sábado, 14 de março de 2015

Um evento no Vaticano enfrenta a igualdade, a inclusão e a ordenação das mulheres

No domingo, um evento no Vaticano viu uma discussão notavelmente aberta e franca entre mulheres sobe os limites de sua participação nas estruturas da Igreja, naquilo que poderia ter sido o primeiro de semelhantes confrontos públicos que jamais tenham tido lugar no centro da hierarquia católica.

A arte de escutar

Está muito claro que somos consumidores de ruídos e, não ouvindo os sons da fraternidade, tornamo-nos escravos de nós mesmos. É a cultura da falta de tempo, porque não conseguimos priorizar aquilo que é mais importante e cedemo-nos ao irrisório, que massifica e dificulta atitudes de maior comprometimento. 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Twitter proíbe 'pornô vingativo' e ameaça perfis de suspensão

Prática consiste na divulgação "online" de fotos e vídeos de conteúdo sexualmente explícito sem a permissão da pessoa fotografada ou filmada.

Crise do Petrolão afeta até prostituição

Garotas de programa que trocaram Copacabana por Macaé em busca de clientes com os bolsos cheios há três anos fazem promoções atualmente
Foto:  Ernesto Carriço / Agência O Dia

Fernanda lembra com saudade das festinhas bancadas pelo “turma do petróleo” que trabalhava em alto-mar. Assim que voltavam ao continente, patrocinavam festas e mais festas que duravam dias inteiros. O eldorado do petróleo era também o da prostituição. 

Novas tecnologias estão facilitando a prática de crimes de exploração sexual

Especialista sobre Venda de Crianças, Prostituição Infantil e Pornografia Infantil quer ferramentas para parar e impedir o que chama de ação impune dos responsáveis; um dos exemplos da prática é a transmissão online do abuso infantil.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Curso: “Convivência Justa e Pacífica. Justiça Restaurativa”

O Centro Loyola inicia na próxima sexta e sábado, 13/03 – de 19h30 às 21h30 e 14/03 - 8h às 13h, o curso sobre “ Convivência Justa e Pacífica. Justiça Restaurativa” com a assessoria da professora Monica Mumme.

Formação de Voluntários

A Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, realizou duramente os dias 9 e 10 de março a formação e acolhida de novos voluntários.

Mulher, objeto descartável

Em todo o país, o machismo com frequência arvora-se em carrasco, ceifando vidas de mulheres. A propagação do feminino como mero objeto de consumo não suscita no homem respeito e alteridade. Uma coisa é uma coisa. Manipula-se, usa-se, descarta-se.

Apesar dos avanços, a sexualidade do brasileiro ainda é cercada por mitos e tabus

A estudante Natália Zuca fala abertamente sobre o assunto, mas reconhece que ainda tem problemas para ver o sexo como algo realmente livre
Apesar dos avanços no campo da sexualidade, as pessoas ainda têm dificuldades em lidar com os conflitos internos em relação ao envolvimento com o outro.

12 músicas que são extremamente machistas e que você canta sem perceber

Você já notou, no seu dia a dia, que algumas músicas famosas — e que grudam na cabeça feito chiclete –, reproduzem discursos machistas? Inspirado no teste de Bechdel, o Brasil Post fez uma seleção de músicas antigas, recentes e também atuais que reforçam estereótipos e você anda cantarolando por aí despretensiosamente.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Mensagens em calcinhas 'protestam' contra a violência contra a mulher


Artista convocou mulheres a enviar fotos com mensagens contra violência sexual
São fotografias de mulheres com calcinhas. Mas não do tipo tão comum em propagandas. As imagens buscam transmitir uma mensagem bem diferente das usadas pela publicidade.

As prostitutas de Barcelona podem ser consideradas trabalhadoras

As prostitutas podem agora referir um precedente judicial para reclamar direitos laborais, como por exemplo o de formalizar um contrato com um empresário com o qual trabalhem.

BH registra primeiro caso de feminicídio 2h após lei entrar em vigor

Uma tentativa de feminicídio foi registrada por volta das 2h desta terça-feira (10), dia que a Lei 13.104/2015 passou a valer.

Feminismo sem Fronteira

Há décadas elas lutam por igualdade de direitos em casa, no trabalho, frente ao próprio corpo e à sexualidade. Rejeitam qualquer resquício de ideologia machista. 

Universidade mineira cria núcleo para atender casos contra trabalho escravo e tráfico de pessoas

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instalou uma clínica de auxílio a pessoas com ações contra o trabalho escravo e o tráfico de pessoas. O objetivo é garantir a conexão entre a consultoria jurídica e o ensino teórico, além de auxiliar os cidadãos.

terça-feira, 10 de março de 2015

‘O Amor não tem Rótulo’, o vídeo que incentiva a espantar os preconceitos


Uma campanha obriga milhões de pessoas a se enfrentarem ao preconceito. Pessoas que se amam foram colocadas atrás de uma máquina de raio-x e o resultado é um dos vídeos de amor mais bonitos já feitos.

Páginas do Facebook recrutam jovens para atuarem como garotas de programa em eventos

A prostituição é cor-de-rosa no Facebook. Com mais de 107 milhões de usuários brasileiros, a rede social criada por Mark Zuckerberg tem um lado obscuro protegido pela expressão “ficha rosa”. Uma espécie de 'abre-te-sésamo', que leva o internauta a navegar por timelines destinadas à seleção de jovens modelos para atuarem como garotas de programa. A Polícia Civil investiga os páginas, mas avista que enfrenta bastante dificuldades.

Se nossos filhos fossem tratados como nossas filhas


Venha comigo. Vamos abrir a porta para um universo paralelo. Você pode abrir esta porta usando a chave da imaginação, como em Além da Imaginação. Aqui neste mundo paralelo as regras são diferentes, porque os papéis de homens e mulheres são invertidos. Pais amorosos e professores aceitam esta cultura estranha como se não fosse tão ruim assim ou como se até fosse boa. Como se o inverso dela só pudesse existir na cabeça de malucos ou escritores de ficção científica.

Índia proíbe exibição de documentário sobre estupro coletivo

Estupro e morte de jovem desencadeou onda de protestos em várias cidades da Índia
Governo acusou autores de violarem as 'condições de permissão'. Crime aconteceu em 2012; estudante foi atacada em ônibus. No filme, o criminoso culpa a vítima pelo estupro e diz que ela morreu por ter resistido ao ato. As autoridades locais acreditam que tais comentários podem criar uma clima de medo e tensão no país, além de aumentar a indignação da população, criando revolta.

segunda-feira, 9 de março de 2015

O Dia da Mulher não é homenagem bonitinha

O Dia da Mulher não é pra ser uma homenagem singela e bonitinha para as lindas mulheres sorridentes e fofinhas, ah, essas mulheres, tão lindas e tão geniosas, mas que os homens amam. É um dia pra botar todas as questões que precisam ser debatidas em pauta, é pra falar sobre a luta dos direitos da mulher, não sobre TPM e manicure. Não é pra ter um "tom leve".

É preciso “coragem” para chamar uma mulher de “vaca” da janela do prédio

Durante o pronunciamento de Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e TV, na noite deste domingo (8), um panelaço foi ouvido em várias cidades brasileiras. Chamar de “vaca'' não é fazer uma análise da honestidade e competência de alguém que ocupa um cargo público e sim uma forma machista de depreciar uma mulher simplesmente por ser mulher. É meio ridículo explicar a adultos que mulheres, em nenhuma hipótese, devem ser criticadas por esse ponto de vista. Ou chamadas de “prostitutas'' como xingamento genérico a qualquer comportamento em desacordo com o que se “espera'' de uma “mulher de bem''. E que prostitutas continuem a serem reduzidas a xingamento e não tratadas com o mesmo respeito despendido a qualquer outra trabalhadora.

Força feminina expressa pela arte na rua

O Dia Internacional da Mulher foi marcado, neste domingo, em Belo Horizonte, por eventos artísticos e culturais de resistência, ocupação e luta. No viaduto Santa Tereza, no centro, dezenas de mulheres se reuniram na chamada “Diversas – 1ª Mostra Feminista de Arte e Resistência”.

Mulheres de diferentes gerações mostram determinação de batalhar por direitos iguais

Carolina Nunes, Clarisse Goulart, Dehonara de Almeida Silveira e Maria Isabel de Siqueira: Dos 18 aos 70 anos, diferentes faces de uma causa que se renova.
Muitas mulheres preferem ser chamadas de femininas em vez de feministas. No entanto, depois de um período em que se pensou que elas já haviam conquistado todos os direitos, o movimento que reivindica a igualdade entre homens e mulheres toma força novamente e ganha adeptas, principalmente mais jovens.

Dia Internacional da Mulher – Comemorar o quê?

A violência contra a mulher é REAL e diária. Está nas redes sociais, nas ruas das cidades e dentro de muitas empresas e inúmeras residências. Por isso é tão importante provocarmos o debate nesse dia 08 de março e estendermos para os demais dias do ano, para o dia a dia.

domingo, 8 de março de 2015

Papa Francisco diz que mundo que marginaliza mulheres 'é estéril'

Depois de oração neste domingo, pontífice falou sobre o dia da mulher. 'Elas têm o coração mais criativo, paciente e dócil', afirmou.

Mulher: Mistério e carinho

O Dia Internacional da mulher é tempo adequado para se voltar a pensar, refletir e – por que não? –escrever sobre esta metade da humanidade da qual faço parte e que parece ter-se decidido a “sair do armário” e mostrar a que veio em nossos conturbados tempos cambiantes, líquidos e movediços.

A gênese do macho

O ego masculino, imerso em uma cultura patriarcal, opera, então, uma série de deslizes lexicais para se conceder um poder sem partilha a partir do relato da criação do livro do Gênesis.