segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Estado Islâmico mantém cerca de 3.500 escravos, entre mulheres e crianças, no Iraque

Refugiados do Iraque são resgatados (Foto: Khalid Mohammed/AP)
Ao menos 3.500 pessoas, entre mulheres e crianças, estão sendo mantidas como escravas no Iraque por militantes do EI (Estado Islâmico), anunciou a ONU (Organização das Nações Unidas).


 Membros da minoria yazidi aguardam na fronteira no norte do Iraque

"Aqueles que estão detidos são predominantemente mulheres e crianças, e vêm principalmente da comunidade Yazidi, mas alguns são também de outras comunidades étnicas e religiosas minoritárias", disse o relatório conjunto divulgado em Genebra e citado pela Reuters.

O relatório mostra que as áreas dominadas pelo Estado Islâmico são marcadas pelo regime rigoroso, e detalhou pessoas que foram executadas por decapitação, queimadas vivas e atiradas de prédios.



O chefe dos Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra’ad al-Hussein, disse que “até os números de mortes obscenas deixam de refletir com precisão o quanto os civis que vivem no Iraque sofrem”. Além de deixar claro o “horror” dos refugiados do Iraque que tentavam escapar para a Europa.


Também foi incluído no relatório um número aproximado de 800 a 900 crianças que foram sequestradas de Mossul para treinamentos militares e religiosos.

Nenhum comentário: