sábado, 2 de novembro de 2013

O distanciamento entre o aspiracional publicitário e a brasileira real gera rebaixamento da autoestima

A violência midiática é simbólica. Você não se vê representada se você for negra, por exemplo, porque você não corresponde ao padrão de beleza. Ou você se vê representada de uma forma muito estreita e autoritária (tem que ser necessariamente jovem, magra, branca, etc, etc). Isso é uma forma de violência, de reprodução de estereótipos, preconceitos dizer que você não se encaixa nesse modelo.

Celebração da Finitude

"Ora, Deus não é Deus de morto, mas sim de vivos; todos, com efeito, vivem para ele" (Lc 20,38). A celebração do dia de finados, ou seja, mortos, nos recorda algo que é ao mesmo tempo belo e dramático enquanto seres humanos: nossa mortalidade e finitude.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aplicação de multas a clientes de prostitutas gera polêmica na França


Cerca de 78% dos franceses é contra a aplicação de multas econômicas aos clientes que recorrem aos serviços de prostitutas, de acordo com uma pesquisa divulgada um mês antes de a Assembleia Nacional francesa debater o polêmico projeto de lei que prevê punições de até 3 mil euros (cerca de R$ 9 mil).

General angolano acusado de financiar tráfico de mulheres

O Brasil emitiu um mandado de captura contra o empresário Bento dos Santos 'Kangamba', acusando-o de chefiar uma rede de tráfico de brasileiras.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tráfico de pessoas é tema de encontro internacional no Vaticano


Realiza-se neste final de semana, nos dias 2 e 3 de novembro, no Vaticano, um encontro internacional sobre “O tráfico de seres humanos: a escravidão moderna. As pessoas indigentes e a mensagem de Jesus Cristo”.

Prostíbulo em cracolândia da Grande BH explorava até mulher com hanseníase

Quarto usado pelas garotas de programa para atender os clientes (Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)      
Nesta quinta-feira (30), 18 prostitutas foram encontradas em situação degradante e encaminhadas para atendimento social da prefeitura. Uma sofre de hanseníase e tinha uma das pernas atingida pela doença. Segundo o capitão José Sérgio Felício, da 187 ª cia, oito mulheres foram encontradas dormindo na calçada ou dividindo um espaço com cães.
A situação era muito degradante. O programa era combinado no posto de gasolina, de onde as mulheres seguiam para os quartos. Em muitos casos, não podiam deixar as casas, já que deviam o aluguel porque não fizeram o programa. As investigações continuam, mas temos diversos elementos que reforçam a suspeita de que eram obrigadas a se prostituir.

Adolescentes africanas fugitivas de guerra são prostituídas em SP

Adolescentes africanas fugitivas de países em guerra estão sendo prostituídas em São Paulo. O esquema, comandado por uma máfia de origem europeia, foi denunciado nesta semana a uma comissão de deputados federais que investiga casos de exploração sexual infantil no Brasil.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Suspeita de chefiar esquema de prostituição é presa em Ji-Paraná, RO

Sandro Luiz Pereira, delegado da Polícia Federal
Mulher foi presa durante deflagração de operação da PF, nesta terça-feira, 29.Esquema inclui menores de idade; políticos e empresários estão entre clientes.

Prostitutas protestam em Paris contra multas a seus clientes

Trezentas prostitutas, muitas delas com máscaras brancas ou vermelhas, protestaram o passado sábado em Paris contra um projeto de lei que multa seus clientes apresentado pelo governista Partido Socialista (PS), constatou a AFP.

Minas Gerais vai fazer levantamento sobre tráfico de pessoas


Minas Gerais terá, até meados de 2014, um levantamento com dados das vítimas do tráfico de pessoas, autores, áreas e regiões do estado mais vulneráveis, entre outras informações pertinentes ao tema. 

Há de se cuidar da amizade e do amor -por Leonardo Boff-

"A relação mais profunda é a experiência do amor. Ela traz as mais felizes realizações ou as mais dolorosas frustrações. Nada é mais misterioso do que o amor (...) Todos esses valores, por serem os mais preciosos, são também os mais frágeis, porque mais expostos às contradições da humana existência.", escreve Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor.

Plebiscito popular para redução da conta de luz no estado de Minas Gerais

No dia 19 de outubro começou, em todo o estado de Minas Gerais, o Plebiscito Popular, consulta que vai perguntar à população mineira o que ela acha do preço da conta de luz. As mais de 100 organizações que constroem o plebiscito esperam recolher 1 milhão de votos e entregá-los ao governo do estado, com a intenção de diminuir o preço da energia.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Espanha desmantela rede de prostituição


Quadrilha aliciou mais de 200 mulheres, em sua maioria romenas. Entre elas, havia uma deficiente e menores de idade. 

Frei Cláudio van Balen, mestre e amigo: 80 anos do frade que não foge ao combate

Vejo muitas semelhanças entre frei Cláudio e Oséias, o profeta das relações de amor e da anti-idolatria religiosa.

Campanha da ONU Mulheres mostra como o preconceito contra as mulheres também invade a internet

 Experimente digitar no Google frases relacionadas a um suposto comportamento social esperado das mulheres. Use como exemplo este caso: "women shouldn't" [em português, "as mulheres não deveriam"]. Observe, então, as sugestões de busca mais comuns disponibilizadas pelo site para entender a raiz da campanha da ONU Mulheres, braço das Nações Unidas para a condição feminina no mundo, lançada na última semana.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Quadrilha que explorava brasileiras para prostituição em Angola é presa em SP


Cinco brasileiros foram presos  por meio da Operação Garina da Polícia Federal sob a acusação de envolvimento em esquema de tráfico internacional de mulheres. Eles aliciavam as vítimas em casas noturnas da capital paulista com a promessa de que receberiam valores altos em dólares para se prostituirem, em Angola, país que fica na Costa Ocidental da África. Durante a operação, uma casa de prostituição, localizada em Indianópolis, na zona sul da capital paulista, foi fechada.

CPI apresentará lei endurecendo penas para traficantes de pessoas

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas no País irá apresentar um projeto de lei sobre o tema até o final do próximo mês de novembro. O objetivo, segundo o primeiro vice-presidente do colegiado, deputado Luiz Couto (PT-PB), é endurecer as penas para quem comete esse tipo de crime.

domingo, 27 de outubro de 2013

Quem sou eu para julgar?

A parábola do fariseu e do publicano é uma penetrante crítica que desmascara atitude religiosa enganadora. Recentemente, ante a pergunta de um jornalista, o papa Francisco fez esta afirmação: "Quem sou eu para julgar um gay?". As suas palavras surpreenderam quase todos. Ao que parece, ninguém esperava uma resposta tão simples e evangélica de um papa católico. No entanto, essa é a atitude de quem vive em verdade ante Deus.