sábado, 12 de março de 2016

Não adianta se emocionar com Gaga se você é indiferente ao estupro

Não. Não adianta se emocionar com a performance da Lady Gaga no Oscar se você é complacente com abuso.
Domingo eu chorei pela força de uma música.
Pela força de uma mulher e pela força de várias pessoas que se levantaram contra o abuso sexual.

Mulheres, futebol e patriarcado: com que direito excluímos e negamos a participação da mulher como agente principal do futebol?

Em fevereiro, torcedoras do Atlético Mineiro denunciaram que clube objetifica corpos femininos; em janeiro, Messi ganhou a Bola de Ouro pela 5ª vez, Marta realizou a façanha antes. Ele ocupou as manchetes, ela não.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Brasileira negra ganha menos de 40% que brasileiro branco

A mulher brasileira conquistou espaço no mercado de trabalho. É mais bem qualificada, gasta mais tempo que os homens estudando e ainda dá conta dos trabalhos no lar. São 25 horas por semana dedicadas a roupa, louça, vassoura e outras tarefas de casa. Os homens gastam 10 horas. Mas a mulher ganha em média 30% menos que o homem.

'Você tentou fechar as pernas?', pergunta juíza à vítima de estupro

"Você fechou bem as pernas?". Foi assim que uma juíza espanhola se dirigiu a uma vítima de violência sexual. Segundo a associação feminista Clara Campoamor, a juíza Carmen Molina Mansilla ultrapassou todos os limites ao violentar - com perguntas - uma mulher que havia sido estuprada. A entidade solicitou que a mulher seja suspensa ou removida do cargo que ocupa imediatante.

Ideologia de gênero -por Frei Betto-


Família e escola costumam silenciar quando se trata de temas radicais (de raiz) da vida, como sexo, dor, morte, fracasso, ruptura conjugal, falência etc. Não raramente dão educação sexual como meras aulas de higiene corporal para se evitar doenças sexualmente transmissíveis. O fundamental não é abordado: a constituição do amor como vínculo afetivo e efetivo.

Zika é um drama de grandes proporções especialmente para mulheres

Estamos com risco de termos milhares, talvez em longo prazo até centena de milhares, de crianças nascendo com deficiências severas por conta da microcefalia. A grande maioria não vai caminhar, falar e terá uma vida quase vegetativa.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Seminário de Pesquisa sobre prostituição inspira estudantes

O Espaço Dom Helder sediou, no último sábado (5), seminário de Pesquisa Monográfica promovido pelos professores Mariza Rios e Rogério Monteiro. Na primeira parte, os estudantes acompanharam palestras das pesquisadoras Débora Brasil, que abordou a prostituição no Brasil, e Ana Virginia Gabrich, que discutiu a relação entre o Direto e a manipulação genética.

Como acontece o tráfico de mulheres na Amazônia?

A antropóloga Irailde Caldas, alerta sobre o tráfico de mulheres na Amazônia e fala das vertentes sobre como ele se dá
Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus), houve um crescimento de 106,2%, no número de denúncias de tráfico de pessoas, no Amazonas, entre os anos de 2011 e 2013, e as mulheres representaram 66,6% das vítimas.

8 de Março é dia de luta. Não se esqueça disso ao te darem bombons e parabéns

O 8 de Março é um dia de luta. Não nos esqueçamos disso quando vierem nos entregar flores, bombons e parabéns.

Café Amargo: Relatório liga trabalho escravo no Brasil a multinacionais

Libertação de dois adolescentes em fazenda no sul de Minas Gerais. Foto: Lilo Clareto

A existência de graves problemas trabalhistas na produção do café brasileiro é o foco de um relatório que acaba de ser lançado pela ONG dinamarquesa Danwatch. Além de casos de trabalho análogo ao de escravo no setor, a investigação chama a atenção para flagrantes de trabalho infantil e para o uso de agrotóxicos proibidos na Europa em lavouras do país. 

Feminicídio: “Estupros eram no escuro, no beco; agora são coletivos, em público”

Secretária nacional de enfrentamento à violência, Aparecida Gonçalves analisa aumento da crueldade contra a mulher e um ano de lei do feminicídio

Um crime bárbaro chocou o Brasil em 2015: quatro adolescentes foram brutalmente agredidas, estupradas e depois amarradas por quatro rapazes. O caso ficou conhecido como estupro coletivo de Castelo do Piauí. Danielly Rodrigues, de 17 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu algum tempo depois.

Não é o shortinho, é o que o shortinho representa

O abaixo-assinado Vai tershortinho sim, feito por alunas do tradicional Colégio Anchieta, em Porto Alegre, fez verão na mídia aqui do sul durante toda a última semana. No manifesto  que acompanha a petição – que já conta com mais de 20 mil apoiadores – as gurias exigem que algumas regras do vestuário sejam alteradas pela escola. Criada por alunas do ensino médio e acompanhada por uma carta aberta aos coordenadores e diretores da instituição, a ação tipicamente feminista deixou muita gente confusa.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Mulheres ocupam prédio em protesto contra a violência doméstica em BH

Um grupo de pessoas realizou um protesto na manhã da passada terça-feira (8) no centro de Belo Horizonte. A data foi escolhida em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo no dia 8 de março. 

Moradoras de rua de BH ganham kit de higiene no Dia Internacional da Mulher

Moradora de rua recebe bolsa com produtos de higiene no Dia Internacional da Mulher em BH, Minas Gerais
Uma campanha feita por meio das redes sociais arrecadou bolsas usadas contendo kits com itens de higiene pessoal que estão sendo distribuídas, nesta terça-feira (8), a mulheres que moram nas ruas da região central de Belo Horizonte.

Machismo, a opressão primeira


Foi base para propriedade privada e capitalismo. Deu forma à Igreja. Antecede as classes sociais. Modela as instituições. Mas pode ser destruído…

terça-feira, 8 de março de 2016

Celebração do Dia da Mulher na Pastoral

A Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG,   promoveu nesta  terça feira(8)  uma grande e animada festa, com o tema “Filhas da Luta”, para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

O Dia da Mulher não é homenagem bonitinha

O dia 8 de Março é importante porque a mulher ainda é oprimida: quando formos realmente tratadas como iguais, poderemos transformá-lo em uma comemoração.

O que as mulheres não aguentam mais ouvir na rua

Gostosa! Delícia! Casa comigo! 98% das mulheres afirmam que já sofreram cantadas nas ruas e 83% acham que isso não é legal, segundo dados da pesquisa Chega de Fiu Fiu. O HuffPost Brasil foi para as ruas de São Paulo para perguntar às mulheres o que elas não aguentam mais ouvir nas ruas.

Confira o Jornal da Rede Oblata


Neste Dia Internacional da Mulher a Pastoral da  Mulher de BH e a  Rede Oblata, ao tempo em que parabeniza à todas as Mulheres pelo seu dia, compartilha a Edição Especial do Jornal da Rede. Confira a edição completa acessando  https://www.dropbox.com/s/qc4opj4l4qlkjif/Jornal%20da%20Rede%20Março%202016.pdf?dl=0

As mulheres cuidam dos filhos, trabalham mais e ganham menos

As mulheres do mundo passam mais tempo do que os homens em atividades domésticas não remuneradas, principalmente no cuidado com os filhos. Até dez anos mais de sua vida, como revela a pesquisa Trabalho de Mulher: Mães, Crianças e a Crise na Assistência à Infância, realizada pela think-tank britânica Overseas Development Institute (ODI).

Quase 16 milhões de meninas nunca terão a chance de ir à escola

Total é o dobro na comparação com os meninos; atlas sobre desigualdade na educação é lançado em antecipação ao Dia Internacional da Mulher; maiores índices de disparidades estão nos países árabes e na África Subsaariana.

segunda-feira, 7 de março de 2016

A Pastoral de BH realiza programação especial em homenagem à mulher


Para homenagear e comemorar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, organizou uma programação especial para toda a semana que engloba cidadania, direitos, gênero  e cuidado com o corpo, promovendo a auto-estima feminina.

Dia das mulheres? De quais mulheres?

Judith Butler, em seu livro ‘Problemas de Gênero – Feminismo e Subversão da Identidade’ (2003 ), lança uma pergunta para o feminismo: afinal, de que mulheres estamos falando? Conseguimos falar de todas as mulheres? Todas as mulheres estão falando? Quem são as mulheres que são sujeitos do feminismo?

PF lança operação contra tráfico de pessoas para prostituição no CE

A Polícia Federal deflagrou na madrugada deste sábado (5) uma operação para combater o tráfico de pessoas para exploração sexual no município de Caucaia, a 15,8 quilômetros da cidade de Fortaleza, no Ceará. Quatro pessoas foram presas em flagrante e 37 mulheres foram ouvidas e libertadas.

Mulher assassinada em casa de prostituição

 Miguel estrangulou Poliana durante a noite após uma discussão
Acabou de forma trágica a discussão de Miguel Martins e Poliana Ribeiro - ele construtor civil desempregado, ela prostituta -, que mantinham uma relação amorosa em Guimarães (Portugal).
Durante o desentendimento, o homem apertou o pescoço da mulher, de nacionalidade brasileira, com tal violência que acabou por matá-la por estrangulamento.

Violência sexual nas universidades – até quando?

Criada por professoras e pesquisadoras, rede “Quem cala consente?” apoiar vítimas de violência sexual e de gênero nos campi da USP.

domingo, 6 de março de 2016

Os traços da misericórdia de Deus

Na “parábola do filho pródigo” fala-se também  do filho mais velho. Nunca partiu de casa, mas seu coração esteve sempre afastado. Sabe cumprir mandamentos, mas não sabe amar. ...Envolvidos na crise religiosa da sociedade moderna, habituamo-nos a falar de crentes e de descrentes, de praticantes e de afastados, de matrimônios abençoados pela Igreja e de casais em situação irregular... Enquanto nós continuamos a classificar Seus filhos, Deus continua à espera de todos, pois não é propriedade dos bons nem dos praticantes. É Pai de todos.

Irmã Elizabeth Johnson explora o parentesco humano com a criação divina

Embora possa chocar alguns, nós, os seres humanos, não somos nem centrais tampouco supremos na grande escala da criação. Temos um lugar entre outras criaturas amadas pelo mesmo Deus vivo, e há mais um parentesco do que um domínio.