sábado, 30 de janeiro de 2016

Não necessitamos profetas?

Evangelho do domingo 4 Tempo ordinário – C (Lucas 4,21-30)

Os traços do profeta são inconfundíveis. No meio de uma sociedade injusta onde os poderosos procuram o seu bem-estar silenciando o sofrimento dos que choram, o profeta atreve-se a ler e a viver a realidade desde a compaixão de Deus pelos últimos. Toda a Sua vida se converte em «presença alternativa» que critica as injustiças e chama à conversão e à mudança.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Os eventos políticos movimentaram o mercado do sexo em Brasilia

Movimentação no Alfa Pub, em Brasília

Garotas de programa chegam a se deslocar de outras cidades para atender à demanda; prefeitos pagam até R$ 1 mil por um programa e R$ 500 por uma garrafa de uísque 8 anos.

Trabalho escravo: Falta de coragem ou de vergonha na cara?

Meninos brincam em carvoaria, em foto de João Roberto Ripper
Comemorou-se, ontem quinta (28), o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo . O sistema nacional de combate à escravidão resgatou cerca de 50 mil pessoas em operações de fiscalização em fazendas de gado, soja, algodão, frutas, cana, carvoarias, canteiros de obras, oficinas de costura, entre outros, desde 1995.

O dilema das mulheres que adiam fertilização por medo da zika

Ana Paula Coutinho decidiu deixar os embriões congelados enquanto cenário sobre zika continua incerto - Foto: Rafael Martins

 “Eu não tenho muito mais tempo para ser mãe”, repete diversas vezes a arquiteta pernambucana Ana Paula Coutinho, de 47 anos, enquanto tenta explicar a frustração de ter que adiar novamente sua gravidez.

Crise está castigando mais mulheres do que homens no Brasil

 Andressa, que foi demitida logo após voltar da licença-maternidade, cozinha com a filhinha Manuela – Foto de Andreia Nery
Entre elas o desemprego é 30% maior que entre eles. A coisa fica pior entre pretas e pardas, com 47% a mais de desocupação. Mulheres em idade fértil são as que mais sofrem.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Uma mulher é estuprada a cada três horas no Brasil


Número é só dos casos que são denunciados pelo telefone 180. Superior Tribunal de Justiça reforça que depoimento da vítima serve como prova.

60% das mulheres que trabalham com TI já sofreram assédio sexual

Batizada de "Elefante no Vale", nova pesquisa detalha experiências de assédio sexual e moral em empresas do Vale do Silício.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Vereadores afastados do cargo por usar o dinheiro público em festas e prostituição

“De quinta para sexta foi dez muié. Eta porra! Rapaz do céu”, disse o presidente da Câmara Municipal de Rosana (SP), o vereador Roberto Moya (PSDB), em grampo interceptado pela Polícia Civil; de acordo com a Justiça, o tucano gastou dinheiro público com “farras” e prostituição em Brasília em abril do ano passado.

‘Precisamos que mais homens apoiem feminismo’, diz americano que dá treinamento antimachismo

Quando estava na faculdade nos Estados Unidos, Jackson Katz fazia parte do time de futebol americano. Foi lá que ele aprendeu que um “homem de verdade” precisava ser “forte”, “durão” e “macho”. Mas por não concordar com esse pensamento – e por entender que o número crescente de casos de abuso e violência sexual contra mulheres nas universidades americanas estava diretamente ligado a ele -, Katz decidiu formar um grupo de homens universitários para combater essa cultura. E o nome escolhido para o grupo foi exatamente “Homem de Verdade”.

Precisamos falar sobre estupros em ambientes universitários

A universidade como um todo tem um problema grave de violências de gênero, não só na forma de estupros como também com trotes violentos de teor sexual e outras discriminações.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

“AUGUSTAS”: No universo da prostituição

Na mítica Rua Augusta em São Paulo, o jornalista Alex (Mário Bortolotto) busca respostas para suas angústias. O protagonista mergulha no universo da prostituição e em rituais neoxamânicos.

Brasil desconhece a realidade de 554 mil garotas de 10 a 17 anos que são esposas

Ivonete da Silva, 14 anos, é mãe de Rayslani, de 1 ano. Thainá Darri, 17, casada desde os 15, está grávida e desistiu de estudar.

Nunca tinha ouvido falar em casamento infantil no Brasil até 2013. Fiquei estarrecida. Como podia ser verdade? Supunha que fosse uma realidade da África Subsaariana ou do Sul da Ásia, onde fome ou tradições e ritos se impõem.

Cuidados domésticos ainda atrapalham carreira acadêmica das mulheres, diz cientista Tatiana Roque

Quando obstáculo das tarefas da casa e criação dos filhos se atenua 'é porque outras mulheres, mais pobres e negras, estão trabalhando em nossas casas', aponta autora do livro 'História da Matemática'.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ABSURDO NA REDE: Site oferece guia sobre 'como estuprar uma mulher na UFMG'



Texto afirma que 'a mulher mineira é famosa por ser vagabunda e arredia', e que a única maneira de 'corrigir' isto é violentando-a sexualmente; página ainda traça perfil de vítima que seria 'mais fácil' e dá dicas de situações favoráveis para o ataque.

"Sempre foi assim". Cristãos com esta desculpa são rebeldes e idólatras, diz Francisco

Os cristãos que ficam com a desculpa do “sempre foi assim” têm o coração fechado para as surpresas do Espírito Santo. São idólatras e rebeldes que jamais chegarão à plenitude da verdade. Essa foi a mensagem do Papa Francisco na missa de segunda-feira (18 de jan.) na capela da Casa Santa Marta.

Estado Islâmico mantém cerca de 3.500 escravos, entre mulheres e crianças, no Iraque

Refugiados do Iraque são resgatados (Foto: Khalid Mohammed/AP)
Ao menos 3.500 pessoas, entre mulheres e crianças, estão sendo mantidas como escravas no Iraque por militantes do EI (Estado Islâmico), anunciou a ONU (Organização das Nações Unidas).

domingo, 24 de janeiro de 2016

Jesus empurrado pelo Espírito de Deus,

Não é possível viver e anunciar Jesus Cristo se não é desde a defesa dos últimos e a solidariedade com os excluídos. Se o que fazemos e proclamamos desde a Igreja de Jesus não é captado como algo bom e libertador pelos que mais sofrem, que evangelho estamos a predicar? Que Jesus estamos a seguir? A que nos estamos a dedicar? Dito de forma mais clara: que impressão têm os cristãos? Estamos caminhando na mesma direção que Jesus?