sexta-feira, 16 de novembro de 2012

TPM. Tensão Pré-Menstrual: mito cultural ou verdade?


O que aconteceria se, de um dia para o outro, ficasse comprovado que a famosa tensão pré-menstrual não passa de uma invenção das nossas cabeças?

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O fim dos homens e a ascensão das mulheres



"Para que as mulheres sejam “bem-sucedidas” em nossa sociedade, uma das coisas mais difíceis que elas têm que fazer é resistir às influências e às pressões das normas sociais (como a pressão de se preocupar mais com as questões domésticas do que os homens). Isso requer um esforço tremendo."

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Celebração contra a violência, em memória da mulher esfaqueada no centro de BH


Integrantes  da Pastoral da Mulher de BH, amigas e colegas de A.A.,  morta no dia 4 de novembro depois de ter sido esfaqueada no hotel onde trabalhava o passado 30 de outubro,   participaram nesta terça (13) da missa do 7º dia pelo seu falecimento.

“Os homens que agridem as mulheres foram educados para isso", diz Tony Porter


A violência contra a mulher é também um problema a ser enfrentado pelos homens. E é essa a mensagem que o ativista e educador norte-americano Tony Porter leva mundo afora à frente da Call To Men (“Um convite aos homens”), organização sem fins lucrativos que levanta a bandeira de que eles também têm de se posicionar e se envolver para a prevenção da violência doméstica e sexual e discriminação contra mulheres e meninas.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os registros de violência contra a mulher no Vale do Sinos


Os registros de mulheres vítimas de violência onde a Lei Maria da Penha foi aplicada no estado do Rio Grande do Sul estão relacionados nas categorias Ameaça, Lesão Corporal – leve ou seguida de morte, Estupro e Femicídio. Estas informações estão disponíveis na Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-RS), o ObservaSinos apresenta os registros na região do Vale do Rio dos Sinos
A Lei Maria da Penha, número 11.340, completou seis anos em 2012. A Lei é conhecida pelo nome, não pelo número, devido à vida de Maria da Penha Maia Fernandes que durante seis anos foi vítima de violências pelo marido.
A lei só existe pelo fato de Maria denunciar o marido por tentativa de homicídio e ter que esperar um julgamento a ser realizado, ocorrendo somente dezenove anos depois. Esta realidade que Maria da penha viveu foi denunciado por ela, pelo Centro pela Justiça pelo Direito Internacional e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.
A Lei busca coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e acolher estas que denunciam seus parceiros agressores.
A importância da denúncia é uma forma para se conhecer a realidade vivida por muitas mulheres no silêncio de seus lares. Estes registros são uma forma para subsidiar o debate sobre a violência contra a mulher e o planejamento de políticas públicas que façam enfrentamento a tal realidade.
 
Mulheres do Vale
Os registros de mulheres vítimas de violência onde a Lei Maria da Penha foi aplicada no estado do Rio Grande do Sul estão relacionados nas categorias Ameaça, Lesão Corporal – leve ou seguida de morte, Estupro e Femicídio. Estas informações estão disponíveis na Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-RS), o ObservaSinos apresenta os registros na região do Vale do Rio dos Sinos.
 Canoas, município com a maior população da região e toda ela concentrada em área urbana segundo censo 2010, foi em 2011 e é em 2012 a cidade onde há o maior número de registros de mulheres que sofreram ameaças, 24,7% e 25,3% do total dos respectivos anos.
O menor município da região em população, Araricá, teve o registro de 24 ameaças e dois estupros este ano. 
Os municípios de Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo representam 74% dos casos de estupros registrados em 2011 e 71,3% até primeiro de novembro de 2012 na região.
 Sapucaia do Sul em 2011 foi o quarto município da região no número de registros de estupro, vinte e um no total. Este ano houve um menor número de registros, três. 
Fonte: Ihu

Oficina de saúde alerta sobre doenças respiratórias


 As estudantes da Escola de Enfermagem da UFMG promoveram no Cantinho da Paz, na segunda feira, 12 de novembro, a oficina de prevenção contra as doenças respiratórias.

Operação "Salve Jorge": Preso suspeito de aliciar menores para rede de prostituição e pedofilia


Um homem acusado de aliciar menores para prostituição foi preso na manhã desta segunda-feira em Copacabana, Zona Sul do Rio. Durante a primeira fase da “Operação Salve Jorge”, policiais da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) encontraram, ainda, várias mídias de pornografia infanto-juvenil, inclusive imagens e filmagens produzidas pelo próprio suspeito.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SENAC Minas Gerais – Cursos gratuitos 2013


O Senac de Minas Gerais abriu diversas inscrições para cursos gratuitos. Os cursos serão oferecidos pelo Programa de Gratuidade -PSG. O pré-requisito para participar dos cursos gratuitos é uma renda de até dois salários mínimos, ou estar cursando ou já ter concluído a educação básica.

Goiana tem o biotipo que mercado do sexo busca


A CPI do Tráfico de Pessoas realizou na passada quarta-feira (7) na Assembleia Legislativa uma audiência pública para debater estratégias de combate ao tráfico humano. A reunião serviu para mostrar que Goiás está no centro deste problema que assola o Brasil.   O levantamento apresentado pela secretária-adjunta da pasta, Teresa Cristina Nascimento Souza, foi realizado entre 2008 e 2010. Tereza fez uma afirmação curiosa durante o debate: “Infelizmente a mulher goiana tem o biotipo requerido pelo mercado.”

mulheres protestam em loja de roupas no centro de BH


Integrantes do movimento feminista Femen  tiraram a roupa e quebraram uma Loja Marisa em Belo Horizonte neste domingo, em protesto contra um comercial da marca. A campanha da Marisa causou controvérsia, pois valoriza a magreza feminina como um valor pessoal.

domingo, 11 de novembro de 2012

Quando 10 centavos valem mais que 1.000 reais


No texto do evangelho deste domingo, Jesus elogia uma viúva pobre porque ela soube partilhar mais do que todos os ricos. Muitos pobres de hoje fazem o mesmo. O povo diz: "Pobre não deixa morrer de fome". Mas às vezes, nem isso é possível.