sexta-feira, 6 de julho de 2012

PUC Minas oferece curso on line de pós-graduação sobre tráfico de seres humanos


O curso online de pós-graduação Educação para os Direitos Humanos: Prevenção contra Violência e o Tráfico da Pessoa Humana da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais está com inscrições abertas.

Denúncia ao Ligue 180 desbarata quadrilha de exploração sexual de brasileiras na Espanha


Uma organização criminosa de aliciadores de mulheres foi presa em 24 de junho, em Ibiza, numa cooperação entre a Polícia Eivissa (Espanha) e Polícia Federal do Brasil. A investigação se iniciou após registro de denúncia na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), no início de junho. 

"Espirito de carne" - Por Fagner Dalbem -


Somos “sujeito corpo”. Manifestamo-nos no corpo e nos gestos do corpo... Carne não é expressão somente da realidade biológica, mas da profundeza do desejo, e o desejo pode ser considerado como espiritual.

A vitória da teologia da prosperidade




O que se difunde no Brasil é a doutrina de Joãozinho Trinta: "Pobre gosta é de luxo". "A lógica econômica tem prevalecido sobre a dinâmica puramente religiosa. A teologia da prosperidade tem atendido melhor as expectativas de consumo e os interesses egoísticos das diferentes camadas sociais". "Atualmente, o que se considera sagrado é o consumo. O crescimento das correntes evangélicas pentecostais no país tem sido compatível com o fato de que o sagrado está cada vez mais comercializado e dessacralizado. É o Brasil cada vez mais desencantado".
A Igreja Católica pode virar o jogo, mas terá de mudar o discurso e a prática.

Feminicídio/Femicídio e o novo Código Penal Brasileiro: tipificação e punição para os assassinatos de mulheres por questões de gênero

Nesse momento em que foi entregue ao Congresso Nacional uma proposta para o Novo Código Penal Brasileiro, coloca-se na ordem do dia a discussão sobre os assassinatos de mulheres decorrentes de condições sociais e culturais patriarcais, que favorecem violências e crimes misóginos. É urgente o confronto e a desconstrução de valores androcêntricos no direito penal para garantir às mulheres uma vida livre de violência.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

terça-feira, 3 de julho de 2012

A retomada do protagonismo feminino no parto


Parto humanizado é essencialmente aquele parto centrado na mulher, com respeito à autonomia e ao protagonismo feminino. Parto natural é o parto que acontece sem intervenções, como ocitocina , analgesia, fórceps . É possível se ter um parto humanizado não inteiramente natural, porque algumas intervenções podem ser necessárias. Por isso o fundamental é essa retomada do protagonismo feminino no parto.

IBGE - Mapa religioso do Brasil Censo 2010


Na última década, a Igreja Católica teve uma perda sem precedentes na História, embora continue a religião majoritária do País. Além da queda recorde na proporção de fiéis, a população católica encolheu pela primeira vez em números absolutos. Dados do Censo divulgados ontem mostram que em 2010 havia quase 1,7 milhão de católicos a menos que em 2000. Em média, a Igreja perdeu 465 fiéis por dia.

Mulher assassinada no motel foi morta por não querer mais sustentar o namorado, diz delegada


A polícia acredita que Márcia Cristina dos Santos, de 44 anos, assassinada no  domingo  24 de junho dentro do Motel Royalle, no Bairro Santa Branca, Região da Pampulha, foi morta por não querer mais sustentar o namorado, com quem tinha um relacionamento há aproximadamente três anos.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Em solidariedade com Frei Gilvander

Pelo Fim das Ameaças e Intimidações a Frei Gilvander Moreira
A Pastoral da Mulher de BH compartilha esta mensagem de solidariedade ao nosso irmão, Frei Gilvander, que tem sido ameaçado de morte por sua luta a favor dos Direitos Humanos.

Minas na rota do tráfico internacional de pessoas


O desejo de conquistar fama e riqueza no exterior alimenta uma indústria criminosa que faz do mineiro uma das principais vítimas. Minas Gerais é a segunda rota no Brasil para o tráfico internacional de pessoas – atrás apenas de Goiás. Entre 1999 e 2011, a Polícia Federal (PF) instaurou 51 inquéritos no Estado, que incluem aliciamento para prostituição, adoção ilegal e trabalho escravo.

Parto: ‘A cultura médica ainda é muito intervencionista’


"Quando a mulher entra no hospital para ter o seu bebê, seja no sistema público ou no sistema privado, o seu corpo é levado pelas circunstâncias e pelos protocolos que forem determinados por aquela instituição”. 25% das mulheres sofreram algum tipo de abuso físico ou verbal dentro das maternidades. A discussão do parto domiciliar está relacionada com o reconhecimento dessa opção para as mulheres, e a liberdade de elas escolherem onde e como querem ter o seu bebê”, declara a obstetra Ana Cristina Duarte.

Prostituição atrai turistas à Polônia e luta por espaço com a Euro


A brasileira Sara Winter compõe o grupo Femen, formado majoritariamente por mulheres ucranianas que têm feito protestos contra a prostituição no outro país anfitrião da Europa: a Ucrânia. Ela lembra que no Brasil a situação também é semelhante. "As pessoas podem não conhecer, mas o governo neglicencia. Em Maceió, Belém ou Recife, por exemplo, chegam aviões cheios de turistas com o único objetivo da prostituição com as jovens locais", contou.

STJ aplica Lei Maria da Penha em caso de irmãos acusados de ameaçar irmã


Para a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Lei Maria da Penha deve ser aplicada no caso de ameaça (prevista no artigo 147 do Código Penal) feita contra mulher por irmão, ainda que não residam mais juntos, visto que para a configuração do crime de violência contra a mulher não há a exigência de coabitação à época do crime, mas somente a caracterização de relação íntima de afeto.