sábado, 22 de setembro de 2012

23 de setembro: Dia internacional contra exploração sexual e o tráfico de pessoas


O dia 23 de setembro é o dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Neste dia, em 1913, a Argentina promulgou a lei “Palácios”, a primeira lei que punia quem promovesse ou facilitasse a prostituição e a corrupção de menores de idade. Esta lei inspirou muitos outros países a proteger mulheres e crianças contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas.

Tradição das 'incelenças' é perpetuada por mulheres no Ceará


Três mulheres da mesma família, ligadas pelo sangue e pela fé levam adiante rituais religiosos que nasceram no século 19 e são chamadas de 'incelenças', na comunidade de Cabeceiras, em Barbalha, a 580 km de Fortaleza.-

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fracasso do neoconservadorismo católico brasileiro


Os católicos vão diminuindo no Brasil na medida em que as comunidades eclesiais de base vão sendo sistematicamente abolidas e substituídas pelos movimentos neopentecostais católicos. O número de católicos começa a cair a partir do momento em que são nomeados bispos mais conservadores, os quais são orientados a sistematicamente destruir todo e qualquer vestígio de Igreja da libertação.

Mulheres conseguem mais emprego, mas salário não sobe


A participação da mulher no total de empregos formais subiu em 2011, mas a diferença salarial entre os dois gêneros não avançou no período e a mão de obra feminina seguiu ganhando menos que a masculina na mesma proporção que em 2010 no ano passado, aponta a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Angola: Prostituição preocupa activistas do Sumbe


A cidade do Sumbe, capital da província do Kuanza-sul, foi palco do segundo encontro do projecto “Descobrir”, que tem como objectivo auscultar as preocupações das diferentes comunidades para junto das entidades competentes dar respostas às necessidades que mais assolam os munícipes.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Copa 2014: As prostitutas de Belo Horizonte perguntam: e a gente, como fica?


O projeto de um novo hotel cinco estrelas, o Golden Tulip, do empresário Roberto Justus, já está aumentando o valor dos imóveis e ameaçando pequenos comércios, hotéis e, claro, as prostitutas, que, por não terem a profissão regulamentada, não contam com garantia nenhuma. “Temos medo do que pode acontecer. Estamos por nossa conta” diz Cida. “Já fomos à prefeitura perguntar o que será de fato este hotel e o que será feito de nós, mas ninguém responde”.

Cfemea, grupo feminista, alerta sobre perda de direito na Lei Maria da Penha com reforma do Código Penal


O Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) teme que as alterações que a reforma do Código Penal propõem possam diminuir as punições nos casos de violência contra a mulher. Com as novidades do Código, alguns casos de violência contra a mulher passam a ser encarados de forma mais branda e situações como o estupro coletivo e o estupro por fraude nem chegam a ser mencionados no novo texto.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Texto em pedaço de papiro sugere que Jesus foi casado


Um fragmento de um antigo papiro escrito no antigo idioma copta, e até agora desconhecido, contém frases que sugerem que Jesus foi casado, numa descoberta que deve alimentar o acalorado debate sobre esse tema no mundo cristão. Nesse pedaço, leem-se as palavras: "Jesus disse a eles: minha mulher...".

Sucesso do curso de cabeleireira na Pastoral da Mulher



A Pastoral da Mulher  de BH está promovendo uma série de cursos profissionalizantes destinados às mulheres acompanhadas, entre os quais destaca o curso de cabeleireira, ministrado  pela  professora  Eulália L. H., que já tem lista de espera para os módulos de 2013.

A Páscoa de Dom José Rodrigues. Redentorista, bispo, místico e profeta

Por Maria Luisa del Pozo - OSR

Aquilo do que te apaixonas, o que arrebata tua imaginação atingirá tudo aquilo que toques... Determinará o que te faz levantar de manhã, o que farás no entardecer, a leitura que fazes, a quem conheças, o que te quebra o coração e o que te enche de surpresas. Foi a paixão por Jesus e sua missão que levou a José Rodrigues a entrar na Congregação do Santíssimo Redentor.

Irmãs gêmeas de 70 anos são prostitutas mais velhas de Amsterdã


Duas irmãs gêmeas de 70 anos são apontadas como as prostitutas mais antigas de Amsterdã. Louise e Martine Fokkens são as "garotas de vitrine mais velhas" do Distrito da Luz Vermelha, na capital holandesa. Elas foram tema de um filme chamado Meet the Fokkens ("Conheça as Fokkens") e escreveram um livro autobiográfico, que deve ser lançado neste mês.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Violência sexual: a culpa não é da mulher


Roupas chamativas, sensualidade à flor da pele, comportamento extravagante". Estes são argumentos comuns para justificar a violência sexual contra as mulheres. Tipificado como crime hediondo pelo Código Penal brasileiro, o estupro ainda é uma espécie de destino inevitável às mulheres que querem se divertir.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Brasileiro é condenado por tráfico humano em Estados Unidos


A gangue organizou uma rede que traficava pessoas do Brasil e outras partes do mundo, entre janeiro de 2008 e junho de 2011. Eles cobravam entre 13 e 25 mil dólares de seus 'clientes'  para atravessarem a fronteira. Uma vez la, as vítimas sofriam ameaças envolvendo familiares e obrigadas a assinarem papéis transferindo propriedades ou levadas para trabalhos em casas noturnas.

Projeto utiliza arte para discutir violência contra mulheres e meninas


A arte como forma de combater a violência contra mulheres e meninas. É esse o objetivo do projeto Arte-ação para erradicar e prevenir a violência contra as mulheres.

domingo, 16 de setembro de 2012

Japonês fotografa vida de prostitutas no pelourinho

Mal se vêm os rostos das mulheres. Elas são anônimas, pobres, por vezes distantes dos padrões de beleza. Cobram 25 reais por um programinha de meia hora. O fotógrafo japonês Hirosuke Kitamura, 44 anos, o Oske, capta suas sombras, silhuetas e alguns movimentos rápidos na intimidade de quartos e em varandas que se abrem para a Baía de Todos os Santos. Os velhos bordéis do Pelourinho, chamados de bregas, são seu cenário.