sábado, 21 de março de 2015

Indianas fazem sucesso ao postar vídeo de rap contra estupro nas redes sociais

Duas indianas tiveram coragem suficiente para gravar um rap contra o estupro, o #RapAgainstrape, em seu país. Após colocarem o clipe no YouTube, o vídeo 'viralizou' e está com quase 100 mil acessos em apenas dois dias. 

Infantolatria: as consequências de deixar a criança ser o centro da família

 Além das complicações na vida dos filhos, como dificuldade de socialização e insegurança, deixar a criança comandar a dinâmica familiar pode prejudicar – e muito – o casal.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Uma prostituta foi (de novo) sequestrada e ameaçada pela Polícia

No ano passado, poucas semanas antes do início da Copa do Mundo, mais precisamente no dia 23 de maio, centenas de policiais invadiram o "Prédio da Caixa" em Niterói, onde roubaram, espancaram e estupraram prostitutas que lá atendiam e residiam. Após a operação, o prédio foi lacrado e cerca de 400 profissionais do sexo e pequenos comerciantes foram despejados. Apenas uma das prostitutas, Isabela (é seu pseudônimo), conseguiu registrar queixa e denunciar o caso.

Atitudes preconceituosas contra mulheres que exercem a prostituição

Existe uma grande e injusta dificuldade para enxergá-las  como mulheres normais e iguais a outras pessoas.  Conheça 20 atitudes sutilmente preconceituosas que você pode ter sem nem perceber.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Quem lotaria avenidas por Cláudia?

Há um ano, morria a auxiliar de serviços gerais Cláudia da Silva Ferreira, aos 38 anos, arrastada por uma viatura da PM por 350 metros. Todos os policiais envolvidos no caso permanecem em liberdade.

Profissionais do sexo receberão formação na área de HIV e AIDS

O edital para formação de novas lideranças jovens na área de HIV e AIDS recebeu inscrições de todas as cinco regiões do Brasil e de todas as populações-chave para o combate à epidemia. Entre os inscritos estão profissionais do sexo, travestis e transexuais, gays e pessoas que usam drogas. Houve também inscrições de jovens profissionais de saúde, redutores de danos, ativistas da população negra e de religiões afro.

Mineira morre na Espanha após ter overdose durante programa

A mineira Cristiana Fernandes da Silva de 25 anos teria morrido de overdose durante programa na cidade de Valência, na Espanha. O mistério em torno de sua morte pode revelar um esquema internacional de tráfico de mulheres e prostituição. O escritório do Itamaraty em Belo Horizonte não quis revelar as circunstâncias da morte.

Pastoral de BH retoma visitas às mulheres na região da Pampulha

Na última terça-feira, 17 de março, a equipe da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte retomou as visitas às mulheres em situação de prostituição nas ruas da região da Pampulha, particularmente na Rua dos Estados - local considerado privilegiado em Belo Horizonte por se destacar por seu turismo ecológico, cultural e de lazer.

Integrantes da Pastoral de BH participam de Ciclo de Debates na Assembleia Legislativa


As integrantes da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte – Unidade Oblata em Minas Gerais, Isabel Brandão e Ir. Ivoni Grando marcaram presença no “Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: O que querem as Mulheres de Minas”, evento realizado no dia 13/03, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comemorativo ao 08 de Março - Dia Internacional da Mulher.

Coisas que meu namorado aprendeu ao ser tratado na web como mulher

Que o mundo – e, especialmente, a Internet– é um lugar mais hostil com as mulheres do que os homens pode parecer uma obviedade. Mas, até que ponto pode chegar a entender isso alguém que não vivenciou essa hostilidade?

quarta-feira, 18 de março de 2015

Conheça a jovem de BH que combateu o machismo fazendo a careta do dentinho

A estudante Débora Adorno faz a "careta do dentinho" dentro de ônibus em Belo Horizonte. (Foto: Aquivo pessoal)
Nem xingamento, nem agressão, muito menos spray de pimenta. A “careta do dentinho” foi a estratégia usada pela estudante Débora Adorno, de 22 anos, para se defender das cantadas constrangedoras que recebeu enquanto caminhava pelas ruas de Belo Horizonte na última sexta-feira.

“Mas ele é ótimo com as crianças”

Ele agride a mulher que é mãe dos filhos dele. É ausente, não coopera, falta com seus compromissos. A violência dele, que assume inúmeras formas, talvez chegue até a ser física. A misoginia que ele exibe orgulhosamente não tem limites. MAS… ele é ótimo com as crianças, as pessoas dizem. Como? Fico me perguntando.

Não tire o batom vermelho: Os sinais de um relacionamento abusivo

Uma das dúvidas mais frequentes entre as mulheres quanto a seus relacionamentos é a respeito do machismo do parceiro. Como, afinal, devemos traçar a linha e compreender certas atitudes do parceiro como misóginas? E como reagir a essas atitudes?

11 sinais de que você pode estar namorando um sociopata -

Será que aquela pessoa incrível que você ou alguém próximo a você começou a namorar pode na realidade ser um sociopata? Essa situação não é tão improvável quanto você imagina.

terça-feira, 17 de março de 2015

Por hora, seis casos de violência contra a mulher são denunciados ao Ligue 180

Só de violência sexual, ou seja, estupro, assédio e exploração, o aumento de relatos no disque-denúncia foi de 20% entre 2013 e 2014.

Bispos brasileiros condenam a imoralidade do mercado

O Conselho Permanente da CNBB, reunido em Brasília, entre 10 e 12 deste março, divulgou nota sobre o “delicado momento pelo qual passa o país”. Dois parágrafos desse pronunciamento mostram que a sua visão da crise não se limita ao risco pelo qual passa a democracia no Brasil:

UNESCO: Violência de gênero em escolas impede milhões de alcançar potencial acadêmico

A violência de gênero em instituições acadêmicas pode gerar um aumento do absenteísmo, fraco desempenho, desistência escolar, baixa autoestima, depressão, gravidez e infecções sexualmente transmitidas, como HIV.

Ivone Gebara: Papa tem boa vontade, mas não pode revolucionar papel da mulher da igreja

Teóloga feminista Ivone Gebara afirma que tradição masculina da Igreja ainda é muito forte.

O movimento feminista teológico no mundo vem ganhando espaço a partir dos ventos reformadores impulsionados com as reformas do papado de Francisco. Para Ivone Gebara, teóloga, estudiosa e referência nacional em Teologia Feminista, não devemos, entretanto, esperar mudanças na estrutura masculina da Igreja Católica.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vale é autuada por manter pessoas em condição análoga à de escravo

A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, foi autuada pelo governo federal por reduzir pessoas à condição análoga à de escravo.

Pastoral da Mulher de BH participa da comemoração do segundo ano do espaço “Bem me Quero”

Com o tema “Mulheres construindo cidadania”, a Coordenadoria de Mulheres de Contagem comemorou o segundo aniversário do Espaço “Bem me Quero”, contando com a presença de Isabel Brandão Furtado e Lucinete Santos, integrantes da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte – Unidade Oblata no Estado de Minas Gerais.

Pregar um botão é coisa de homem ou de mulher?

Pois por trás do que parecem ser sábias palavras de pai e mãe, das quais nos lembramos com carinho e se tornam leis supremas para o resto da vida, não raro escondem-se discursos que mantém privilégios. A maior parte das incumbências que se atribuem aos gêneros não é por conta de características físicas que diferenciam homens e mulheres – elas são capazes de fazer tudo o que nós fazemos, nós é que não somos capazes de  fazer tudo o que elas podem fazer.

4 situações inadmissíveis que ainda acontecem com as mulheres

Embora muita coisa tenha melhorado para as mulheres nas últimas décadas — e sim, realmente muita coisa melhorou — ao redor do mundo inteiro elas ainda sofrem violência todos os dias. Mutilação genital, ataques com ácido, violência sexual, privação de educação.

domingo, 15 de março de 2015

O Papa explica o inferno a uma menina: “Deus perdoa a todos, és tu que escolhes”


“Deus nos julga amando-nos. Se acolho o seu amor estou salvo, se o recuso estou condenado: não por Ele, mas por mim mesmo. Porque Deus não condena, só ama e salva”.

Teresa d'Ávila, uma resposta às urgências e aos perigos do seu tempo

Através do amor, a mística de Teresa d'Ávila – a sua feliz contemplação, a sua oração – se torna uma ação e cria uma dinâmica de onde brota a caridade.