sábado, 9 de maio de 2015

O mito da mulher maternal

Nossa cultura ainda insiste em clichês e mentalidades sexistas que ditam a maternidade como algo inato a todas as mulheres. As consequências nocivas dessa lógica são muitas: reduzir todas as mulheres ao papel de mãe faz com que as garotas absorvam, desde cedo, comportamentos limitados e submissos, aguardando o suposto inevitável dia em que se tornarão mães. Mas o que é, afinal, um comportamento materno?

O que é ser mãe na Escandinávia

O texto abaixo, publicado originalmente no blog de uma francesa radicada na Noruega, é uma pequena amostra do inspirador avanço social escandinavo.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sobreviventes no Nepal sofrem com tráfico de pessoas

Após a tragédia do terremoto, ocorrido no último dia 25, o Nepal se depara com mais um drama: quadrilhas de traficantes que já atuavam no país, começam a procurar sobreviventes, principalmente mulheres, para vendê-las como objetos sexuais a outros países. 

Cartilha vai orientar prostitutas brasileiras

 As diferenças entre exploração sexual e a opção de pessoas pelo trabalho com o sexo será tema de uma cartilha, a ser desenvolvida pela Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig). “Queremos desmitificar esse preconceito de que seriamos vitimas de exploração sexual”, explica a presidente da Associação, Cida Vieira.

Mulheres em fuga: o fantasma que ronda a Igreja

A fuga das mulheres é o fantasma que ameaça o catolicismo. As jovens parecem estar cada vez menos dispostas, ao contrário do que ainda acontecia com as gerações anteriores, a se envolver em uma organização tão profundamente impregnada de machismo como a Igreja Católica.

O submundo do tráfico de pessoas no Deserto do Saara

A cidade de Gao, no nordeste do Mali, é a porta de entrada do Saara para muitos imigrantes africanos que tentam chegar à Europa. Mas a travessia do deserto pode ser tão perigosa quanto atravessar o Mediterrâneo.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Mineração e prostituição

 A prostituição não pode ser pensada só a partir de um comportamento individual, mas como uma instituição que está ancorada nas estruturas econômicas e nas mentalidades coletivas. A relação entre a prostituição e o desenvolvimento de atividades econômicas vinculadas às obras de infraestrutura e mineração no Brasil é histórica.

Prostitutas argentinas emitem faturas simbólicas para pedir regulamentação

Na Argentina a prostituição não é proibida, mas também não é permitida. As faturas que as prostitutas andam a distribuir não têm valor legal, mas servem para chamar a atenção para o problema.

Tirar foto de uma mulher sem consentimento dela é assédio!

Na luta contra o machismo para que a mulher tenha sua identidade e integridade preservadas – relato de assédio no Cabo Branco.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Passeio da Pastoral da Mulher ao Santuário do Caraça

A Serra do Caraça é uma das mais belas de Minas Gerais e só a sua vista já é motivo suficiente para visitar o Santuário. Imagine, além disso, poder caminhar em trilhas, conhecer um edifício histórico e centro de peregrinação, com grande tradição espiritual e  comer uma boa comida caseira. Foi exatamente isso que a Pastoral da Mulher de BH foi conferir o passado dia 5 de maio, em celebração antecipada do dia das mães.

Um projeto para melhorar a autoestima das mulheres

Um site com imagens e histórias de todo o mundo inspiradoras para ajudar as mulheres em sua autoestima - as fotos seriam tiradas por profissionais.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Mulheres libertadas pelo Boko Haram falam dos horrores do cativeiro

Lami Musa, uma das vítimas resgatadas, com seu bebê. / SUNDAY ALAMBA (AP)

Pelo menos 214 mulheres e meninas, entre cerca de mil reféns resgatados nos últimos dias das mãos do Boko Haram no nordeste da Nigéria, estão grávidas, segundo relato à imprensa do médico Babatunde Osotimehin, diretor-executivo do Fundo de População das Nações Unidas. 

Sucesso dos Cursos e Oficinas da Pastoral


 Curso de Informática
 Com o sucesso dos cursos de mega-hair, cabeleireira, informática e artesanato que estão em andamento no Cantinho da paz, a Pastoral da Mulher de BH-Unidade Oblata em MG, mobiliza as mulheres que batalham no hipercentro  para participar de novas atividades no local.

Todos os anos, três milhões de meninas sofrem mutilação genital no mundo


Apesar de condenada pela ONU, países da África e no Oriente Médio mantêm a prática; a mutilação consiste em cortar partes do clitóris e dos pequenos e grandes lábios da vagina.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Oficina de saúde: Saúde intima da mulher


Na tarde da última quinta feira (28), com a colaboração das alunas da Escola de Enfermagem da UFMG, realizamos mais uma Oficina de saúde com a mulheres acompanhadas da Pastoral, com o tema : “Saúde íntima da mulher: Doenças relacionadas e dicas de cuidados”.

Continua o Curso de fotografia na Pastoral


O passado dia 28 de abril aconteceu a 2ª Oficina do Curso de fotografia ministrado pelo Prof. Carlos Peñafiel. Neste dia as alunas aprenderam noções básicas sobre composição fotográfica com iluminação natural ou flash interno  e  sobre como  medir a luz e ajustar manualmente a câmera para as diversas situações de cena.

Mulheres abandonam pílulas anticoncepcionais para salvar saúde

Medicada. Mayara mostra exames e conta que, apesar de não ter sequelas visíveis, terá que tomar anticoagulante pelo resto da vida
Elas acordaram em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) sem saber o que tinha acontecido, muitas tiveram danos irreversíveis à saúde e agora tudo o que mais querem é alertar outras mulheres para que elas não engrossem as estatísticas das vítimas de pílulas anticoncepcionais. 

Prostituição preocupa sacerdotes católicos em Malanje (Angola)


A província do Namibe regista nos últimos tempos um número elevado de jovens envolvidos em atos de prostituição e consumo de drogas. O reverendo padre Marcolino Pedro, um dos sacerdotes católicos da diocese do Namibe, disse estar preocupado com o cenário.

As novas consumidoras reciclam, poupam e cuidam do meio ambiente

Com US$ 28 trilhões nas mãos, as mulheres mudam radicalmente o consumo no mundo

Há muito tempo a publicidade da América Latina trata a mulher como alguém que liga aos gritinhos para as amigas quando há uma promoção, sai do shopping de sacolas cheias e não se importa em estourar o cartão de crédito do marido.

domingo, 3 de maio de 2015

Que vivam do seu Evangelho

É difícil imaginar uma nova evangelização sem favorecer às pessoas um contato mais direto e imediato com os evangelhos. Não há força evangelizadora mais forte do que a experiência de escutar juntos o Evangelho de Jesus a partir de perguntas, dos problemas, dos sofrimentos e das esperanças de nosso tempo.