sábado, 11 de abril de 2015

Marca plus size cria campanha de lingerie para provocar Victoria’s Secret


“Todas as mulheres podem ser sexy, independente das tradições ou estereótipos de beleza impostos pela sociedade”. Este é o lema da campanha “I’m No Angel”, da famosa fabricante de lingeries para tamanhos plus size Lane Bryant.

Sexismo nos quadrinhos está mudando aos poucos

Público ajuda a amplificar debate sobre a centralidade da figura do homem nas HQs e a necessidade de uma mudança de comportamento no gênero.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ninguém merece ser estuprada, no metrô ou em qualquer outro lugar

A jornalista Nana Queiroz (Reprodução/Facebook)
Há pouco mais de um ano, um monte de mulheres – eu entre elas – postou fotos segurando cartazes com os dizeres “Eu não mereço ser estuprada”. A campanha online foi iniciada pela jornalista Nana Queiroz após a divulgação de uma pesquisa feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com dados alarmantes e bastante reveladores do machismo no país, como o da concordância de 58,5% dxs entrevistadxs com a ideia de que se as mulheres “soubessem como se comportar, haveria menos estupros“.

Tráfico de pessoas será tema de discussão no Vaticano

O tráfico de seres humanos será mais uma vez tema da Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais. O encontro reunirá especialistas no Vaticano, de 17 a 21 de abril, em torno do tema “Tráfico de seres humanos: questões por trás da criminalização”.

Prostitutas de Amsterdã protestam contra fechamento de vitrines

A proposta de reformar e fechar algumas vitrines do célebre "distrito da luz vermelha" da prefeitura de Amsterdã provocou a revolta de prostitutas e simpatizantes, que saíram às ruas nesta quinta-feira em repúdio à intenção da administração municipal.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Pastoral da Mulher de BH promove Oficina de Saúde

A Escola de Enfermagem da UFMG desenvolveu hoje (9)  na Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG, uma Oficina sobre saúde sexual reprodutiva.

Símbolo dos direitos humanos, dom Helder é candidato a santo

Símbolo da luta pelos direitos humanos durante a ditadura militar, dom Helder Camara (1909-1999) vai se tornar oficialmente candidato a santo em maio, quando a arquidiocese de Olinda e Recife vai instaurar o processo que visa canonizá-lo.

Prostitutas denunciam agressões

Profissionais de Goiás dizem ser maltratadas e cobram ação da Corregedoria da PM.

O que você vê quando olha para essa foto?

Uma imagem viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira e causou polêmica. Compartilhada por milhares de pessoas em questão de horas, a foto postada por Nelson Felippe seguida de uma legenda indignada surpreendeu as pessoas pela Internet.

Jovem diz ter sido fotografada enquanto usava o banheiro do restaurante Bolão, no Santa Tereza

Advogada afirma que fazia xixi quando ouviu um clique e vozes de homens vindas da janela. Os suspeitos estariam em uma área exclusiva para funcionários do estabelecimento.

Livro de sorocabanas aborda prostituição de diferente rara e ganha atenção.

O produto final das universitárias é o livro “Impróprio para menores – o sexo além da prostituição”, que recebeu nota máxima na bancada da universidade.
Coragem para enfrentar um mundo de dor, lutas, drogas e violência. Vontade de quebrar tabus e reconstruir ideias. Força para enxergar tudo aquilo que a sociedade insiste em fechar os olhos.

12 frases que precisamos parar de falar para os meninos urgente

 “Engole o choro porque homem não chora.”

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tráfico de órgãos: na China movimenta US$ 1 bilhão

Cerca de 10 mil transplantes de órgãos são feitos todo ano na China, mas um número consideravelmente menor de pessoas aparece no registro oficial de doadores. Segundo o advogado de direitos humanos, David Matas, "alguém está sendo morto pelos órgãos".

A terceirização no Brasil: a autêntica mercantilização dos corpos.

A Câmara dos Deputados está prestes a aprovar um projeto que amplia os casos em que pode ocorrer terceirização no Brasil. A terceirização tresloucada transforma a dignidade em responsabilidade de ninguém. 
Ou seja, de uma hora para outra, a empresa em que você trabalha pode pedir para você abrir uma empresa individual e começar a dar nota fiscal mensalmente para fugir de impostos e tributos...Por exemplo, uma usina de cana contrata trabalhadores de outra empresa para produzir cana para ela. Casos famosos de flagrantes de trabalho escravo surgiram por problemas em fornecedores ou terceirizados, como Zara, Le Lis Blanc, MRV, entre tantos outros.

O BBB 15 desde a perspectiva feminista

Um interessante texto  da jornalista e feminista Jéssica Romero, publicado ontem em seu blog, sobre Amanda e o BBB 15, que acabou ontem.

MONTSE NEIRA: “Se nós, putas, falássemos, a instituição idílica do matrimônio entraria em colapso”

Montse Neira, 52, exerce a prostituição há 22 anos e acaba de desvelar sua vida em um livro. “Apesar de não ser uma profissão idílica”, diz ela, permitiu-lhe “que saísse da pobreza, fosse feliz e estudasse.”

Porque a Lei Maria da Penha infelizmente não protege as mulheres

A  Lei Maria da Penha ainda é insuficiente. É preciso um acolhimento social a todas as denunciantes, com posterior encaminhamento a um tratamento adequado. A punição do agressor não cura as feridas, não devolve a dignidade, não soluciona o problema.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Celebração da Páscoa na Pastoral

No dia 7 de abril celebramos a pascoa na sede da Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG . Foi um encontro vivencial que ofereceu, às mulheres acompanhadas, equipe e voluntários,   experiências reflexivas  sobre a história e opção de vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Por que o Instagram vetou foto de garota menstruada?

Uma garota aparece deitada na cama. Ela está de pijama e parece estar com dor. Sua calça e os lençóis têm manchas de sangue, indicando que ela está menstruada. Uma cena habitual na vida de uma mulher, mas que foi censurada no Instagram. Quando a sociedade aceitará os corpos das mulheres?

México: Um regime político para as redes de tráfico de mulheres e a impunidade

Sob a democracia assassina do PRI (Partido Revolucionário Institucional), PAN (Partido da Ação Nacional) e PRD (Partido da Revolução Democrática) um novo nome se soma diariamente a longa lista de mulheres unidas no horror de terem sido arrancadas de suas casas, para serem trocadas como mercadorias sexuais. 

A igualdade de gênero e as barreiras do conservadorismo religioso

Alexya Salvador, diaconisa da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo: "nos espaços religiosos, onde os valores patriarcais são a base, jamais haverá lugar para uma prática que estimule a igualdade e a justiça”. FOTO: Yahoo
No Brasil do século XXI, as mulheres continuam largando em desvantagem. Com salários menores que os dos homens, ainda que exercendo as mesmas funções; muitas vezes, cumprindo jornadas de trabalho duplas ou triplas; sub-representadas em espaços de decisão ou tendo sua visibilidade condicionada ao ponto de vista sexista, como acontece na publicidade; mais vulneráveis à violência e à discriminação; elas ainda têm pela frente o desafio lidar com uma cultura cheia de conservadorismos, dentre os quais o de base religiosa – cujos defensores e simpatizantes têm atacado boa parte das conquistas e reivindicações relacionadas à igualdade de gênero. 

Quem é a “mulher para casar”?

Para os que insistem em dizer que machismo não existe, se tiver o estômago forte, faça como eu: abra o amigo Google e digite “mulher para casar”. Com enunciados como “8 tipos de mulher que não merecem se casar com você”; “Serve ou não serve?” e “Veja 5 itens que os homens procuram em uma mulher para casar”, encontramos elencadas diversas características que, supostamente, as “mulheres para casar” devem apresentar, as diferenciando daquelas que não estão aptas a isso.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Você consegue viver sem “curtidas” dos amigos?

Muitos validam cada ato do cotidiano através de sua rede de amigos, conhecidos e desconhecidos. A realização pessoal e a satisfação estão diretamente relacionadas à quantidade de “likes'', retuítes e compartilhamentos que se obtém.

Dá para ser feminista e cristã? Dá sim!

O meu desejo é deixar claro para ambos os lados que estamos agindo em prol de um mundo melhor e que, por mais que nossas ideias entrem em conflito, é necessário que haja um pouco mais de paciência de cada um para que possamos nos entender de uma vez.

As prostitutas australianas não querem que tenham pena delas

Muitas garotas de programa se assumiram publicamente como tal pela primeira vez

Jovens garotas de programa na Austrália estão perdendo a inibição e declarando abertamente sua profissão nas redes sociais, na tentativa de desmistificar noções preconcebidas sobre elas.

Mulheres, peçam aumento

A mudança de uma realidade que ainda paga salários mais altos para os homens e mais baixos para as mulheres ao redor do mundo pode começar com apenas uma atitude. “As mulheres devem ser treinadas e se sentirem confiantes para pedir mais dinheiro”, diz Randy Melzi, diretora de Programas de Políticas Públicas e Relações Corporativas da Americas Society and Council of the Americas – organização dedicada à educação, ao debate e ao diálogo nas Américas. 

domingo, 5 de abril de 2015

O encontro com o Ressuscitado (Domingo Páscoa)


Maria se encontra com o Ressuscitado quando se sente chamada pessoalmente por Ele. É assim. Jesus  se mostra cheio de vida, quando nos sentimos chamados por nosso próprio nome, e escutamos o convite que nos faz pessoalmente. É então quando nossa fé cresce. Não alimentamos nossa fé em Cristo apenas de fora. Não nos encontramos com ele, se não buscamos contato direto e vivo com sua pessoa.