sábado, 2 de agosto de 2014

Teóloga Ivone Gebara é condecorada com título de Doutora Honoris Causa

Além de reafirmar o compromisso das Faculdades EST com a produção teológica feminista e de gênero, a outorga do título é, sobretudo, um reconhecimento da trajetória pessoal e intelectual da teóloga, que, prestes a completar 70 anos, segue dedicando seu tempo e esforço à Teologia da Libertação e à Teologia Feminista.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Muda rota de tráfico de pessoas

Relatório mostra que rota da exploração vem mudando: Suriname e Guianas são novos destinos. Uma das causas da mudança da rota do tráfico é a ampliação da fiscalização internacional.

Portugal na rota de traficantes de menores nigerianas


Utilizam figura do asilo como estratégia para fazer entrar em Portugal raparigas que são forçadas a prostituir-se pela Europa fora. Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem registo de pelo menos 23 raparigas menores.Os traficantes servem-se do vudu para as subjugar.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vice-premiê aconselha mulheres a não rir em público

Mulheres turcas postam fotos sorrindo em resposta a comentário de vice-premiê da Turquia de que mulheres não deveriam rir alto em público (Foto: Reprodução/ Twitter/ Seda Çelik)
Uma série de fotos de mulheres sorrindo estão sendo compartilhadas desde a quarta-feira (30) nas redes sociais. Trata-se de um protesto de mulheres turcas em resposta a comentários feitos pelo vice-primeiro-ministro do país, que afirmou que “as mulheres não deveriam rir alto em público”. Mulheres de outros países também aderiram ao movimento.

A Pastoral da Mulher no Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos

A Pastoral da Mulher de BH participou ontem, primeiro Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, das ações da campanha Coração Azul, instituída pela ONU e coordenada em Minas Gerais pela Secretaria de Defesa Social.

Encontro de espiritualidade com as mulheres da Pastoral de BH

Aconteceu ontem (30)  o Retiro organizado pela  Unidade Oblata em MG, com grande presença das mulheres acompanhadas pela nossa Entidade.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas


As Nações Unidas celebram pela primeira vez o Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas nesta quarta-feira (30).  A data foi escolhida em 2013 para alertar sobre esse tipo de crime, que tem como finalidade, principalmente, “a exploração sexual, o trabalho forçado e a remoção de órgãos”, explica Joy Ezeilo, relator especial da ONU.

Cristo Redentor muda de cor contra tráfico humano

Em uma solenidade realizada na noite de segunda-feira, 28 de julho, o Cristo Redentor surgiu iluminado de azul. A iniciativa faz parte da campanha Coração Azul, criada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) na luta contra o tráfico de pessoas.Em Belo Horizonte, o Obelisco da praça Sete e o Edifício Bemge receberão hoje (30) iluminação especial.

Jesus e as mulheres: “Vocês estão livres”. Artigo de Elizabeth Johnson

Atualmente as teólogas estão descobrindo que o poder do encontro com Jesus é libertador. As suas palavras às mulheres do primeiro século ecoam através dos tempos: “Mulher, você está livre de sua doença”.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Emoção marca celebração religiosa em memória das mulheres falecidas nesta semana

Amigas, companheiras das falecidas, equipe da Pastoral da Mulher e integrantes de outras pastorais sociais participaram da missa.

Mais de 130 milhões de meninas sofreram algum tipo de mutilação genital

Quando tinha 12 anos, os pais desta menina quiseram que ela casasse com um homem muito mais velho. Foto: UNICEF/BANA2014-00451/MAWA
Novos dados divulgados pelo Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) mostram a necessidade de medidas urgentes para acabar com a mutilação genital feminina e o casamento de crianças – duas práticas que afetam milhões de meninas em todo o mundo.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

No dia 14 de novembro de 2013, a Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 30 de Julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Esta é a data em que foi aprovado o Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas adotado pela Assembleia Geral em julho de 2010. A Pastoral da Mulher de BH participará das diversas ações programadas em MG. 

Cristo Redentor será iluminado contra o tráfico de pessoas

Essa será a segunda vez, neste ano, que o Cristo Redentor será usado em uma campanha contra o tráfico de pessoas.

Formada em letras conta em livro sua história de prostituição; leia trechos

 Formada em Letras, Lola Benvenutti vai além da web e lança livro para falar de sua vida como garota de programa.

À espera da geração de mulheres que não se importam com o que os homens querem


Quando nós, mulheres, vamos tomar a coragem para mudar também o que entendemos por “felicidade”? Quando deixaremos de ensinar às nossas meninas que elas só serão felizes e completas quando encontrarem o homem de suas vidas?

domingo, 27 de julho de 2014

Hilda Furacão vive em um asilo em Buenos Aires


Quem não conhece o livro “Hilda Furação” de Roberto Drummond ? Conta a história de Hilda Gualtieri Müller, a "Garota do Maiô Dourado", uma belíssima e recatada moça da família mineira, que no dia de seu casamento, em 1.º de abril de 1959, abandona o noivo e vai viver em um prostíbulo na zona boêmia de Belo Horizonte. A verdadeira Hilda Furação atualmente mora na Argentina e aos 83 anosa relembra seu relacionamento com o marido, o jogador de futebol Paulo Valentim.

Oração de intercessão -Rubem Alves-

Ó Deus, lembro-me das pessoas que hoje não podem ter alegria: pais cujos filhos morreram; desempregados; os que estão nas prisões, sendo torturados; doentes, sentindo dor; velhos, na solidão; camponeses, sem terra; índios, vivendo os últimos dias do seu povo; aqueles que não têm o que comer.