sábado, 14 de dezembro de 2013

Mulheres na luz do amor

Relatos autobiográficos de mulheres tenazes: verdadeiras "histórias de vida", no sentido mais alto do termo: folheando essas páginas – para usar uma imagem poética rilkiana – os dedos ficam marcados pela poeira de luz do amor, como quando se aferra as asas de uma borboleta.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Adolescentes optam pela prostituição para sobreviver em Maputo (Moçambique)

Sem avançar números, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), assegura que nas províncias moçambicanas, principalmente em Maputo e Tete, há cada vez mais adolescentes, geralmente de 14 anos de idade, que recorrem à prostituição para obter meios de sobrevivência, enquanto outro grupo, da mesma faixa etária, recorre à mendicidade.

Comercial mostra como as mulheres são rotuladas no mercado de trabalho


Enquanto um homem é visto como “persuasivo”, a mulher é classificada como “insistente”. Se eles são aceitos como “chefes”, elas são vistas apenas como “mandonas”. Assista ao vídeo abaixo legendado:

Manifestação de machismo?: 'Clube do Bolinha', app de avaliação de mulheres, vira a nova onda

Depois de toda polêmica causada pelo Tubby, três empresários brasileiros lançaram o Clube do Bolinha, ferramenta que permite que homens avaliem mulheres de forma anônima. O grande diferencial do aplicativo é que, ao contrário do Lulu, as mulheres podem ver seu perfil e checar como estão sendo avaliadas. No entanto, elas não podem fazer avaliações.

Bahia possui 52 municípios na rota do tráfico de pessoas

“Muitas pessoas traficadas tem vontade de denunciar, mas não faz por medo”! A constatação é da presidente da CPI  que investiga o tráfico de pessoas da Assembleia Legislativa, deputada Luiza Maia (PT). 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Papa Francisco: "Tráfico de pessoas, derrota para o mundo"

Em encontro realizado hoje  com embaixadores de diversos países, Papa Francisco abordou o tema do tráfico de seres humanos.

Exploração sexual em Fortaleza: “explosão” do problema na Copa

Fortaleza, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, ganhou destaque na última segunda-feira (9) no jornal britânico The Guardian. Porém, o motivo nada tinha a ver com futebol ou as praias que encantam os turistas pela sua beleza peculiar. Após descrever uma adolescente na Avenida Juscelino Kubitschek, próximo à Arena Castelão, a publicação chama atenção para o fato de Fortaleza ser considerada a capital brasileira da exploração sexual de crianças e adolescentes. "É um imã para o turismo sexual", enfatiza a matéria.

Trabalho sexual, dignidade e preconceitos

 A prostituição é uma das atividades econômicas associadas ao tráfico de pessoas, em especial de mulheres, nos dias de hoje. No entanto, é preciso compreender que, sendo muito mais antiga do que o tráfico de pessoas, não é a prostituição que o causa. É o capitalismo. O capitalismo causa trabalho análogo ao escravo e tráfico de pessoas em dezenas de indústrias e mercados (o que dizer daquela sua roupinha linda comprada na Marisa ou na Zara?), e não apenas no mercado do sexo.

Profissional do sexo? Nunca conheci uma!


By Trisha Baptie

Eu fui uma prostituta por 15 anos e eu nunca conheci uma profissional do sexo. O nome deriva do filme Pretty Woman - e das pessoas que apóiam e se beneficiam da mercantilização da mulher. Conheço mulheres prostituídas -e eu mesma fui uma- e estavam ali para fugir da pobreza, do racismo, do classismo, do sexismo e do abuso sexual.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Prostituição e crime

Submeter as relações sexuais a um contrato comercial é, por si só, uma degradação?

Infâncias roubadas: mulheres que resistiram ao abuso físico, sexual e psicológico

Os seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância, são cruciais para o desenvolvimento. Esse período é o momento em que devem ser criadas condições para que a pessoa possa se desenvolver física, emocional e psicologicamente. 

Exploração sexual infantil no entorno do Itaquerão

O jornal inglês "Mirror" publicou uma extensa reportagem escrita por Matt Roper relatando casos de prostituição infantil nos arredores do Itaquerão, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. Segundo a publicação, garotas de 11 a 14 anos cobram entre R$ 10 e R$ 15 para manter relações sexuais com trabalhadores da obra do estádio.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A questão da regulamentação da prostituição e o desamparo social

A legalização pode ajudar a melhorar o quadro, pois as trabalhadoras poderão contar com uma rede de proteção, dependendo da dimensão que o mercado em questão atinja (planos de saúde, previdenciários, auxílio-creche, auxílio-alimentação e etc).

Militantes da Marcha Mundial das Mulheres dizem que Jean Wyllys "desqualifica luta feminista"

A naturalização da prostituição reforça um modelo em que a sexualidade feminina se constrói em função do desejo masculino. Conservadora é uma visão de liberdade sexual que se baseia na satisfação dos desejos dos homens e que oculta/inibe/oprime o desejo das mulheres.

Mulheres mostram que resistir à violência doméstica é possível; conheça histórias de resiliência

A salvadorenha Evelyn Hernandez Sanchez, de 30 anos, é uma das raras sobreviventes da violência doméstica na América Latina que não tem medo de mostrar o rosto. No último dia 25/11, milhares delas foram às ruas para protestar no 'Dia Internacional para acabar com a violência contra a mulher'

Para romper o ciclo de violência a que são submetidas no próprio lar, as mulheres precisam ultrapassar diversas barreiras: medo, vergonha e preconceito. Não raro, perdem a casa e a dignidade. Recomeçar é difícil, mas não impossível.

À cata de milagres e de prodígios


Essa cata de milagres e de prodígios que se espalhou pela Igreja Católica e entre algumas Igrejas evangélicas vai na contramão do cristianismo e da prática de Jesus. Fere profundamente a essência do seguimento. Por isso estou plenamente convencido de que esses santuários e lugares de curas e de milagres não são nada mais do que espaços de exploração da situação do povo sofrido e oprimido.

Crime de favorecimento à prostituição independe de lucro

O ato de induzir alguém à prostituição é crime, ainda que não haja intenção de lucro, segundo decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O colegiado reformou sentença da Justiça Federal no Amazonas que absolveu oito acusados de cometer o crime.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mulheres da CUT são contra regulamentação da prostituição

“Esse projeto não protege as prostitutas, mas os donos das casas de prostituição que as exploram. E não trata das prostitutas que estão na rua. A proposta reproduz um modelo machista e patriarcal, no qual os homens continuam enriquecendo com base na exploração dos nossos corpos e nos consideram como mercadorias com corpo e alma à venda.”

Falta de opção de vida é doença mortal para meninas

Estamos matando nossas meninas. Acredito ser a tradução desse nó na garganta que eu sinto, creio que muitos sentem, e que o Lino Bocchini conseguiu colocar com clareza em palavras no artigo: Quem é culpado pelo suicídio da garota de Veranópolis? É uma reflexão sincera sobre dois suicídios de meninas que não aguentaram a humilhação sofrida após terem vídeos íntimos vazados na internet.