sábado, 15 de setembro de 2012

Levar a sério Jesus


Seguir Jesus não é obrigatório. É uma decisão livre de cada um. Mas temos de levar Jesus a sério. Não chegam confissões fáceis. Se quisermos segui-lo na sua tarefa apaixonante de fazer um mundo mais humano, digno e ditoso, temos de estar dispostos a duas coisas.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Consultora Política lança livro com dicas para as mulheres candidatas


As mulheres estão assumindo, aos poucos os espaços de poder. Nos cargos eletivos, porém, há uma grande resistência para que elas consigam chegar lá. Para discutir o tema a especialista na questão de gênero, Silvia Rita Souza, lança no próximo dia 17 na livraria Leitura do BH Shopping o livro “Mulher Candidata – Competindo para vencer”.

Os homens que odeiam as feministas

Eu, francamente, não sei de onde vem tanta bile. Qual é o problema das mulheres dizerem que são independentes e que vivem na boa sem um cara que conserte a pia? Em muitos casos é a pura verdade. Entre ter um casamento de merda e ir ao cinema sozinhas, escolhem a segunda opção - mas tem gente que se ofende com isso. Os cáusticos talvez achem que a mulherada deveria aguentar qualquer marmanjo. Ou então ficar chorando pelos cantos quando o impiastro fosse embora, em vez de erguer a cabeça e tocar a vida, orgulhosas. As mulheres parecem que discordam. Qual o problema?

Igrejas pronunciam-se sobre temas morais, mas deixam de lado questões sociais


 
Detentoras de projetos políticos diversificados, as igrejas brasileiras tendem a pronunciar um problemático discurso equânime ao tratar de questões de ordem moral como sexualidade, casamento homossexual ou aborto, mas não em relação a outras questões vitais para a sociedade, disse o professor Rudolf von Sinner. 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Religião e política no Brasil: o novo paradigma dos movimentos sociais.


"A partir da minha pesquisa, posso dizer que os movimentos sociais abandonaram o discurso religioso, utópico, marxista-cristão e assumiram o discurso pragmático-capitalista neoliberal. Então, o discurso da maioria dos militantes é praticar uma política pragmática, embora muitas vezes eles nem se deem conta disso", afirma Nadir Lara Junior , pesquisador do PPG em Ciências Sociais da Unisinos.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Despejada, mãe trabalha 20 horas diárias para conseguir moradia


Iolanda é cozinheira das 7h às 19h e faxineira das 22h às 6h; despejada do prédio da Av. Ipiranga com mais 94 famílias, vive hoje com sua filha numa barraca de lona no centro de São Paulo pois a Prefeitura alega não ter alojamento “por falta de verba”.

"O perdão antecede o pecado". A superação de uma visão moralista e chantagista

 
 
A narrativa de “chantagem emocional” é predominante quando pensamos no pecado original. Contudo, a doutrina central da fé diz que somos perdoados antes mesmo de sermos criados, afirma o teólogo inglês James Alison . Pensar na doutrina do pecado original “sem tomar parte da visão moralista e chantagista do Evangelho”.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Meninas indígenas são vítimas de rede de pedofilia no Alto Rio Negro (AM)

Uma rede de pedofilia vem se consolidando no município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), no extremo norte do Amazonas, sem que os envolvidos sejam investigados e muito menos punidos. As vítimas são meninas indígenas entre 10 e 16 anos de idade. Pessoas vinculadas a instituições sociais são ameaçadas caso façam as denúncias e as vítimas são coagidas a ficarem caladas.

A dois anos da Copa, Brasil não consegue conter exploração infantil

As redes de exploração sexual e de tráfico de seres humanos tendem a se organizar para recrutar mulheres, crianças e adolescentes para uma demanda que certamente crescerá com a vinda de mais de meio milhão de turistas, pelas estimativas do Ministério do Turismo.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um país a mercê do turismo predatório


Copa do Mundo trará 500 mil turistas estrangeiros, entre eles os pornoturistas. Infância está mais vulnerável à exploração no turismo sexual em cidades-sedes como Rio, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.
Fonte: Gazeta do Povo

Faleceu dom José Rodrigues de Souza, o bispo dos excluídos


Criou pastorais populares. Fez o opção radical pelos pobres e comunidades eclesiais de base. Usava as rádios e seu poder de comunicação para defender os oprimidos pelo peso dos coronéis e do regime militar. Costumava contar que recebeu muitos presentes quando chegou e foi reverenciado pela elite. No terceiro ano ganhou três camisas. No quinto ano ganhou de presente uma única camisa dada por uma prostituta que freqüentava a escola Senhor do Bonfim, trabalho feito junto às prostitutas da cidade.
Sua memória jamais será esquecida por aqueles que com ele conviveram, sobretudo, pelos em situação de pobreza, nos corações dos quais ele reside.

A Pastoral da Mulher no Grito dos Excluídos



Na manhã da passada  sexta-feira (7/9), dia da independência do Brasil, paralelamente ao desfile oficial da avenida Afonso Pena, aconteceu a 18ª edição do “Grito dos Excluídos”, com a participação da Pastoral da Mulher de BH junto a mais de 3,5 mil pessoas, entre representantes e integrantes de pastorais e  movimentos sociais .