sábado, 28 de setembro de 2013

“Tergiversa-se sobre o conceito de feminismo e é entendido como o machismo nas mulheres”. Entrevista com Martha Noya

O discurso patriarcal, tão impregnado no discurso público, associa o feminismo como o contrário do machismo, ou sua versão feminina. Entende-se o feminismo como o machismo nas mulheres. Isto é uma grande tergiversação do conceito e sentido político do feminismo.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MP denuncia 13 envolvidos em esquema de prostituição que oferecia "cardápio de mulheres"

A quadrilha que oferecia mais de 50 mulheres para programas em BH e interior vai responder por favorecimento da prostituição, rufianismo, entre outros crimes. Eles podem ser condenados a pagar indenização civil da sociedade por dano material coletivo.

A Maria da hierarquia, tão diferente da nossa -Joan Chittister-

Maria era uma mulher não intimidada pela Encarnação, que não devia nada a respostas masculinas, não intimidada a dar orientações sobre o que deveria ser feito, que tinha um alto senso de responsabilidade pessoal e que não tinha nem um pouco de dúvida sobre o seu lugar na hierarquia da Igreja.

A reviravolta da mulher cardeal. O Papa Francisco e o último tabu.

A nomeação de uma mulher cardeal constituiria um ato de mudança forte, significativo, daqueles que já estamos acostumados a esperar do Papa Francisco. Certamente, seria uma revolução tão forte a ponto de sacudir a posição de desconfiança e de desinteresse que grande parte do clero assume com relação às mulheres, religiosas e leigas.

A violência contra as mulheres e o Estado indiano

“Estamos em um Estado patriarcal que não só saqueia os recursos naturais do país, mas também a dignidade e os direitos das suas mulheres. A vulnerabilidade das mulheres e das crianças nas ‘zonas de conflito’ é um tema popular, mas quando é o Estado quem perpetra a violência perde todo o interesse. Há um abismo entre os direitos, a justiça e a liberdade". 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lei Maria da Penha tem impacto nulo sobre feminicídios no Brasil

Ao contrário do que se pensava, a Lei Maria da Penha teve impacto nulo sobre a mortalidade de mulheres por agressões, o chamado feminicídio.

Em Minas Gerais, 17 mulheres morrem por dia vítimas de violência doméstica

O número pode ainda ser maior levando em consideração os casos que não vão à tona; muitas mulheres não denunciam o agressor por medo de perder o sustento ou romper a família.

As veteranas da prostituição no centro de SP

Invisíveis para a sociedade, idosas de até 65 anos estão entre as profissionais do sexo da Estação da Luz

Parte de uma população invisível, prostitutas, travestis e usuários de drogas dividem o centro de São Paulo longe das políticas públicas. À margem da Estação da Luz, famosa pela sua arquitetura europeia, mulheres que ‘fazem a vida’, como elas definem, são confundidas com passageiras das linhas de metrô e trem que percorrem a estação. 

Em sete anos, Lei Maria da Penha acumula 700 mil ações contra agressores

Exatos sete anos após entrar em vigor, em 22 de setembro de 2006, a Lei Maria da Penha acumula perto de 700 mil procedimentos judiciais contra agressores de mulheres no Brasil, entre atendimentos, medidas de proteção e prisões, segundo levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prostitutas vítimas de perseguição na ditadura reivindicam anistia

Lourdes Barreto se prostituiu por 53 anos. Hoje, com 71, e uma das principais líderes do movimento da categoria no país, preside o Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará e tem muitas histórias de confronto com a ditadura militar. Foi presa várias vezes, apanhou e liderou movimento pela reabertura da zona do meretrício em Belém, fechada pelos militares em 1971. 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Papa Francisco contempla entre suas reformas a nomeação de uma mulher para cardeal

Francisco quer resolver esse problema durante o seu pontificado porque está convencido de que a Igreja de hoje está manca e coxa sem a mulher no lugar que lhe corresponderia, que seria nada mais nada menos que aquele que já teve nos inícios do cristianismo, onde exerceu um enorme protagonismo.

Tráfico de pessoas: 86% das vítimas são mulheres

Quatro milhões de pessoas por ano em todo o planeta são vítimas das redes criminosas do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Mulheres, meninas e adolescentes são a grande maioria (86%) das vítimas desse "silencioso” crime, que atua com base no aliciamento, engano, ameaça e outras formas de coação e violações. 

Ato público contra o tráfico de mulheres e crianças em BH


A Pastoral da Mulher em parceria com a Conferência de Religiosos do Brasil-MG,  a Rede Um Grito Pela Vida e o Instituto Santo Tomas de Aquino(ISTA) realizaram hoje na Praça Sete, centro de Belo Horizonte, um ato público contra o tráfico e a exploração sexual de mulheres e crianças.

Meninas de 9 a 13 anos poderão tomar vacina contra o HPV

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária de meninas que receberão vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. A partir de 2014, jovens entre 11 e 13 anos passarão a receber as doses. Em 2015, outra faixa etária será beneficiada: pré-adolescentes entre 9 e 11 anos. As aplicações serão gratuitas.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Denúncias de abuso e exploração sexual de crianças aumentam mais de 100% em 2012

O Grupo Cultural AfroReggae lançou no último dia 12 de setembro uma pesquisa com base nas denúncias recebidas pelo serviço de Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, o Disque 100, entre os anos 2011 e 2012, em todos os estados do país, que revela o perfil das vítimas e dos suspeitos, e onde estão concentradas as maiores ocorrências destes crimes.

domingo, 22 de setembro de 2013

“Não é possível servir a Deus e ao Dinheiro”

Cada vez é mais visível o sistema que leva uma minoria de ricos a acumular mais poder, abandonando na fome e na miséria milhões de seres humanos. É uma insensatez insuportável. Inútil olhar para o outro lado. Os seguidores de Jesus não podem viver fechados numa religião isolada deste drama humano.

Caminhada de conscientização contra o tráfico de pessoas ocorrerá neste domingo em Salvador (Ba)

Neste domingo, 22, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) promove, através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), a Caminhada Coração Azul com concentração marcada, às 9h, no Cristo em direção ao Farol da Barra, em Salvador. O objetivo é chamar a atenção da população para o crime de tráfico de pessoas.