sábado, 23 de julho de 2016

Maria Madalena e as discípulas de Jesus. Protagonistas que resistem a um apagamento

Reprodução do quadro Trasporto di Gesù Cristo al Sepolcro, de Antonio Ciseri
“Durante os séculos iniciais do Cristianismo, o tom libertador e afirmador de igualdade entre homens e mulheres foi sendo paulatinamente abrandado, acomodando-se aos padrões discriminatórios da cultura e da sociedade”, analisa a teóloga. 

Cresce no Brasil o número de jovens mulheres empreendedoras

A designer de joias Luli Martins em sua loja no Leblon (Foto: Guilherme Leporace / Agência O Globo)
Atrás de um grande negócio existe uma grande mulher. O ditado pode não ser bem este, mas se aplica ao crescimento feminino quando a palavra é empreendedorismo. Segundo o IBGE, as mulheres correspondem a 50,62% da população do país, e uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor mostra que, no ano passado, elas representavam 49% dos empreendedores do país. 

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Esquema de prostituição envolve políticos e empresários em Caicó (RN)

Diego Evangelista Biba foi preso pela Polícia Civil
O Delegado da Polícia Civil, Ricardo Brito, começou a investigar o crime de favorecimento a prostituição na cidade de Caicó, principalmente depois da prisão de Diego Evangelista (Biba), que de acordo com a autoridade policial, é conhecido como sendo pessoa que agencia mulheres de programa para empresários, servidores públicos e políticos na região Seridó.

Festa de Santa Maria Madalena, Apóstola que amava o Senhor

As tradições dos evangelhos conferem a Madalena um lugar singular: a que amava o Senhor e a que se tornou Apóstola dos Apóstolos. O texto de João, que aqui rememoramos, traz elementos que nos levam a pensar o amor cantado no Cântico dos Cânticos: o jardim do encontro, lugar das delícias; o desejo do toque, da retenção do corpo, para que não haja mais separações; o reconhecimento pelo nome, lugar da intimidade.

Se eu fosse puta

Medo de quê? De tudo. Mas sobretudo de ter que do nada me prostituir, ter que ir da noite pro dia buscar cada centavo do meu sustento na prostituição. E não eram os corpos sem nome, vários, variados, via de regra fora do padrão, em diversos graus de higiene e saúde, o que me assustava. Com esses me dou bem, e até prefiro, anônimos, fora do padrão (como eu própria me sentia sempre, ainda mais agora). Sexo nunca foi foda (...). Meu medo era, antes, a violência da exclusão, me ver pária da noite pro dia, tratada feito lixo, perder família, amigos, círculo social, não ter um teto pra chamar de meu, o direito de continuar estudando, de poder buscar emprego que não fosse esse que não consideram emprego: puta.

Maria de Magdala, a grande ''Apóstola dos Apóstolos''. Entrevista especial com Chris Schenk


“Não é possível contar a história da Ressurreição sem falar também de ‘Maria, a de Magdala’”. Foi essa mulher que, depois de ir ao túmulo onde Jesus havia sido depositado depois da crucificação, “viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo e saiu correndo”, como relata o Evangelho, para se encontrar os discípulos e lhes contar a grande notícia.

Maria de Magdala. A mística que reconhece o Salvador.

 Imagem de Maria Madalena cedida pela entrevistada, que ilustra a capa do seu livro MARIA MADALENA: das páginas da bíblia para a ficção (Eduem, 2011)
"O importante é perceber que Madalena surgiu na literatura quase como uma visionária, uma grande mística que conseguiu ver, muito mais que os discípulos, o que Jesus representava", destaca a professora Salma Ferraz. "A constituição desta face de Madalena contribui para outra luta das feministas cristãs que é a ordenação das mulheres".

quinta-feira, 21 de julho de 2016

As faces femininas num cristianismo sem véu. Entrevista especial com Elizabeth Johnson

Imagem: premium.klickeducacao.com.br/
Corrigindo as coisas, podemos permitir que Maria Madalena surja como modelo de seguidora fiel, devotada do Senhor, e como liderança forte e independente na igreja primitiva”, pontua a teóloga. "Maria Madalena, a prostituta pesarosa, foi então contraposta à Virgem Maria. O papel efetivo dela foi esquecido". "Sua liderança desafia a Igreja toda a se converter à participação das mulheres como discípulas em pé de igualdade no século XXI"

Queimada por ex e após 224 cirurgias, jovem combate violência

Bárbara Penna, vítima de violência doméstica, foi queimada e jogada da janela pelo ex-companheiro (Foto: Rafaella Fraga/G1)
 Espancada, queimada e jogada da janela pelo ex-companheiro em 2013, em Porto Alegre, Bárbara Penna, 21, já passou por 224 cirurgias –e precisa de mais sete. Seus dois filhos e um vizinho que tentou salvá-los morreram asfixiados no incêndio.

Adolescentes falam do suicídio das meninas que tiveram imagens íntimas expostas na internet


 Fotos estampam sorrisos, olhares e caretas. Meninas posam para o próprio celular usando maquiagem, unhas feitas, roupas de festa ou mesmo o uniforme da escola – sozinhas ou acompanhadas dos amigos. Tudo é publicado nos perfis de redes sociais para ser “curtido” – a forma mais rápida e fugaz de aprovação online.

Travesti de Cajazeiras denuncia “rede de prostituição e escravidão” da população LGBT na Paraíba

Joyce Montinelly
Para ela, a maioria dos religiosos é homofóbica, sendo que os 'evangélicos' são os mais agressivos. Confira a entrevista completa.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Fui assediada no ginecologista

53% das mulheres entrevistadas já sofreram abuso sexual ou moral no ginecologista. Durante três meses, nossas repórteres apuraram histórias de abuso em consultas ginecológicas.

Prostitutas cariocas divulgam promoções para Olimpíadas do Rio

Já está circulando em sites internacionais uma suposta promoção especial de prostitutas cariocas para clientes estrangeiros, que estarão no Brasil durante as Olimpíadas. De acordo com uma matéria do tabloide inglês Daily Mail, as casas onde prostitutas atuam, já estão se preparando para recepcionar os “gringos”.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Mãe que tentou vender a virgindade da filha pode ter sido orientada a cometer o crime


Investigações apontam que a mulher recebeu orientação para esperar a filha completar 14 anos. Crime aconteceu no dia do aniversário da menina.

Indiana que sobreviveu a estupro coletivo é atacada pelos mesmos homens

Mulher vítima de violação pelo marido, em Nova Délhi
Uma estudante indiana se recuperava em um hospital depois de ter sido estuprada por vários homens, entre os quais se encontravam alguns condenados por terem-na agredido sexualmente três anos antes, informou a polícia nesta segunda-feira.

O machismo perdeu o voo: Passageiros se recusam a embarcar em avião pilotado por mulheres

Na segunda-feira à noite, o voo 909 da American Airlines, que faz o percurso entre Miami e Buenos Aires, decolou com uma hora e meia de atraso porque sete passageiros, ao saber que o avião era pilotado por duas mulheres, decidiram não voar. O episódio se espalhou pelas redes sociais, depois que um amigo de pessoas que, sim, viajaram expôs ocorrido no Twitter. A demora se deu porque, após os passageiros que desistiram de viajar descer da aeronave, também foi preciso descer suas bagagens. A companhia aérea não emitiu nenhum comunicado oficial acerca do fato.

Profissionais do sexo buscam direitos trabalhistas


Pode haver, breve, nova criação na jurisprudência trabalhista do TRT da 1ª Região? Alguns advogados acreditam que sim. É que muitas jovens, dentre as dezenas de garotas de programa que atuavam na famosa casa carioca “Termas 65” – que acaba de fechar – estão ingressando com ações trabalhistas.

Ohlala: site promove encontros pagos e nega ser o ‘Uber da prostituição’

Desenvolvido por uma pequena startup alemã, o Ohlala é um serviço online que, ao mesmo tempo que ganha cada vez mais popularidade, também enfrenta uma boa dose de preconceito por conta de seu tema, digamos, polêmico. Isso porque o portal tem como objetivo principal facilitar os chamados encontros pagos, no qual os rapazes podem solicitar a companhia de uma mulher mediante o pagamento de uma taxa acertada por ambos. O mais interessante? O site oficial da iniciativa diz que “prostitutas não são bem-vindas”.

As veias abertas do feminicídio na América Latina

Foto: Rodrigo Paredes - Flickr - Creative commons

“Um grito coletivo contra a violência machista”. É assim que se define o movimento Ni una menos, que surgiu na Argentina, em 2015. Desde sua criação, vem ganhando força. Em um ato no último dia 3 de junho, mais de 200 mil pessoas participaram de uma manifestação do Ni una menos em Buenos Aires. O movimento espalhou-se por outros países da América Latina: houve atos não só em outras cidades da Argentina, mas também no Chile, no México e no Uruguai.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Jovem argentina é resgatada de casa de prostituição onde estava em cárcere privado

Jovem teria sido vítima de tráfico internacional de pessoas. Resgate ocorreu na manhã desta sexta-feira em uma boate de Marmeleiro (PR).

Aos policiais, a jovem argentina contou que foi parar na casa de prostituição, trazida por uma prima, com a promessa de trabalhar em uma loja de roupas.

Mas você não tem medo de ficar sem um homem?

Eu acho tão engraçado quando, no meio de uma conversa, uma pessoa me toca no pulso e me diz, como quem fala com uma pessoa com uma doença terminal “mas você não tem medo de ficar sem um – respiração dramática – homem?”

Prostituição na terceira idade em Belém PA

O programa A Liga da passada segunda feira  falou sobre o mercado do sexo na terceira idade. Thaíde foi até Belém (PA) para conversar com mulheres que estão na prostituição há muito tempo, e mesmo na terceira idade não abandonaram a profissão. 

Miriam de Magdala. Pregadora de uma nova fé e em pé de igualdade com os outros apóstolos

Reprodução da obra Santa Maria Madalena, de Piero Cosimo
"Ela parece ter vindo de uma família relativamente abastada e que ela era solteira. Seu status econômico é indicado pelo fato de o Novo Testamento nos dizer que ela e as outras mulheres que seguiam Cristo lhe serviam com seus próprios recursos”, explica a teóloga Katherine L. Jansen.

domingo, 17 de julho de 2016

Necessário e urgente

Jesus não contrapõe a vida ativa e a contemplativa, nem a escuta fiel da sua Palavra e o compromisso de viver na prática o Seu estilo de entrega aos demais. Alerta sim, para o perigo de viver absorvidos por um excesso de atividade, em agitação interior permanente, apagando em nós o Espírito, contagiando o nervosismo e a aflição mais do que a paz e o amor.

Sacerdote católico explica como lutar contra a prostituição e o tráfico na Tailândia

Passar de uma pequena localidade no centro da Espanha como é Ciudad Real para a Tailândia é uma enorme mudança, algo que o missionário espanhol Pe. Luis Miguel Avilés conhece bem. Ele viveu naquele país durante 10 anos evangelizando e trabalhando pela educação dos jovens, especialmente em defesa das menores que estão em perigo de cair na prostituição e no tráfico de pessoas.