sábado, 4 de abril de 2015

No Complexo do Alemão, Páscoa tem morte sem ressurreição

Poderia ser Maria, a santa mãe de Jesus. Mas era a trabalhadora doméstica Terezinha Maria, de 40 anos, mãe do Cristo da vez, o menino Eduardo de Jesus Ferreira, 10 anos de idade, assassinado com um tiro de fuzil a queima roupa dentro de casa. E o que mais há de se fazer? Talvez esperar que a Páscoa nos faça mais que lembrar uma ressurreição simbólica, mas que nos provoque a insurreição necessária.

O incômodo Silêncio do Sábado Santo

Normalmente o Sábado Santo não merece maior atenção de nossa parte; acabada a Sexta-feira Santa já pensamos no Domingo da Ressurreição. No entanto, o Sábado Santo reivindica uma reflexão e um lugar na nossa vida espiritual.

Abuso sexual: maior parte dos agressores conhece vítima

Cerca de 70% dos criminosos têm total capacidade de entender a gravidade do ato.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

DIANTE DE JESUS CRUCIFICADO

Para que nos serviria um Deus que não conhecesse a nossa cruz? Quem nos poderia entender? Em quem poderiam esperar os torturados de tantos cárceres secretos? Onde poderiam colocar sua esperança tantas mulheres humilhadas e violentadas sem defesa alguma? A quem se agarrariam os enfermos crônicos e os moribundos?

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Jejum: uma prática em desuso?

Nos tempos que correm, onde o consumo é estimulado até o paroxismo, onde as ânsias viscerais e os frenesis possuidores se multiplicam, há vários jejuns que, se praticados, nos farão imenso bem.  E refiro-me aqui não somente ao jejum alimentar.  Mas ao jejum dos vícios, legais ou ilegais, quais sejam: o álcool, o fumo, a internet em quantidade desordenada e excessiva, o jogo, o consumo desenfreado.  E tantos, tantos outros.

DESPEDIDA INESQUECÍVEL- J. A. Pagola

Jesus também sabe que suas horas estão contadas. No entanto, não pensa em ocultar-se ou fugir. O que faz é organizar uma ceia especial de despedida com seus amigos e amigas mais próximos. É um momento grave e delicado para ele e para seus discípulos: o quer viver com toda a profundidade. É uma decisão pensada.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Semana (quase) santa por Frei Betto

Consumo toma o lugar da religião durante a Semana Santa

Avizinham-se os feriados. Para quem pode, paira uma excitação no ar: a corrida ao supermercado, o carro abastecido, a agência de viagens, a expectativa de dias felizes na praia, no sitio ou no exterior.

Prazer à Venda - Prostituição na Tríplice fronteira

A equipe da Record vai até Foz do Iguaçu e mostra como funciona o esquema de prostituição infantil na tríplice fronteira. Para trabalhar na região brasileira, as paraguaias têm de seguir regras impostas pelas naturais do Brasil.

Desvendado mistério de foto viral de criança síria que “se rende”

Milhares de pessoas compartilharam a imagem de uma criança síria com as mãos para cima, como se estivesse se entregando, ao confundir a câmera fotográfica com o cano de uma arma.

Senado de França rejeita punição de clientes da prostituição

O Senado francês rejeitou, na segunda-feira à noite, a punição dos clientes das prostitutas e restabeleceu o delito de solicitação, contrariando uma proposta de lei socialista para reforçar a luta contra a prostituição.

Brasil investe em ações de combate ao tráfico de mulheres

 “Tenho 32 anos, sou de São Miguel Paulista (SP), fui traficada e obrigada a me prostituir”. Assim Daniela* começa a contar sua história. Ela foi levada à Madri, Espanha, onde foi explorada sexualmente por cinco meses.

Câmara vai discutir regulamentação da prostituição

A Câmara dos Deputados criou nesta terça-feira (31) uma comissão especial para discutir a regulamentação para a atividade dos profissionais do sexo. A criação foi autorizada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é evangélico e tem sido chamado de conservador por deputados ligados aos direitos humanos.

terça-feira, 31 de março de 2015

Pastoral da Mulher de BH celebra a Semana Santa



Dentro da programação da Semana Santa, a Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG,  realizou hoje o rito do lava-pés e a comemoração da Ceia do Senhor no Cantinho da paz, belamente ornamentado e com a presença dos símbolos próprios desta cerimônia ( trigo, pão,  uva ,vinho,   jarra com água,  bacia, etc.).

Boko Haram sequestra centenas de mulheres e crianças em cidade do norte da Nigéria

Militantes do Boko Haram sequestraram mais de 400 mulheres e crianças de Damasak, cidade do norte da Nigéria libertada este mês por tropas do Níger e do Chade, relataram moradores nesta terça-feira .

Pesquisa diz que 40% das policiais já sofreram assédio sexual ou moral

Segundo o estudo inédito do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Fundação Getúlio Vargas, a maioria dos assédios partem de superiores dentro das próprias corporações. 40% das entrevistadas disseram já ter sofrido assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho. O levantamento foi feito com mulheres das guardas municipais, pericia criminal, Corpo de Bombeiros e das Policias Civil, Militar e Federal. Tudo de forma anônima. Não à toa. A pesquisa também mostrou que só 11,8% das mulheres denunciam que sofreram abuso.

PF investigou 374 casos de tráfico de pessoas desde 2010


A Polícia Federal investigou 374 casos de tráfico de pessoas para a exploração sexual desde 2010. De acordo com o órgão, só este ano 35 novos inquéritos foram instaurados. Segundo as Nações Unidas, 80% das vítimas são exploradas como escravas sexuais. O tráfico também está relacionado à doação involuntária de órgãos, casamentos forçados, trabalho escravo e imigração ilegal.

Prostituição doméstica

Quantas mulheres casadas, respeitadas e valorizadas socialmente se prostituem com seus próprios maridos? Quantas moças são educadas para só se casar com homens que lhes possam dar conforto e dinheiro? Quantas mulheres solteiras só aceitam ir para um motel com um homem se antes ele pagar o jantar num restaurante caro?

Salão de beleza oferece serviço de prostituição e vira sucesso na Internet

A socióloga e ex-prostituta, Carmen Lucia Paz, fala sobre o caso do salão de beleza de Porto Alegre que oferece, além do corte de cabelo, um "carinho especial" aos clientes. Ela também, fala sobre a realidade da profissão no país e sobre o núcleo de estudos da prostituição.

Mil crianças moçambicanas são anualmente traficadas para a exploração sexual na África do sul

Mil crianças moçambicanas são anualmente traficadas para a exploração sexual na África do sul- denuncia o Exército de Salvação, citado  numa pesquisa sobre o tráfico humano da Universidade de Free State.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Ex-prefeito oferece suborno de dentro da cadeia a vítimas de exploração sexual

Adail Pinheiro, ex-prefeito de Coari, condenado por explorar menores sexualmente age para mudar depoimento de mulheres abusadas.

Prostitutas fazem ato em Paris contra criminalização da prostituição

Dezenas de prostitutas foram às ruas na região de Pigalle, em Paris, neste sábado, para protestar contra a criminalização da prostituição na França. A proposta será debatida a partir de segunda-feira no parlamento.

Os 10 comerciais mais preconceituosos dos últimos meses


A série de desastres produzidos pela publicidade brasileira inclui, entre outras coisas, objetificação da figura feminina, culpabilização da vítima e culto ao padrão branco de beleza. Confira as 10 propagandas mais machistas e racistas do último ano.

Machismo de Israel rompe com a imagem de 'país mais democrático' do Oriente Médio

 A opressão a mulheres por meio do judaísmo ortodoxo complementa o machismo secular israelense e serve aos propósitos do projeto sionista no país.

domingo, 29 de março de 2015

Papa Francisco convida mendigos para visita Vip no Vaticano

No mais recente gesto do papa Francisco em benefício dos sem-teto de Roma, o Vaticano disse que os desabrigados vão receber um tour privilegiado para conhecer seus museus e a Capela Sistina.

Nada o pode deter (Domingo de Ramos)

Os seguidores de Jesus devem descobrir o Mistério ultimo da realidade, encarnado em seu amor e entrega total ao ser humano. No amor desse crucificado está Deus mesmo, identificado com todos os que sofrem, gritando contra todas as injustiças e perdoando aos carrascos de todos os tempos. Neste Deus se pode crer ou não crer, mas não é possível escapar-se dele. N’Ele, nós cristãos confiamos. Nada o impedirá em seu empenho de salvar seus filhos.