sábado, 9 de agosto de 2014

Mulheres moradoras de favelas movimentam R$ 24 bi e demandam cidadania

Hoje o Brasil tem cerca de 6 milhões de mulheres vivendo em favelas, majoritariamente concentradas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em sua maioria elas são negras, casadas e mães, somam um montante de renda anual de R$ 24 bilhões e chefiam 40% dos lares.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Oito anos contra a barbárie

No primeiro semestre, as delegacias do DF receberam quase 7 mil ocorrências de violência doméstica, o equivalente a 38 casos por dia. Tal realidade se distancia cada vez mais de 2006, quando entrava em vigor a Lei Maria da Penha e apenas uma ocorrência do gênero havia sido registrada no período. Em oito anos de implementação da legislação que protege mulheres desse tipo de crime, muita coisa mudou no cenário local, principalmente a partir de tratativas mais sérias sobre a questão e do maior encorajamento delas no sentido de denunciar os algozes.

Lei Maria da Penha completa 8 anos de combate à violência doméstica

A Lei Maria da Penha acaba de completar oito anos. A lei não acabou com a violência doméstica, mas garantiu várias conquistas importantes.

Pós-feminismo

É inútil ir procurá-lo na rede: o antifeminismo não é uma prática difusa entre as jovens mulheres italianas. Como, ao contrário, ocorre nos Estados Unidos, onde a hashtag #womenagainstfeminism enfurece, novo lema das moças hostis ao emancipacionismo das mães, liquidado como agressivo, inútil e irritante por causa do injustificado vitimismo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Riscos das Redes sociais: Menor de 13 anos conhece homem pela internet e é estuprada

A adolescente matou aula para encontrar com o rapaz e disse que concordou com a relação. Apesar disso, o rapaz foi preso por estupro de vulnerável.

Em São Paulo, concurso exige exame de virgindade

Luísa*, de 27 anos, nunca imaginou ter de passar por esta situação. Ela precisou comprovar, por meio de um atestado médico, que “não houve ruptura himenal” [ou seja, que não teve seu hímen rompido] para preencher um dos requisitos do concurso público da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP). Ela é candidata a uma das quase 10 mil vagas para o cargo de Agente de Organização Escolar da seleção pública da SEE-SP.

Brasil aguarda recomendações da ONU sobre tráfico de mulheres e saúde da mulher

Devido à constatação por parte da ONU de que o governo brasileiro não estava conseguindo atender as mulheres de forma eficiente na área de saúde, e de que faltavam informações e políticas públicas para combater o tráfico de mulheres, o país foi convidado a prestar informações sobre estes dois temas em 2014.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Preso no Recife belga suspeito de tráfico internacional de mulheres para prostituição.

A organização mantida por Van Gheel levava mulheres da Romênia para a Bélgica a fim de prostituição. As mulheres eram mantidas em cárcere privado. A partir do esquema criminoso, Van Gheel construiu patrimônio, que era mantido pela fraude.

Promotores alertam para aumento de casos de exploração sexual infantil

Em moção de repúdio divulgada o passado dia 3 de agosto, promotores de Justiça de todo o país alegam "aumento significativo" no número de casos de exploração sexual de crianças no Brasil. Eles destacam que as denúncias de crimes dessa natureza recebidas pelo Disque 100 aumentaram durante o período da Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho). O número saltou de 524, de 12 de junho a 13 de julho do ano passado para 740 no mesmo período deste ano.

'Quase escravos': Corumbá é rota para tráfico de pessoas

Cerca de 95% dos bolivianos entram em Corumbá alegando que vão fazer turismo. Porém, 90% desse total vão, na verdade, em busca de trabalho. As mulheres já começam a ser enganadas assim que chegam às casas noturnas. Elas recebem uma comissão para vender a maior quantidade de bebida possível para o cliente.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

"Mulheres-caranguejo" da prostituição levam vida subumana no mangue de Santo Amaro

Elas fazem sexo no manguezal, sob efeito do crack. Com um histórico de desestrutura familiar e pobreza, estão na base da pirâmide da prostituição.

Tráfico humano cresce quase 17 vezes em um ano em SP

Entre 2012 e 2013, o número de vítimas de tráfico de pessoas subiu de 77 para 1.283, crescimento de quase 17 vezes, de acordo com a Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. O número de casos registrados foi de 18 para 66. 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A Pastoral da Mulher toma posse como integrante do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG) foi empossada no Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – CIETP/MG,  o passado dia 01 de agosto no Salão Azul do Ministério Público de Minas Gerais.

Maioria das vítimas de tráfico humano são jovens e negras

A maioria das vítimas de tráfico humano no Brasil são jovens e negras. É o que aponta relatório sobre o tema  divulgado pelo Ministério da Justiça.

domingo, 3 de agosto de 2014

Crescem casos de mulheres vítimas de estupro e golpes ao buscar relacionamento pela internet

Mulheres são as maiores vítimas de golpistas que usam a rede para praticar crimes . O perfil publicado é, invariavelmente, de um homem romântico, delicado, profissionalmente resolvido, solteiro, viúvo ou desquitado, em busca de compromisso sério e duradouro. Mulheres solitárias e carentes acreditam e investem no relacionamento virtual, mas muitos dos namoros ou noivados terminam em registros de furto, extorsão e até de estupro nas delegacias.

Os 10 conselhos do Papa Francisco para ser feliz

"Viver e deixar viver, é o primeiro passo para a paz e para a felicidade", disse o Papa Francisco, numa entrevista à "Viva", revista dominical do diário argentino "Clarín".Como parte do decálogo para a felicidade, Francisco recomendou ajudar os outros, pois se "um fica estagnado, corre o risco de ser egoísta" e "a água estagnada é a primeira que se corrompe".