sábado, 28 de março de 2015

Confira as celebrações na Grande BH para a semana santa


Os tradicionais tapetes de serragem devem colorir as ruas das cidades mineiras
As paróquias e santuários de todo o estado terão uma programação especial nos próximos dias para as celebrações.

Jovem indiana luta contra molestador e arrasta homem para delegacia pelos cabelos

Estar em um local público, cercada de pessoas, em plena luz do dia, não é garantia de estar a salvo. A universitária indiana Pradnya Mandhare, de 20 anos, sentiu isso na pele quando foi molestada por um homem bêbado em uma das estações de trem mais movimentadas de Mumbai, na Índia, no meio da tarde, e ninguém se ofereceu para ajudar a jovem.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Mercado de prostituição de luxo em Brasília não fica restrito somente à ficção

Vida de luxo apresentada pela personagem da atriz Paolla Oliveira não é ficção. Profissionais do sexo de Brasília contam que dinheiro, presentes caros e alto nível das garotas são realidade na capital. Polícia aponta perigos que rondam esse mundo.

Ex-militares suspeitos de traficarem mulheres para prostituição

O grupo desmantelado operava a partir de um prostíbulo da cidade da Lixa (Portugal) onde explorava perto de duas dezenas de cidadãs estrangeiras, que em apartamentos adjacentes a um espaço de diversão noturna, agora selado pelo SEF, se dedicavam à prática da prostituição”, lê-se num comunicado divulgado por aquela força policial.

Hotel com indícios de incentivo à prostituição é emparedado em Santos

Hotel foi embargado após Força Tarefa vistoriar o local (Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos)
Um hotel que apresentava indícios de incentivo à prostituição foi emparedado nesta quinta-feira (26) em Santos, no litoral de São Paulo. O estabelecimento já havia sido embargado pela prefeitura há uma semana, mas não cumpriu a determinação e foi selado. A Força Tarefa responsável pela ação ainda encontrou entorpecentes no imóvel.

A estagiária e o presidente

As mulheres são tratadas de forma excepcionalmente dura quando explodem escândalos sexuais. É como se fossem, de alguma forma, mais responsáveis que os homens pelo que ocorreu.

Papa Francisco e a teologia da mulher: algumas inquietações

Se os homens querem afirmar a excelência da Virgem Maria terão que lutar para que os direitos das mulheres sejam respeitados através da extirpação das muitas formas de violência contra elas. Terão, inclusive, que estar atentos às instituições religiosas e aos conteúdos teológicos e morais veiculados que podem não apenas reforçar, mas gerar outras formas de violência contra as mulheres.

Agressão não é só física e ameaça não é só direta


Costumo pensar que somos despertadas para o nosso próprio corpo pelos outros, pelos homens que nos olham com desejo muito antes de largarmos as brincadeiras de rua e o medo do escuro. E assim crescemos nessa sociedade que nos obriga a nos acostumarmos. Somos levadas a nos acostumar com o constrangimento ao passar pela rua e ouvir obscenidades, com os xingamentos, com a invasão de espaço, com a falta de respeito, a falta de cuidado e, principalmente, com a falta de tato.

Conheça os serviços municipais para a população de rua em BH

Eles têm direito a alimentação gratuita nos restaurantes populares e podem ser atendidos nos postos de saúde sem a necessidade de documento.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Tráfico de Órgãos – uma tragédia silenciosa

Além da violência crescente e da corrupção, o Brasil vive de algumas tragédias silenciosas. Uma delas está relacionada diretamente com algo que deveria salvar vidas, a doação de órgãos. Pela simples natureza de falta de controles, corrupção, sistema ineficaz, além da natureza maldosa do ser humano, muitas famílias têm suas vidas destruídas pela simples ganância do ser humano.

Soldados da PM denunciam tenente por assédio sexual

Quatro policiais denunciam ter sofrido assédio sexual de um tenente no 46º Batalhão de Polícia Militar em Patrocínio, no Alto Paranaíba. As quatro soldados foram alvo de abordagens indevidas, inclusive pela internet, e se recusaram a manter relações com o militar, que era o comandante direto do grupo.

Moradores de rua são o dobro de vagas em abrigos

Em oito anos, a população de rua mais que dobrou em Belo Horizonte, mas o número de vagas em abrigos e albergues continua o mesmo há pelo menos 10 anos.

Esquema de exploração sexual de menores simulava venda de loteria

As jovens vendiam os bilhetes em frente ao Mercado Shangri-lá; ao mesmo tempo, agenciavam programas sexuais (Crédito: Roberto Custódio/JL)
As garotas que abordavam possíveis clientes, principalmente idosos, desapareceram após estourar o escândalo de favorecimento a esse crime envolvendo Marcelo Caramori e fiscais da Receita Estadual em Londrina.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Mães acusam creche de BH de racismo contra crianças

Menino de dois anos chorou e pediu a mãe que cortasse seu cabelo crespo
Uma denúncia de racismo contra uma criança de dois anos e de outras crianças na faixa de quatro anos mobilizou dezenas de alunos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e representantes do Grupo de Ações Afirmativas da Faculdade de Educação da universidade, do Coletivo dos Estudantes Negro (CEN) e do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais.

Trabalho escravo em obra da construtora Tenda

No alojamento trabalhadores mostram o que têm para "comer"
Após receber uma denúncia de um trabalhador que estaria em condições análogas a de escravidão em uma obra da construtora Tenda/Grafisa, no bairro Camargos, região Noroeste de Belo Horizonte, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção de BH (Marreta) esteve no local e flagrou 12 trabalhadores em condições precárias de trabalho no local.

Machismo é a regra da casa

Peça publicitária da campanha “Verão” da Itaipava / Reprodução
De onde surge então o machismo das peças criadas pelas agências? Uma nova pista surgiu quando através de um pedido feito em um grupo fechado no Facebook, 15 mulheres de 20 a 40 anos, atuantes em áreas diversas da publicidade contaram à Pública como é o ambiente em que trabalham, dentro das agências. Os relatos, feitos sob anonimato pelo temor de perder o emprego, trazem casos de abuso, assédio e violência psicológica que viveram ou ainda vivem em suas carreiras.

Ex-moradora de rua transformou a dor do passado em amor

Violentada e agredida nas ruas quando ainda era uma menina, Helena hoje ajuda pessoas que moram nas ruas da capital.

Detentas brasileiras duplamente punidas: pelo crime e por serem mulheres

Mais de 36 mil mulheres estão encarceradas no Brasil, cumprindo pena ou aguardando julgamento em prisão preventiva. São pessoas privadas de tudo – desde os suprimentos mais básicos, como sabonetes e absorventes, até a atenção jurídica e médica. Segundo dados de junho de 2013, do Ministério da Justiça, há apenas um médico ginecologista para cada grupo de 1,7 mil detentas. 

terça-feira, 24 de março de 2015

Apps de táxi irão ocultar telefone de passageiro após assédio a mulheres

Abaixo-assinado que pedia medidas contra o assédio à mulheres por parte de taxistas colheu 27 mil assinaturas (Foto: Reprodução/Change.org)
Os aplicativos Easy Taxi e 99taxis passarão a oferecer em breve a opção de ocultar dos taxistas o número de telefone dos passageiros que usarem os serviços. As mudanças serão implementadas após um abaixo-assinado que pedia por medidas contra o assédio a mulheres circular a internet e coletar mais de 27 mil assinaturas.

Manicure cor machista

Com uma campanha recheada de machismo e sexismo, a nova linha de esmalte Outono/Inverno 2015 da Risqué “Homens que Amamos” está gerando polêmica em redes sociais como o Twitter. Controversa, a linha que se diz inspirada “nos homens que fazem a diferença na vida das consumidoras” traz um texto que, além de objetificar homens,  generaliza e futiliza mulheres, reduzindo suas expectativas e paixões a “homens” e “esmaltes”.

PM prende três médicos acusados de tráfico de órgãos no Sul de Minas

Médicos João Alberto Brandão, Cláudio Rogério e Jeferson Skulski foram detidos em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
A Polícia Militar (PM) prendeu, na tarde desta segunda-feira, três médicos acusados de participar de uma quadrilha de tráfico de órgãos, chamada de 'Máfia dos Órgãos', que agia no Sul de Minas Gerais. Os três são acusados pela morte de Paulo Lourenço Alves, de 41 anos, em janeiro de 2001. Segundo a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o atestado de óbito consta que a vítima morreu por causa de um hematoma cerebelar e hipertensão arterial. Porém, no prontuário não consta o laudo de exame que comprova a morte cerebral. Mesmo assim, o paciente teve rins e córneas extraídas.

Crianças terão sido traficadas de Angola e eram “obrigadas a trabalhar”

Os “supostos familiares” que as mal tratavam, na Amadora, já foram constituídos arguidos. Menores estão em instituições de acolhimento desde Janeiro. PGR diz que existem cinco inquéritos relacionados com suspeitas de tráfico de crianças de Angola, dois deles já em fase final.

Hoje celebramos a memória de Monsenhor Romero

Para centenas de milhares de comunidades cristãs do continente, Oscar Romero foi desde o dia do seu martírio considerado santo e invocado como São Romero da América Latina, num profundo e certeiro reconhecimento do "sensus fidelium” de sua santidade e do sentido de sua morte: seu empenho em favor da paz, sua luta contra a pobreza e a injustiça e sobretudo a declarada oposição à infame guerra de "baixa intensidade”. A guerra, no pequeno El Salvador, na época, com pouco mais de 5 milhões de habitantes deixou mais de 70.000 mortos e 1,5 milhão de refugiados, a maior parte exilados nos Estados Unidos.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Mulher, acusada de queimar o alcorão, foi espancada e apedrejada ate a morte


Uma mulher com problemas mentais foi linchada nas ruas de Cabul, no Afeganistão, acusada de ter queimado um Corão na capital. A mulher, chamada Farkhonda, de 32 anos, teria queimado um Corão em público e uma multidão a matou espancada, ateou fogo a seu corpo e depois o atirou no rio Cabul.

Internet e a geografia do turismo sexual


Na produção socioantropológica sobre a transnacionalização do mercado sexual, a associação das mulheres, de certas nações pobres do mundo, com a prostituição é vinculada a três fatores principais: viagens de turistas e militares a países e regiões pobres nos quais compram sexo; a migração de mulheres para trabalharem em night clubs e bordéis em todo o mundo e à Internet.

Rede um Grito pela Vida aborda tráfico de pessoas na Amazônia

A Rede Um Grito pela Vida, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Pará e Amapá realizou de 4 a 8 de março, em Manaus (AM), o Primeiro Encontro Internacional na região Norte. Representantes institucionais de países da região Pan-Amazônica refletiram sobre o tema “O Grito pela vida que vem da Amazônia – Não ao tráfico de Pessoas”.

Espanha: em decisão inédita, juiz determina que trabalho sexual é trabalho

Em 18 de fevereiro, um juiz de Barcelona emitiu uma sentença na qual pela primeira vez a Justiça espanhola reconhece que o trabalho sexual é trabalho e que as pessoas que o exercem têm direitos.

domingo, 22 de março de 2015

Só começamos a entender algo da fé quando nos sentimos amados por Deus


Quem vive exclusivamente para o seu bem-estar, o seu dinheiro, o seu êxito, a sua segurança, acaba vivendo uma vida medíocre e estéril: a sua passagem por este mundo não faz a vida mais humana. Quem se arrisca a viver uma atitude aberta e generosa difunde a vida, irradia alegria, ajuda a viver. Não há uma forma mais apaixonante de viver que fazer a vida dos outros mais humana e leve.