sábado, 25 de julho de 2015

"Trabalhei num canavial quando criança, dormi na rua e me tornei juíza"

A juíza Antonia Marina Faleiros: quando criança, o maior desejo dela era ser vendedora em loja de departamentos  (Foto: Arquivo pessoal)
A mineira Antonia Marina Faleiros passou no vestibular após recolher folhas de apostilas descartadas de um cursinho e se tornou juíza criminal. Hoje, tenta mudar a perspectiva de vida de crianças carentes no interior da Bahia.

20 hábitos positivos que mudarão sua vida


O cérebro automatiza o que se repete sistematicamente. Aqui está um conjunto de comportamentos habituais que, ao longo dos últimos anos, eu tenho exercitado regularmente e que me trazem grandes resultados.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Estupros na USP: estão querendo 'abafar' o caso

“Tenho medo que eles abafem o caso”. A frase é da estudante do quarto ano do curso de Veterinária da Universidade de São Paulo (USP) Bianca Cestaro de Almeida, vítima de um estupro ocorrido em julho de 2013, em um alojamento em Pirassununga, no interior de São Paulo. A sindicância interna concluiu que o agressor dela é culpado, mas a aluna e um professor disseram ao Brasil Post temer que nada aconteça.

MPF/TO consegue condenação por tráfico internacional de mulheres

O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) conseguiu, na Justiça, mais uma condenação por tráfico internacional de pessoas. Laurita Soares de Abreu foi condenada a sete anos de reclusão, em regime semi-aberto. Ela participou, de 2006 a 2007, de grupo que enviava mulheres a Espanha para se prostituírem.

‘Não me admiraria se o Papa nomeasse mulheres cardeais’

O papa disse que as mulheres são importantes porque são mais da metade da Igreja e são as mães e irmãs da outra metade e isso não é pouca coisa e não é justo mantê-las afastadas e elas têm que ajudar a encontrar os melhores caminhos para as escolas. Como não há a exigência da ordenação episcopal e sacerdotal para ser cardeal – é antes um título para determinada função – não me admiraria se nomeasse algumas mulheres cardeais para, juntos, pensarem a totalidade da Igreja, porque se olha para a Igreja com o olho masculino, machista, patriarcal; uma mulher tem outra sensibilidade.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Mulheres descobrem criatividade e talentos em oficinas de artesanato


Aliar artesanato à conscientização ambiental, com beleza e simplicidade, é o objetivo das oficinas de artesanato desenvolvidas na Pastoral da Mulher de BH- Unidade Oblata em MG-.

MP acusa nove pessoas por tráfico de mulheres de África para Europa

A rede recrutava mulheres em África ou Centros de Instalação Temporária e depois explorava-as sexualmente.

Justiça marca audiência de jovem que confessou morte de garota de programa em Uberlândia

Kesia Freitas Cardoso, de 26 anos, foi morta com uma facada no pescoço
O mecânico Iron Guilherme Alves, de 23 anos, vai participar de audiência de instrução e julgamento em setembro deste ano. Ele responde o processo em liberdade.

França cria plano de ação para combater assédio sexual contra mulheres no transporte público

Pesquisa constatou que 100% das usuárias já foram assediadas dentro de metrôs e ônibus; medidas serão aplicadas em território nacional a partir de outubro.

Homens arriscam suas vidas para salvar escravas sexuais do Estado Islâmico

Nos piores momentos da humanidade surgem os maiores heróis. A máxima está sendo colocada em prática no Oriente Médio, em parte tomado pelos jihadistas do Estado Islâmico. Por lá, homens se juntaram e formaram grupos de resistência que tem como objetivo salvar mulheres tratadas como escravas sexuais pelos terroristas.

Aborto de “bandidos” no útero: Ou como o poço não tem fundo no Brasil

“Um dia, nós chegaremos a um estágio no qual seremos capazes de determinar se a criança no útero da mãe tem tendências criminais e, se sim, a mãe não será autorizada a dar à luz.”

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Papa Francisco demanda uma atitude mais enérgica da ONU contra o tráfico de pessoas

Papa quis participar pessoalmente do encontro organizado pelo Vaticano que reúne prefeitos de todo o mundo, de Nova Iorque a Paris, de São Paulo a Buenos Aires, sobre o tráfico de seres humanos, ou seja, as várias formas de escravidão moderna, além de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

Em Salvador (BA) prostituição vive o auge da decadência


Prostitutas se queixam de que os clientes estão cada vez mais escassos - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE
 Um único bar, o 51, e poucas moças que ainda tentam sobreviver com a venda de prazer são o que restou de uma época em que a  Ladeira da Montanha foi símbolo da prostituição em Salvador.

Quem foi Maria Madalena?

O discurso de um Papa foi responsável pela má fama que Maria Madalena carregou durante séculos, mas descobertas recentes apontam que ela teria sido, na verdade, a discípula preferida de Jesus. Esse engano data do século VI, quando o Papa Gregório Magno fez um discurso identificando a ‘mulher pecadora’ que se arrepende e cai aos pés de Cristo (e que, nos evangelhos, é na verdade uma personagem anônima) como sendo Maria Madalena”. Saiba mais agora

Pesquisadores reconstroem o rosto de Maria Madalena

Imagem sem 'efeito' de Madalena será divulgada oficialmente em 19 de julho (Foto: Ebrafol / Divulgação)
O rosto de Maria Madalena, que segundo a Bíblia foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus após a ressurreição, teve sua face reconstruída a partir do próprio crânio. 

terça-feira, 21 de julho de 2015

Machismo na universidade: as putas que “dão trabalho”

Fotos: Ana Lucena e Paula Guimarães

“Puta” está entre os termos mais usados para xingar mulheres que fazem uso do seu direito sexual – esse situado no campo dos direitos humanos. Assim como os similares vadia e vagabunda, só tem cunho sexual quando flexionado no gênero feminino. 

Campanha contra a hepatite com testes rápidos começa na capital

As atividades acontecerão de 8h às 16 horas, no 2º andar do Terminal Rodoviário da capital; até junho de 2015 foram notificados 30 casos de hepatite C, e 39 de B, no município.

A objetificação da mulher e a naturalização do machismo na mídia

Nós mulheres ouvimos desde muito pequenas frases como: “não faça isso, isso é coisa de menino”, “isso não são atitudes de mocinha”, “meninas não devem fazer isso”, e simplesmente crescemos achando que somos incapazes de realizar “tarefas masculinas” ou “agir como “meninos”.

Feministas protestam contra desvios na Petrobras

Grupo protestou contra suposto uso de dinheiro público para pagar 'festas de luxo e prostituição' a políticos envolvidos em Petrolão.

Empunhando bastões e vestidas de rosa, indianas criam grupo de autodefesa contra machismo

Seguindo a máxima ‘fale suave e carregue um grande bastão’, a Gulabi Gang (Gangue de Rosa) se defende da violência e combate corrupção na Índia

Em uma região cheia de histórias, entre o Taj Mahal e a milenária cidade de Varanasi, milhões de mulheres têm sido espancadas, humilhadas e caladas à força no estado hindu de Uttar Pradesh. Ali mesmo, há trinta anos, uma mulher das castas mais baixas chamada Phoolan Devi decidiu se vingar de seus estupradores e acabou se transformando na rainha dos bandidos. 

segunda-feira, 20 de julho de 2015

“A [violência] psicológica, às vezes, a mulher nem percebe, são as micro violências cotidianas”

Maria José de Oliveira Araújo, especialista em saúde da mulher pela Sorbonne participa do encontro de entidades da saúde de Canoas que discute nova abordagem para a saúde mental das mulheres. | Foto: Caroline Ferraz/Sul21

“O casamento é um risco para a vida das mulheres”, diz médica especialista em saúde mental feminina.

Prisões femininas: presas usam miolo de pão como absorvente

As condições precárias nas quais as detentas sobrevivem, usando jornal como papel higiênico, são relatadas em livro escrito por jornalista.

Documentário discute papel da mídia na 'objetificação' da mulher

Curta-metragem 'Mulheres brasileiras: do ícone midiático à realidade' critica a forma com que os meios de comunicação no país exploram a imagem das mulheres e impõem padrões estéticos e comportamentais.

Cartões clonados, prostituição e pedofilia: crimes escondidos no mundo dos jogos online

Jovem de 21 anos conta que fez strip-tease para ter vantagens em game. Para comprar crédito, jogadores chegam a usar cartões clonados.

domingo, 19 de julho de 2015

Como ovelhas sem pastor


Um dia o rosto desta Igreja mudará. Aprenderá a atuar com mais compaixão; esquecerá os seus próprios discursos e escutará o sofrimento das pessoas. Jesus tem força para transformar os nossos corações e renovar as nossas comunidades.

As duas faces de uma mesma moeda: tolerância e intolerância


Tolero para não eliminar os outros ou o outro que me molesta por sua maneira de existir ou simplesmente por sua existência em minha circunstância. Tolero porque o outro se apresenta talvez como aquele que eu não gostaria que estivesse em minha história e tenho que conviver com ele apesar dos pesares. Tolero porque intuo às vezes que o outro do qual me afasto é em parte minha sombra, meu rosto oculto, a expressão negada de meu próprio eu. A tolerância nesse sentido já nutre as raízes da intolerância.