sábado, 21 de setembro de 2013

Bahia está na rota do tráfico de pessoas

A Pestraf apontou as cidades Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro, Salvador, Petrolina e Ipiaú como receptoras do tráfico interestadual de pessoas, e a cidade de Salvador como principal ponto de envio de pessoas para a Europa.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Pastoral da Mulher de Bh no Fórum Permanente de Entidades Socioassistenciais

A Pastoral da Mulher de Bh, representada pela sua assistente social Viviane Nunes, participou a passada quarta feira (18) do lançamento do Fórum Permanente de Entidades Socioassistenciais de Belo Horizonte, promovido pela  Pró-Reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Entrevista com Papa Francisco: “É necessário ampliar os espaços de uma presença feminina mais incisiva na Igreja"

“É necessário ampliar os espaços de uma presença feminina mais incisiva na Igreja. Temo a solução do “machismo de saias”, porque, na verdade, a mulher tem uma estrutura diferente do homem. E, pelo contrário, os argumentos que ouço sobre o papel da mulher são muitas vezes inspirados precisamente numa ideologia machista. As mulheres têm vindo a colocar perguntas profundas que devem ser tratadas. O desafio hoje é exatamente esse: refletir sobre o lugar específico da mulher, precisamente também onde se exerce a autoridade nos vários âmbitos da Igreja.”

Pastoral da Mulher e CRB convocam para a luta contra tráfico de pessoas e exploração sexual

A Pastoral da Mulher de Bh, convoca movimentos, pastorais sociais, ong's, organizações sindicais, e a população em geral, a comparecerem à manifestação popular em luta contra o tráfico de pessoas e a exploração sexual, que será realizada no dia 23 de setembro em Belo Horizonte, às 14h30, na praça 7.

Eu nunca vi

Eu nunca vi um papa
Pegar o avião carregando uma maleta.
Preso num engarrafamento dentro de um Fiat com uma multidão ao redor,
manter o vidro do carro abaixado para estender a mão e tocar as pessoas.
Entrando no meio da multidão,...

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Passeio da Pastoral da Mulher de Bh ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade

A Pastoral da Mulher de Bh , realizou nesta quarta feira (18), seu passeio semestral. Mulheres e equipe foram conhecer o Santuário Nossa Senhora da Piedade (Caeté), em uma bonita peregrinação que reuniu 30 pessoas.

Pesquisa revela que 70% das pessoas acreditam que mulher sofre mais violência dentro de casa

Uma pesquisa feita para mensurar a opinião da sociedade sobre a violência doméstica e assassinatos de mulheres revelou que 98% da população conhecem a Lei Maria da Penha e que para 86% as mulheres passaram a denunciar mais os maus-tratos depois da existência da lei. Os dados mostram ainda que sete em cada dez entrevistados acreditam que a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos e que 50% analisam que a mulher se sente mais insegura em casa do que fora.

O tráfico humano na América do Sul: uma análise sobre Brasil e Colômbia

A maior parte das mulheres e adolescentes traficados possuem de 15 a 17 anos, e de 22 a 24, sendo provenientes de periferias, pertencentes a classes mais baixas e que possuem menos escolaridade. Em seu país natal, inserem-se, normalmente, em atividades de baixa remuneração e alta rotatividade, ou envolvidos (as) em prostituição antes de serem traficados (as)”.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fronteira vai reforçar ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

As ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes serão reforçadas na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina. O objetivo será orientar a população e prevenir casos de exploração infanto-juvenil durante a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio, em 2016, períodos em que o país receberá um grande número de turistas. Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está entre os destinos preferidos de estrangeiros que viajam para o Brasil. A iniciativa segue exemplo de cidades como Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

Vereador mineiro vira alvo da CPI da Exploração Sexual de Crianças

Altair Gustavo Rocha Nogueira (PPS-MG), presidente da Câmara dos Vereadores de Três Corações, cidade localizada no Sul de Minas, será investigado pela CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Arena Corinthians : palco de exploração sexual de crianças e adolescentes?

De acordo com moradores da região e entidades de apoio a crianças e adolescentes, o entorno da Arena Corinthians se transformou em um ponto de exploração sexual.
Segundo as denúncias - que já chegaram à CPI da Exploração Sexual Infantil, na Câmara Municipal -, garotas com idades entre 11 e 17 anos estariam sendo oferecidas aos trabalhadores da obra, por meio de aliciadores.

CNBB oferece curso á distância sobre tráfico de seres humanos



A Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB) por meio da coordenação da Campanha da Fraternidade abriu inscrições para um curso de capacitação sobre o tema da CF 2014: ‘Fraternidade e Tráfico Humano’ na modalidade de ensino a distância.

Mulheres estupradas por parceiro costumam não denunciar e carregam as sequelas psicológicas do sexo forçado

Mulheres estupradas pelo parceiro costumam não denunciar a violência sofrida e carregam as sequelas psicológicas do sexo forçado. Pesquisa da ONU com 10 mil asiáticos indica que 24% deles admitem ter praticado o crime.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Atividades marcam semana de enfrentamento ao tráfico de pessoas


Desta segunda-feira até domingo (16 a 22), a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia, realiza atividades, de caráter preventivo, em alusão ao 23 de setembro: Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

Precisamos dos médicos cubanos?


Porque este é um país no qual boa parte dos médicos sente nojo dos pobres, sente medo, sente asco. E por conta disso os deixam morrer nas ruas, sem ajuda. Ou olham, sem sequer levantar da cadeira, uma pessoa ter um ataque do coração. Ou são aqueles que sequer levantam os olhos para o doente à sua frente num posto de saúde. Os que não apertam a mão, os que não tocam, não examinam, não reconhecem o enfermo como ser humano precisando de consolo.

Copa 2014: moradores de cidades-sede divulgam violações de direitos

A menos de um ano da Copa do Mundo de 2014, situações de violações de direitos humanos se intensificam nas 11 cidades-sedes dos jogos. 

domingo, 15 de setembro de 2013

O gesto mais escandaloso

Jesus oferece às prostitutas sua compreensão e a sua amizade. Hão de sentir-se acolhidos por Deus. São as primeiras. Nada têm a temer. Jesus acolhe-as tal como são, sem exigir-lhes previamente nada.