sábado, 15 de agosto de 2015

Deus clama aos ricos o que é roubado dos pobres

Maria proclama também o Deus dos pobres, porque "tira de seus tronos os poderosos" e deixa-os impotentes para continuar com sua opressão; pelo contrário, "exalta os humildes" para que recuperam sua dignidade. Clama aos ricos o que é roubado dos pobres e "os despede de mãos vazias".

Saiba se seu cônjuge é um tirano financeiro

Pode começar de forma inocente: talvez seu cônjuge lhe peça para ver o recibo do supermercado ou diga que viu o extrato de sua conta bancária por acidente.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A Pastoral da Mulher de BH participa das Pré-Conferências Municipais


A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG)  participou da Pré-Conferência Municipal da Regional Centro Sul de Assistência Social e da Pré-Conferência de  Políticas para as Mulheres. Na primeira estivemos representados por Viviane Fonseca e na segunda pela ir. Evelyn Caroline  e por Isabel Brandão.

Apresentação do curso de cuidadora de idosos teve grande adesão

 Aconteceu nesta quinta feira (13) a apresentação do curso de cuidadora de idosos que será realizado na Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata  em MG) em parceria com Crisol  (Centro de Referência da Formação e Capacitação das Pessoas), e dirigido às mulheres que são acompanhadas pela nossa Instituição.

Arte e Reciclagem : Artesanato Sustentável

Esta semana, além de prosseguir com a conscientização sobre consumo responsável e  ações baseadas na sustentabilidade, confeccionamos umas lindas maletinhas com material reciclável, usando embalagens de shampoos,  água sanitária, cloro ou desinfetante.

"A sociedade quer a favela para ter cozinheira, faxineira e lavadeira"

Beltrame em sua sala na Secretaria de Segurança Pública, no centro do Rio
Em entrevista exclusiva, José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio, afirma que o estado perdeu o combate ao tráfico e que apoia a descriminalização da posse e do consumo de drogas no país.

'Book rosa': modelo conta que já sofreu muito assédio

Sheron Lisboa foi convidada a se cadastrar em um 'site de acompanhantes' e não parou mais - Por onde passava, ela chamava atenção por sua beleza e carisma. Foi o que bastou para ser convidada a trabalhar como modelo. Depois de dizer sim às passarelas, Carla Santos, 36, passou a ser constantemente assediada.

As mulheres que aprenderam a defender seu clitóris

Duas mulheres da comunidade embera-chamí. / FREDDY CABARCAS (UNFPA COLOMBIA)

Norfilia Caizales não sabia que lhe faltava uma parte do corpo até alguns anos atrás. Foi uma boa mulher desde menina. Sua mãe a ensinou a moer o milho, a amassar arepas e a se responsabilizar pela casa, mas não a ter filhos. Com isso se deparou depois. Seu aparelho reprodutor foi sempre um mistério, não sabia o que era menstruação nem deixou que seu marido a tocasse até que, confusa, um mês depois de se casar foi ver um padre, que a confortou quando lhe disse que o contato dentro do casamento não é pecado.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Uma em cada 5 mulheres já foi espancada no Brasil


Uma em cada cinco mulheres no Brasil já foi espancada pelo marido, companheiro, namorado ou ex. E apesar de 100% das brasileiras conhecerem a Lei Maria da Penha, promulgada há nove anos, elas ainda se sentem desrespeitadas. Ciúmes e bebida aparecem como as principais causas da violência, que já vitimou 18% das mulheres brasileiras. Aumentaram os registros de violência psicológica e diminuiu a sensação de proteção.

Redes de tráfico humano jogam milhões de mulheres na prostituição na Índia

Índia tem 3 mi de mulheres e meninas vítimas do tráfico humano-BBC-
Em uma sociedade que trata as representantes do sexo feminino como um peso é fácil as redes de tráfico de pessoas fazerem milhões de meninas e mulheres indianas se prostituírem, com argumentos, inclusive, de que esse é o destino reservado a elas.

Milhares de mulheres chegam a Brasília para a Marcha das Margaridas

Acreditar, confiar e sonhar. Esses têm sido os verbos mais conjugados entre as trabalhadoras rurais que chegam à Marcha. 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Debate: Cuidar da casa comum! A Encíclica do Papa Francisco

O Centro Loyola irá realizar o dia 18 de agosto um debate sobre a Encíclica “Laudato si” do Papa Francisco, com o intuito de traçar um panorama da Encíclica e sua relação com os desafios e oportunidades da sustentabilidade na realidade brasileira.

Estudante tem vida destruída após aparecer como prostituta em redes sociais.


A Polícia Civil investiga um caso de difamação contra uma estudante universitária de 23 anos. Cartazes associados à prostituição foram colados com os dados de Bruna Souza Brito na região onde ela trabalha. Posteriormente, as imagens foram parar na internet e a jovem passou a receber mensagens de supostos clientes do mundo todo.

Anistia Internacional decide defender descriminalização da prostituição

Após ser alvo de críticas por veículos de imprensa e até atrizes de Hollywood, a ONG de direitos humanos Anistia Internacional aprovou nesta terça-feira (11) uma resolução permitindo a criação de uma campanha para proteger profissionais do sexo, que inclui a defesa da total descriminalização da atividade.
“Profissionais do sexo são um dos grupos mais marginalizados no mundo e são alvo de constante discriminação, violência e abuso na maioria das instâncias”, afirmou Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional, em texto divulgado pela entidade.

Rita Cadillac: 'A moda é dizer book rosa, mas o que eu fiz foi prostituição'

Rita Cadillac (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
A dançarina revela que fez programas sexuais quando tinha 17 anos: 'Eu era recém-separada, com um filho embaixo do braço e precisava comer'.

Donas do próprio destino: as mulheres que desafiam os índices de desigualdades

O empreendedorismo para a mulher negra, que já tem uma luta dobrada para enfrentar os preconceitos de gênero e de raça, tem sido um caminho promissor para driblar as altas taxas de desemprego e os baixos salários. Aliado ao conhecimento, esse formato de trabalho autônomo, tem contribuído para a conquista de respeito social, identidade e sucesso para muitas mulheres.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Estas 27 mulheres enfrentaram suas inseguranças e querem que você faça o mesmo

"Eu não sou a minha bulimia".

"Eu não sou meus ataques de pânico."

"Eu não sou a minha agressão sexual."

Estes são apenas alguns dos mais profundos e obscuros pensamentos que as pessoas têm revelado ao fotógrafo Steve Rosenfield em seu ensaio fotográfico "Que eu seja" - que quer construir seguranças por meio das inseguranças de todo mundo.

Você é viciada em WhatsApp? Faça o teste

 O WhatsApp alcançou, neste ano, 700 milhões de pessoas ao redor do mundo. "Boa parte dessas pessoas mantêm um uso abusivo com a tecnologia", afirma especialista (Foto: Thinkstock)
Pesquisadores da UFRJ estudam a dependência digital e já fornecem tratamento em casos mais graves.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Curso de dança de salão terapêutica


A Pastoral da Mulher de BH, unidade Oblata em MG, começou um curso de danças de salão ministrado por um de nossos talentosos voluntários, o mexicano Eduardo  Mejia.

Tráfico de pessoas é tema de debate na Câmara Legislativa

Abrir os olhos da população para um crime muitas vezes dissimulado: o tráfico de pessoas. Esse foi o objetivo da reunião pública realizada na manhã desta segunda-feira (10), na Câmara Legislativa. Por iniciativa do deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), autoridades, assistentes sociais e estudiosos do tema debateram o problema, que também assola o Distrito Federal.

É preciso avançar para construir uma sociedade em que os homens não negligenciem seus papéis domésticos e paternos

O aparecimento de propagandas com homens sorridentes e crianças felizes em seus braços indica que o Dia dos Pais está chegando. Entre anúncios e mensagens compartilhadas nas redes sociais, chama atenção a quantidade de pessoas que não parabenizam seus pais, mas agradecem às suas mães por terem desempenhado duas funções durante toda a vida. Na realidade que ultrapassa os sorrisos da televisão, muita gente não teve um pai presente e faz questão de falar sobre isso.

Sobre a repressão às prostitutas

Talvez pouca coisa seja mais reveladora da hipocrisia e moralismo irresponsável de nossos tempos do que não conseguirmos admitir que mulheres trabalhadoras estejam sendo sistematicamente isoladas de decisões sobre o trabalho que exercem, silenciadas, relegadas à categoria de seres não pensantes, empurradas para a clandestinidade ou mesmo mortas em série pela máxima culpa de uma sociedade que prefere o pânico moral à sensatez.

Funk, o ‘bonde’ da revolução sexual feminina

Você pode não gostar do estilo, da batida, do som, da melodia e, principalmente, do conteúdo explicitamente pornográfico das letras e coreografias. Mas o funk brasileiro tem sido interpretado, por muitas mulheres do Brasil, como um dos gritos de liberdade nos dias atuais - com um detalhe importante: quando cantado por elas próprias. 

Delegacia da Mulher deu início, há 30 anos, a políticas de combate à violência

A cada duas horas, uma brasileira é morta em situação violenta. Uma em cada cinco mulheres afirma ter sofrido algum tipo de agressão por parte de um homem.

domingo, 9 de agosto de 2015

No dia dos pais: As lições da orfandade


...Aproveitem seus pais.  Deem-lhes muitos, infinitos abraços e beijos. Digam até cansar que os amam. Cuidem deles para que fiquem mais tempo, o maior tempo possível, junto de vocês.            Mas sobretudo, não percam a ligação e a sintonia com a paternidade divina. Dali jorra uma fonte pura, que é graça e vida em abundância...