sábado, 11 de outubro de 2014

Prostituição patrocinada pelo Estado já foi rotina na ilha de Kinmen

Paradise in Service é um filme recente de Taiwan sobre as aventuras de soldados da Guerra Fria num bordel patrocinado pelo Estado. Pode até parecer o enredo de um pornô ou uma comédia adolescente boba pós-Superbad, mas essa película está competindo em vários festivais internacionais. E o mais importante: o exército taiwanês realmente criou uma rede de bordéis gerenciado pelos militares na ilha de Kinmen, e eu estive lá.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O que os homens podem fazer para acabar com a violência contra a mulher?

“Nem todos os homens são assim.” Essa é a frase que mais escuto quando falo ou escrevo sobre violência contra a mulher, estupro, assédio, abusos, sexismo. “Nem todos os homens são assim.” Que bom! Mas há homens assim, há muitos homens assim e a prova é o número de mulheres agredidas, estupradas, que sofreram abusos e tiveram seu corpo e dignidade violentados.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Celebração de Nossa Senhora Aparecida na Pastoral da Mulher de BH

Nesta quinta  feira, 9, celebramos  no espaço Cantinho da Paz da Pastoral da Mulher  a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do  Brasil.

Quarenta mil imigrantes foram vítimas do tráfico de pessoas em 14 anos

Mais de 40 mil imigrantes vítimas do tráfico ilegal de pessoas morreram durante viagens clandestinas desde 2000. As principais rotas para o tráfico humano são da África à Europa e da América do Sul aos Estados Unidos.

Chimamanda Adichie: "Sejamos todos feministas"

A escritora Chimamanda Adichie, fotografada em Londres, em 2012. Ela diz que as mulheres são criadas para agradar aos homens (Foto: Richard Saker/REX)
Toda vez que os garçons me ignoram, me sinto invisível. Fico chateada. Quero dizer a eles que sou tão humana quanto um homem – e digna de ser cumprimentada.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Tráfico ilegal de pessoas rende a criminosos US$ 7 bi ao ano

As principais rotas para o tráfico humano, da África à Europa e da América do Sul aos EUA, geram a cada ano aos traficantes rendas estimadas em pelo menos US$ 7 bilhões, divulgou nesta segunda-feira o diretor-executivo do Escritório da ONU contra Drogas e Crime (UNODC), Yuri Fedotov.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Candidatos receberam de flagrados com trabalho escravo, diz estudo

Seis candidatos que disputam as eleições deste ano são donos, eles próprios ou sua família, de empreendimentos flagrados com trabalhadores em condições análogas às de escravos. Outros 61 são ou já foram financiados por empresas ou pessoas ligadas a esse tipo de exploração. Entre os presidenciáveis, está o candidato Aécio Neves.

Violência contra mulher e a omissão das universidades brasileiras

É absurdo o número de estupros e violência contra mulheres em universidades públicas e privadas brasileiras. Não há clareza ou precisão sobre o número exato, pois tais casos muitas vezes não são registrados. Faltam dados e sistemáticas de monitoramento. 

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Outubro Rosa alerta mulheres para os riscos do câncer de mama

Em Minas Gerais um salão de beleza itinerante viajará o estado conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce e realizando mamografias e cuidados pessoais.