sábado, 26 de março de 2016

Viver a Páscoa hoje -por Frei Betto-

A fé esvazia o sentido da ressurreição de Jesus quando não se pergunta pelas razões de sua morte. Ele não queria morrer, suplicou a Deus que afastasse dele aquele cálice de sangue.

Sobre a Páscoa, por Rubem Alves

Esperança. Assim os poemas da ressurreição falam sempre do presente. A Morte é agora. Nós somos o túmulo. “Quem anda duzentos metros sem vontade anda seguindo o próprio funeral vestindo a própria mortalha…’ Muita gente morreu e não percebeu. Mas a Ressurreição pode acontecer também agora.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Reflexão para Sexta-feira da Paixão

 “Essa é a única morte que nos pode dar força diante das outras mortes” (Libânio)
Todas as mortes são para nós um absurdo, porque a morte é o nada que entra na nossa história, e seria nada mesmo, se não houvesse essa morte de Jesus que deu sentido a todas as outras mortes. Só por isso valeu a morte de Jesus. Diante dos sofrimentos e da morte somos convidados a olhar para este Homem que assumiu a morte para estar conosco, para estar ao nosso lado; é nessas horas que vamos encontrá-Lo.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Francisco lavará os pés de 12 refugiadas e refugiados na Quinta-Feira Santa

Centenas de milhares de refugiados tentam escapar da guerra e da morte na Síria, encontrando-se com muros, fronteiras e incompreensão por parte de quase todo o mundo civilizado. Frente a isto, o Papa Francisco decidiu que, nesta Quinta-Feira Santa, lavará os pés de 12 homens, mulheres e crianças refugiadas que vivem em um centro de acolhida de Roma. Há três anos, em sua primeira Quinta-Feira Santa no trono de Pedro, Francisco havia surpreendido o mundo ao converter-se no primeiro Pontífice que realizava este ritual em uma prisão na periferia desta capital, lavando os pés de jovens e mulheres, inclusive muçulmanas, do presídio de menores de Casal di Marmo.

Lava-pés: passagem de "ser servido" para "ser servidor"

 Jesus pede que a dinâmica iniciada por Ele tenha continuidade, seja progressiva e circular, partindo do meio para a periferia em forma de círculo a fim de atingir a todos. O novo modo de exercer a autoridade é praticado primeiro entre todos os que participam da ceia, mas deve ser exercido sem limite de tempo ou de espaço, isto é, deve atingir toda criatura em todos os tempos até a plenitude.

quarta-feira, 23 de março de 2016

A Legalidade ou o controverso ‘espírito das leis’ -por Ivone Gebara

Há os que dizem: a Lei do Evangelho é clara. "Há que amar a Deus e ao próximo como a si mesmo”. Mas, como fazer isso? E outros dizem: "não há outro caminho a não ser obedecer a Constituição do país!” E mais: "é evidente que a Lei nos diz que todos nós somos iguais perante a Ela e assim há de ser.” Mas, como viver isso? Como expressar essa igualdade? Outros ainda afirmam: "todos devem ser submissos às leis do país... Ninguém está nem acima e nem abaixo da Lei”. "Toda desobediência à lei deve ser punida”, gritam juízes e cidadãos comuns. Mas, quem de fato redigiu as leis e para quem?

Celebração de Semana Santa na Pastoral da Mulher

A Semana Santa está sendo intensamente  celebrada na   Pastoral da  Mulher de BH, unidade Oblata em MG. Com a intenção de reacender o espírito cristão da páscoa, vivenciamos os momentos fortes deste tempo litúrgico, através de reflexões, celebrações e encenações. 

A Pastoral da Mulher na TV Assembleia

Panorama , programa da TV Assembleia,  trata da violência contra prostitutas e vai ao ar nesta quarta-feira (23), às 8h30, com reprises às 19h30 e a uma hora da manhã de quinta-feira (24).
A psicóloga da Pastoral da Mulher de BH, Isabel C. Brandão,  participa neste programa analisando esta problemática.

Você conhece a Lei do Feminicídio?

Nascida da pressão popular, que vem reagindo fortemente aos casos de assassinatos de mulheres no país (o Brasil ocupa o 5º lugar nesse triste ranking mundial), a chamada Lei do Feminicídio foi aprovada há um ano, quando o número de assassinatos de mulheres chegou a 13 casos por dia – um aumento de 9% na última década.

terça-feira, 22 de março de 2016

Atentado terrorista em Bruxelas: brasileiras relatam momentos de tensão

A brasileira Gizella Heymann, em entrevista à BandNews FM, disse que esteve muito próxima da estação Malbec, onde ocorreu um dos atentados desta manhã em Bruxelas, na Bélgica. Mais de 25 pessoas morreram nos ataques no metrô e no aeroporto internacional.

Como é a vida de mulheres que se submetem à prostituição para consumir crack

O Repórter Record Investigação da passada quinta-feira, dia 17/03, denunciou as condições desumanas de mulheres que se prostituem em mangues do Nordeste, a partir de cinco reais.

Como enfrentar a violência contra a mulher de dentro das igrejas?

A assessora de Koinonia, Ester Lisboa (de pé) em uma das rodas de conversa da Rede Religiosa de Proteção à Mulher Vítima de Violência.
Existem interpretações e posturas religiosas que tendem mesmo a agravarem a situação das pessoas que sofrem violência doméstica. "Isso acontece principalmente quando falamos de igrejas preocupadas em pregarem a religiosidade e não o Evangelho de [Jesus] Cristo. Estão mais preocupadas em mostrarem uma estrutura perfeita, rígida em seus princípios, mas pecam em relacionamento. Não há investimento nas vidas das pessoas.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Pesquisa sobre trabalhadores do sexo em Belo Horizonte

Pesquisa mapeia a realidade de violência e preconceito enfrentada por travestis e transexuais femininas que exercem trabalho sexual na RMBH.
Para quem trafega à noite pela Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, ou pela Avenida Pedro II, por exemplo, não é novidade que existe um grande número de travestis e transexuais femininas exercendo trabalho sexual na cidade. Em contrapartida, sobre a vida dessas pessoas, pouca gente sabe algo mais: as violências que sofrem, os direitos de que são cotidianamente privadas, os sonhos que têm.

Por dentro dos grupos secretos do Facebook onde as pessoas trocam sexo por serviços

Alejandra* não é uma trabalhadora sexual. Ela não transa com estranhos em troca de dinheiro e não fica à noite parada numa esquina à espera clientes. Recentemente, porém, ela passou meia hora fazendo sexo em troca de internet grátis.

Trabalho escravo nas oficinas de costura é tema de novo vídeo do Escravo, nem pensar!

Nos últimos anos, muitas marcas de roupa foram flagradas utilizando trabalho escravo e, infelizmente, esses casos não são raros. Para aumentar sua margem de lucro e se eximir da responsabilidade de arcar com direitos trabalhistas, é comum que marcas populares e grifes renomadas do mundo todo contratem uma longa cadeia de fornecedores, ou seja, terceirizem sua produção. Com a falta de controle, os costureiros ficam mais suscetíveis à escravidão contemporânea nas oficinas de costura com condições precárias.

domingo, 20 de março de 2016

Que faz Deus numa cruz?

Ante o Crucificado começamos a intuir que Deus, no seu último mistério, é alguém que sofre conosco. A nossa miséria lhe afeta. O nosso sofrimento lhe salpica. Não existe um Deus cuja vida transcorre, por assim dizer, à margem das nossas penas, lágrimas e desgraças. Ele está em todos os Calvários do nosso mundo.