sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Natal na Favela



Esqueçam o bom velhinho, que é, aliás, símbolo de Natal criado pela Coca-Cola e que se universalizou, tornando a festa um grandioso evento comercial. Tampouco atentem para o lado religioso da festa, celebração maior do cristianismo mundial, que relembra o nascimento de nosso senhor Jesus Cristo, o que, afinal de contas, deveria ser o maior de todos os motivos de celebração ontem, hoje e sempre...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

UM CONTO DE NATAL - por Eliane Brum


Parecia mais um dia igual. Rorix, o duende cor-de-rosa, estressado como sempre nesta época do ano, sacudia-o sem parar. Queria saber se podia pintar os olhos da Barbie Los Angeles de dourado. Sim, sim, pinte de dourado com listras prateadas se quiser, mas me deixe dormir. Virou-se para o lado, não sem certo esforço para ajeitar sua barriga cada vez mais imensa. Hum, eu não devia ter comido aquele chester com damascos no jantar.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Um Natal diferente



Neste ano meu Natal vai ser diferente.  Meu menino Jesus fugiu do presépio e ganhou as ruas.  Dizem que estava cansado de ser adorado estaticamente  – pior ainda – por amor velho e sem vida.  Dizem que antes de sair falou a todos que  não vê razão para que a cada ano os homens  aproximem mais a manjedoura da cruz.

Imigrantes prisioneiras do comércio sexual europeu


A polícia francesa desbaratou uma rede de tráfico de pessoas que obrigava jovens imigrantes a se prostituírem. O caso lançou luz sobre um flagelo já considerado como uma forma de “escravidão moderna”. Após a operação realizada em setembro, a polícia informou que a rede traficava jovens nigerianas que trazia para a França da Itália, e as obrigava a se prostituírem, com o argumento de que dessa forma pagariam os milhares de euros que deviam aos que as trouxeram para a Europa.

Califórnia soma 1,2 mil vítimas de tráfico de pessoas


Gangues locais e internacionais têm crescentemente se envolvido em esquemas de tráfico de pessoas por causa do baixo risco e dos altos ganhos, conforme confirma o relatório. Trafficantes têm alcançado mais vítimas e clientes por meio de recrutamentos e de anuncios online.

Crise econômica faz meninas se prostituírem mais cedo, diz ativista

Meninas cada vez mais jovens estão sendo arrastadas para a prostituição por causa da crise econômica global, disse nesta quarta-feira uma participante de uma conferência sobre os direitos femininos.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Programa de Vacinação contra o HPV pode ser implantado em BH


A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou no dia 9 novembro, em segundo turno, o Projeto de Lei 2066/2012, que estabelece a implantação do Programa Municipal de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus), um dos principais causadores do câncer de colo de útero.

‘As trabalhadoras assalariadas domésticas vivemos todas as formas de violência’

Yola Mamani é trabalhadora assalariada doméstica e radialista. Juntamente com sete de suas companheiras, dirige o programa radial "Sou trabalhadora doméstica com orgulho e dignidade”, transmitido diariamente pela Radio Deseo. Sua finalidade é denunciar as diferentes formas de exploração trabalhista a que as mulheres estão expostas.

Como melhorar a igualdade entre homens e mulheres na Igreja?


Para melhorar a igualdade entre homens e mulheres na Igreja, é preciso permitir uma verdadeira cidadania das mulheres na Igreja. É urgente que as mulheres que estão privadas da palavra – de maneira equivalente à privação dos direitos cívicos por muito tempo vivida na sociedade civil – se tornem sujeitos da palavra.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mulheres conseguem saber se homem trai só de olhar, diz estudo


As mulheres conseguem dizer com precisão se um homem desconhecido é fiel apenas olhando na cara dele. Os homens, no entanto, parecem não ter a mesma capacidade quando observam as mulheres, de acordo com um estudo australiano divulgado na quarta-feira.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Abrir novos caminhos

Nos evangelhos não aprendemos doutrina acadêmica sobre Jesus, destinada inevitavelmente a envelhecer ao longo dos séculos. Aprendemos um estilo de viver realizável em todos os tempos e em todas as culturas: o estilo de viver de Jesus. A doutrina não toca o coração, não converte nem apaixona. Jesus sim.