sábado, 26 de setembro de 2015

Esta freira resgata travestis e transexuais da prostituição

A irmã Mônica Astorga, carmelita descalça que mora em Neuquén, acompanha há 10 anos um grupo de travestis e transexuais que decidiram, com sua ajuda, abandonar a prostituição e as drogas para iniciar um caminho de recuperação e reinserção social.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Feministas criticam ameaça de extinção da SPM, Seppir e SDH

Diante das pressões pela reforma ministerial e da notícia de que a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e a Secretaria Geral da Presidência podem ser fundidas em um Ministério da Cidadania, a Agência Patrícia Galvão ouviu diversas feministas. Para a maioria delas a perspectiva de fusão dessas pastas é um retrocesso, que levará ao fim de organismos simbólica e politicamente históricos para a formulação e implementação de políticas públicas demandadas pelas mulheres brasileiras.

2º dia do Seminário Diálogos pela Liberdade

Na tarde do dia 24 de setembro, seguimos com a programação do seminário A Prostituição: uma abordagem desde os Direitos Humanos.

Lei sobre prostituição só se sente na "perseguição aos migrantes"

A investigadora sobre prostituição Alexandra Oliveira afirmou hoje à Lusa que a aplicação da lei em Portugal sobre esta matéria é "branda" e só se sente "na perseguição" aos "trabalhadores do sexo que são migrantes.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Inicio do Seminário A Prostituição: uma abordagem desde os Direitos Humanos

Na tarde desta quarta-feira, 23, deu-se início ao seminário A prostituição: uma abordagem desde os Direitos Humanos, na Escola de Direito Dom Helder Câmara.

Para psicóloga americana, impotentes e frustrados são os mais agressivos na internet

Impotência, frustração e uma necessidade de se impor sobre outras pessoas. Assim, a psicóloga americana Pamela Rutledge, diretora do Media Psychology Research Center (Centro de Pesquisas sobre Psicologia e Mídia), na Califórnia, avalia a agressividade de muitos “comentaristas” de redes sociais em tempos de polarização política no Brasil.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Com abordagem desde os direitos humanos, Pastoral da Mulher de BH realiza seminário

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, entidade vinculada ao Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, no Estado de Minas Gerais, realiza a segunda edição do Projeto Diálogo pela Liberdade, no auditório da Escola de Direito Dom Helder Câmara.

‘No Brasil, ainda é normal homem pisar em mulher, branco em preto e rico em pobre', diz Anna Muylaert

Diretora do filme, cineasta Ana Muylaert.
"Que horas ela volta?” é rotulado pela crítica como um filme de arte. Para a diretora Anna Muylaert, entretanto, o longa precisa ser assistido também nas periferias do país. Nada mais justo, já que o roteiro conta a história de Val (Regina Casé), uma empregada doméstica que passou anos trabalhando na casa de uma família rica do Morumbi [bairro rico de São Paulo] e tem sua vida alterada com a chegada de Jéssica (Camila Márdila), sua filha, que foi deixada no Nordeste e está em São Paulo para prestar vestibular.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

'Ela queria ser estuprada', diz vereador sobre denúncia de abusos

Coletivo feminista denunciou à Câmara Municipal violência sofrida por mulheres durante uma festa na cidade, pedindo aprovação para instalação de tenda de apoio em eventos; parlamentar pretende se retratar na sessão desta terça.

Mostra em Paris explora fascínio da arte pela prostituição

'Olympia', pintado por Manet em 1865, causou escândalo mas abriu caminho para a arte abstrata
Na semana que vem, o Museu d’Orsay, em Paris, inaugura a exposição Esplendor e Miséria: Imagens da Prostituição, a primeira a examinar de perto um tema tão comum na pintura moderna francesa a que nós normalmente nem damos a devida atenção.

REVISTA EM QUADRINHOS - GAROTAS DO HOTEL.

Material de sensibilização sobre a realidade das garotas de programa dos hotéis da Zona de prostituição Guaicurus - Belo Horizonte.

Videos de sensibilização contra o preconceito

Making of - Diálogos com a vizinha - Com Cris Moreira e Ludmilla Ramalho — em A Casa de Cultura.
 O Projeto Diálogos pela Liberdade acaba de produzir dois vídeos que mostram parte do preconceito vivenciado pelas mulheres que exercem prostituição.

O estupro nosso de cada dia

Anualmente, 500.000 mulheres são vítimas de estupro no Brasil. / J. V. (FOTOS PÚBLICAS)
Em uma conversa informal numa noite quente de sexta-feira, 12 mulheres, na faixa dos 30 anos, falavam sobre questões relacionadas ao machismo. Cantadas nas ruas e assédio no trabalho estavam na pauta. Mas na troca de experiências, surgiu o assunto que se transformou em mais uma pesada estatística: das 12 interlocutoras ali presentes, três já foram estupradas. 

Papa Francisco, um perigoso "feminista".

Perdoem-me se sou um pouco feminista”, brincou o Papa Francisco ao saudar, na quinta-feira, um grupo de jovens consagrados, para elogiar especialmente o trabalho das mulheres.
O Papa Francisco é um homem corajoso. Todos admiramos a força com que ele propõe à sua Igreja uma prática que corresponda aos ensinamentos do Evangelho. A acolhida, pôr à disposição o que se possui, o respeito pela lei. Recém-eleito, ele disse, "chamam-me de comunista". Chegamos a pensar que se declarar "um pouco feminista" em uma instituição que há dois milênios é feita só de homens é ainda mais perigoso.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Testes precoces e comportamentos seguros ainda são desafios para o combate ao HIV/Aids

Membros da Conferência dos Bispos do Brasil lançam campanha de combate e prevenção do HIV/Aids.
Foi divulgado recentemente pela Unaids (Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids), uma pesquisa que revela o aumento no número de pessoas infectadas com o vírus da Aids no Brasil. Estima-se que 734 mil pessoas estejam contaminadas no país sul-americano.

O que afasta as mulheres da política brasileira?

Brasil tem uma das taxas mais baixas do mundo de participação feminina no sistema político, atrás de países como Iraque. Para especialistas, PEC que prevê cotas é positiva, mas ainda insuficiente para reverter situação.

5 coisas simples que mulheres hesitam em fazer por medo de assédio


De pequena em pequena liberdade, as mulheres perdem muito por medo de assédio.

domingo, 20 de setembro de 2015

Por que o esquecemos?

O ensino de Jesus é claro: o caminho para acolher Deus é acolher seu Filho Jesus presente nos pequenos, nos indefesos, nos pobres e desvalidos. Por que o esquecemos tanto?