sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA



No dia 02 de fevereiro de 2009, realizou-se, na Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, uma exposição sobre a Campanha da Fraternidade de 2009, cujo tema é Fraternidade e Segurança Pública, tendo como lema a frase “A Paz é Fruto da Justiça”.

Walquíria Kaschaer, do Núcleo de Pastorais Sociais, apresentou e falou um pouco sobre a Campanha para agentes e mulheres no Cantinho da Paz (Espaço da Pastoral da Mulher), conduzindo um debate em torno da temática que será desenvolvida e trabalhada durante todo o ano de 2009.

O Lançamento da Campanha acontecerá no dia 26 de fevereiro, na Assembléia Legislativa e, contará com a participação das Pastorais sociais, inclusive da Pastoral da Mulher, que comparecerá com agentes e mulheres participantes do Cantinho da Paz.
Walquíria falou sobre a importância de nos fazermos presentes em um local como a Assembléia, onde leis são votadas e tantas decisões pertinentes às nossas ações são tomadas. Ela ainda ressaltou a relevância de nos comprometermos a acompanhar o rumo que nossas (os) candidatas (os) eleitas (os) estão dando à sua carreira política e, cobrar por políticas públicas que alcancem a sociedade como um todo. No caso da APMM/BH, a luta pela justiça social e por políticas públicas voltadas para mulheres estará em foco e em consonância com a Campanha.
“O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2009 é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos. A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao “outro” e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os “diferentes”, e tendo como foco os bens materiais”.