sábado, 23 de abril de 2016

A monja que descreveu o orgasmo feminino

Filme Visão da Vida de Hildegarda de Bingen mostra vida da monja, de uma longa série de mulheres influentes tanto na religião como na política
Conheça a monja medieval que foi pioneira ao descrever orgasmo do ponto de vista de uma mulher. Hildegarda de Bingen foi pintora, poeta, compositora, cientista, doutora, monja, filósofa, mística, naturalista, profeta e, talvez, a primeira sexóloga da história.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

‘A mercantilização dos serviços públicos aumenta a exclusão e marginalização das mulheres’, aponta ativista

Verónica Montúfar, coordenadora mundial para Questões de Gênero e Equidade da ISP. (Foto: Leo Hyde/ISP)
Essa é a conclusão de Verónica Montúfar, da Internacional de Serviços Públicos (ISP). “Quando não há serviços de saúde, são as mulheres que cuidam dos doentes. Quando não há escolas, são elas que proveem educação aos seus filhos. Na ausência de serviços públicos, são as mulheres que os substituem.”

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Nós precisamos do feminismo

O machismo é assustador. Causa medo, pânico, oprime, violenta, causa dor, causa morte, é um dos retratos mais cruéis do patriarcado na formação dos espaços sociais. Não é a toa que sempre vemos estampados nas capas dos periódicos casos brutais de feminicídios que cerceiam a vida das mulheres.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Tiradentes, as prostitutas e outra história do herói da Inconfidência Mineira

Há muito tempo se faz menção de que muitos casamentos são mantidos graças aos serviços prestados por meretrizes e pelas atitudes amorosas das amantes que povoam desejos não realizados pelas esposas. Em Minas Gerais na época colonial, a atuação das “mulheres de vida fácil”, como se costumam rotular as profissionais do sexo, foi muito comum. Mulheres brancas – tanto solteiras, quanto casadas – como negras e mulatas, escravas ou forras, usavam da prostituição como fonte de renda para si, seu maridos, suas mães e proprietários.

Os meninos foram ao circo... Uma crônica sobre o impeachment -por Ivone Gebara-

Ivone Gebara, teóloga, comenta a sessão da Câmara dos Deputados, realizada no domingo, 17-04-2016, aprovando a admissibilidade do impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Senhoras e senhores entrem, entrem que a grande apresentação vai começar... Entrem sem pressa e assumam seus lugares. Há espaço para todos! Em breve as portas serão fechadas e a comunicação exterior poderá ser feita apenas pelos celulares. São admitidos ‘selfis’, fotos em conjunto, filmagens do evento... Todos nós aqui presentes seremos parte do espetáculo.

Genebra vira "hub" europeu de "casas de massagem" -- muitas com condições precárias


A regulamentação estrita dos prostíbulos é vista como um sistema eficaz, na medida em que permite evitar o tráfico de mulheres e zelar por sua saúde e segurança. Mas a regulamentação reforçada fragilizou recentemente a situação das prostitutas mais precárias.

Taxa de feminicídios no Brasil é quinta maior do mundo

No Brasil, a taxa de feminicídios é de 4,8 para 100 mil mulheres – a quinta maior no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2015, o Mapa da Violência sobre homicídios entre o público feminino revelou que, de 2003 a 2013, o número de assassinatos de mulheres negras cresceu 54%, passando de 1.864 para 2.875.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Dinheiro investigado na Lava Jato pagava até prostituição de luxo

O dinheiro desviado da Petrobras teria sido usado para pagar programas em um esquema de prostituição de luxo, que incluiria até mesmo “famosas da TV”. Os detalhes dos programas foram explicados ao MPF (Ministério Público Federal) e à PF (Polícia Federal) pelo doleiro Alberto Youssef e Rafal Angulo Lopez, seu emissor.

Leonardo Boff: A volta reacionária da religião e da família

Poucas vezes se usou tanto o santo nome de Deus em vão quanto neste julgamento de exceção do Impeachment.

Sancionada lei que proíbe revistas íntimas de funcionárias em locais de trabalho

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que proíbe revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho. A Lei 13.271 foi publicada na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União.

Italiano preso em Goiana suspeito por desaparecimento de garota de programa

À polícia, Ingenito negou que tivesse responsabilidade no sumiço de Josefa e garantiu que testemunhas já a viram na rua depois da briga entre o casal. Foto: Polícia Civil/Divulgação        
Antônio Ingenito é o principal suspeito pelo desaparecimento de Josefa Cristina de Lima, que foi vista pela última vez em dezembro.

Ainda que persista a discriminação, o que importa é que estamos falando sobre a violência de gênero

Trabalhar com questões de gênero é trabalhar o tempo todo: quando se escolhe como objeto de investigação a estrutura das relações entre mulheres e homens, todo o nosso entorno se transforma em um grande observatório no qual é possível perceber o quanto os significados atribuídos ao feminino e ao masculino permeiam todas as relações sociais e produzem os mais diferentes resultados.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Deus e os netos dos deputados derrubaram a presidenta do Brasil

Grande parte dos 513 deputados que hoje votaram pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff pareceram esquecer os reais motivos que estavam em discussão. Deputados defenderam a destituição de Rousseff pelas razões mais diversas: “pela esposa Paula”, “pela filha que vai nascer e a sobrinha Helena”, “pelo neto Gabriel”, "pela tia que me cuidou quando era criança", “pela minha família e meu Estado”, “por Deus”, “pelos militares do 64”, “pelos evangélicos”, “pelo aniversário da minha cidade”, “pela defesa do petróleo”, “pelos agricultores” e até “pelos corretores de seguros do Brasil”.

Um trabalho como qualquer outro? Precisamos falar sobre trabalho doméstico

Babá passeia com carrinho de bebê no "Parque das Babás" em área nobre de São Paulo. Foto de Felipe Souza/BBC Brasil.
Carregamos a herança de séculos de escravidão, uma ferida que não será cicatrizada, porque tentamos abafa-la, esconde-la. Há uma relação de desigualdade que é muito forte nessa relação que HOJE é uma relação trabalhista.

Sequestradas pelo Estado Islâmico revelam rotina

Fugitivas que haviam sido sequestradas pelo grupo armado extremista Estado Islâmico em 2014 revelaram o estilo de vida abusivo a que eram submetias . Human Rights Watch,  organização não-governamental de direitos humanos que está dando apoio a essas mulheres,  divulgou na  terça-feira (5) , a situação de fugitivas que foram estupradas e negociadas entre os membros antes de fugirem.

domingo, 17 de abril de 2016

Escutar sua voz e seguir seus passos

Se não queremos que a nossa fé se vá diluindo progressivamente em formas decadentes de religiosidade superficial, no meio de uma sociedade que invade as nossas consciências com mensagens, slogans, imagens, comunicados e reclames de todo o gênero, temos de aprender a colocar no centro das nossas comunidades a Palavra viva, concreta e inconfundível de Jesus, nosso único Senhor.