sábado, 21 de setembro de 2013

Bahia está na rota do tráfico de pessoas

A Pestraf apontou as cidades Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro, Salvador, Petrolina e Ipiaú como receptoras do tráfico interestadual de pessoas, e a cidade de Salvador como principal ponto de envio de pessoas para a Europa.

O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, celebrado nacionalmente no próximo dia 22, terá diversas atividades na capital baiana. Embora a Bahia esteja na rota do tráfico nacional e internacional de pessoas, o secretário da Justiça Cidadania e Direitos Humanos Almiro Sena destacou que houve um aumento no número das denúncias no estado mais que ainda é preciso um grande  esforço da sociedade e dos órgãos responsáveis para combater o problema. 
Segundo o secretário, para combater o crime o governo do estado criou desde 2011 o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia que  fornece acolhimento às vítimas e familiares da Bahia.  Segundo ele, cerca de 80% das  pessoas traficadas  são mulheres e a predominância e para fins sexuais ou trabalho escravo. As mulheres com idade  entre 18 e 19 anos são as mais requisitadas pela quadrilha. “A população precisa ficar atenta a ofertas de trabalho sedutoras. Apesar de termos tido uma evolução nos últimos dois anos devido ao apelo midiático, o tráfico internacional ainda representa um grande problema e precisa do apoio da sociedade nas denúncias. Por que só assim poderemos combater esse crime em nosso país”, alertou o secretário.

Bahia

A Bahia está na rota do tráfico nacional e internacional de pessoas. Nas rotas nacionais, é destino de vítimas vindas dos estados do Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. Já nas internacionais, os países de destino são: Itália, Holanda, Suíça, Espanha, Argentina e Alemanha. Os dados mais consistentes sobre Tráfico de Pessoas estão na Pesquisa Nacional sobre o Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes (Pestraf/2002), e de relatório (2011) do Ministério da Justiça, Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A Pestraf apontou as cidades Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro, Salvador, Petrolina e Ipiaú como receptoras do tráfico interestadual de pessoas, e a cidade de Salvador como principal ponto de envio de pessoas para a Europa.
De acordo com Adimar Fontes, coordenador do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-BA),  a Bahia foi o nono estado a ter um Núcleo de Enfrentamento. A unidade baiana foi inaugurada em fevereiro de 2011 e, desde então, funciona no Pelourinho. Além da prevenção, o NETP desenvolve um  trabalho na perspectiva de repressão ao crime organizado e elaboração de uma série de programas sociais, além de uma  equipe multidisciplinar com assistente sócial, advogados e psicólogos.
O coordenador destaca que após a exibição da novela “ Salve Jorge”  de Gloria Perez o número de denuncias aumentou, mas devido à forma muito bem articulada que as quadrilhas atuam  ameaçando  os familiares da vítima, o medo acaba impedindo a  denúncia.  “ A abordagem é feita geralmente por pessoas próximas como ex-namorado e parentes da vitima que geralmente chegam com uma conversa sedutora e promessas de altos ganhos.  Entre as vítimas estão as mulheres com baixo poder aquisitivo e crianças alem do trabalho escravo que também têm crescido muito nos últimos anos. A única forma de ajudar a polícia é denunciando e buscando apoio dos órgãos responsáveis”, declarou.
Em comemoração ao dia será realizada  a Caminhada Coração Azul com concentração no Cristo com direção ao Farol da Barra, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema.  Ao presenciar qualquer comportamento suspeito a população deve ligar para o disque 100 e fazer a denúncia a identidade será preservada.

Fonte: www.tribunadabahia.com.br

Nenhum comentário: