sábado, 26 de dezembro de 2015

O Natal somos nós!


Certa vez, ao ser perguntado sobre o que era o Natal, um velho sábio respondeu: “o natal e todos os seus símbolos somos nós!” E continuou: Quando a cada novo amanhecer, decidimos renascer com o propósito de sermos melhores, somos o próprio natal.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Mensagem de Natal

Quero que minha árvore seja feita de silêncios. Silêncios que façam intuir felicidade, contentamento, sorrisos sinceros.
Neste Natal não quero mandar cartões. Tenho medo de frases prontas. Elas representam obrigação sendo cumprida. Prefiro a gratuidade do gesto, o improviso do texto, o erro de grafia e o acerto do sentimento.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Natal , por J. B. Libânio

       Jesus nasceu num dia, num lugar, em circunstâncias concretas. Fascina-nos esse lado de acontecimento histórico bem definido e limitado. É a humanidade situada que prende o Verbo nas malhas do tempo e do espaço.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Como sobreviver à família ultraconservadora na festa de Natal

Por Leonardo Sakamoto
Um amigo jornalista acaba de me escrever. Preocupadíssimo, relata um drama que deve se repetir em muitos lares pelo Brasil:
Saka, o Natal na minha família sempre foi um cenário e terror e desolação, com tios e tias sugerindo “exterminar mendigos'', “trancafiar drogados'' e “proibir gays de se beijarem em público''. Nem bem a prece em agradecimento pela ceia esfria e eles começam o festival de besteiras, confundindo as datas e crucificando Jesus ao invés de celebrar seu nascimento. Eles já suspiravam com a volta da ditadura muito antes dos malucos que pedem intervenção militar resolverem sair da casinha. Como os ânimos se exaltaram, estou com medo de pisar na casa da minha avó para a ceia. O que fazer?

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Natal

Estou convidando meus amigos para uma celebração de Natal. Ela deverá imitar a ceia que José e Maria tiveram naquela noite: velas acesas, um pedaço de pão velho, vinho, um pedaço de queijo, algumas frutas secas. À volta de um prato de sopa de fubá – comida de pobre –, tentaremos reconstruir na imaginação aquela cena mansa na estrebaria, um nenezinho deitado numa manjedoura, uma estrela estranha nos céus, os campos iluminados pelos vaga-lumes. 

domingo, 20 de dezembro de 2015

Mulheres crentes


Deus pode suscitar mulheres crentes, cheias do espírito profético, que contagiem alegria e ofereçam para a Igreja um rosto mais humano. Elas serão uma benção. Ensinaram-nos a seguir Jesus com mais paixão e fidelidade.