagina que, no silêncio da madrugada, quando todos dormem, ela ainda não se esqueceu de seu passado traumático. Filha única, quando tinha 7 anos, ficava com os vizinhos, enquanto os pais trabalhavam. Na residência, havia três irmãos, entre eles um jovem de 16 anos. Aproveitando-se da inocência de L., o rapaz abusou sexualmente dela até que completasse 9 anos.

Mulheres descalças viram 'engenheiras solares' na Índia

No fim de 2011, Jessie Mhango (foto abaixo), 43 anos, que vive na vila de Chikanzinga, distrito de Rumphi, no Malaui, país situado no nordeste da África, arrumava as malas para uma viagem que até então seria improvável de acontecer em sua vida. Era a primeira vez que Jessie saía da sua vila de 4 mil habitantes, sem eletricidade, horas de distância de uma cidade maior. Mesmo sem falar outra língua além do seu dialeto, seguiu em frente, pois sabia que esta viagem mudaria a vida de sua comunidade.

Aérea usa escândalo com prostitutas para fazer promoção de voo


A companhia aérea Spirit lançou promoção satirizando o recente caso de escândalo de prostituição em Cartagena das Indias, na Colômbia, envolvendo agentes de segurança do presidente americano Barack Obama. Segundo o jornal USA Today, a campanha que mostra um agente, mulheres quase nuas e uma frase de duplo sentido - "More bang for your buck", ou algo como "Mais diversão para seu dinheiro" - , também vem sendo alvo de muitas brincadeiras em programas de TV americanos.