sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O desejo não conhece limites: como lidar com o desejo infinito?

Leonardo Boff

O desejo não é um impulso qualquer. É um motor que põe em marcha toda a vida psíquica. Ele goza da função de um princípio, traduzido por Ernst Bloch por esperança. Por sua natureza, não conhece limites, conforme Aristóteles e Freud. A psique deseja a totalidade. Não deseja a plenitude do homem, mas aquilo que ultrapassa o humano, como afirmava Nietzsche. O desejo se apresenta infinito e confere esse caráter ao pejo humano.

Mulheres são assassinadas principalmente por parceiros ou familiares, diz ONU


Os assassinatos de mulheres ocorrem principalmente dentro de suas próprias casas, de acordo com o novo relatório da Unodoc (Agência da ONU contra Drogas e o Crime), divulgado nesta quinta-feira (6). O documento diz ainda que esses crimes são cometidos principalmente por pessoas conhecidas pelas vítimas, como maridos, ex-maridos e membros da família.

Mulheres de coragem: Três mulheres da Libéria e Iêmen ganham Nobel da Paz


Três mulheres que fizeram campanha pelos direitos humanos e pelo fim da violência na Libéria e no Iêmen, incluindo a presidente liberiana, Ellen Johnson-Sirleaf, ganharam o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira, informou o chefe do comitê norueguês do Nobel.

Campanha alerta para a mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama


Lançada o dia 4  no Rio de Janeiro, a edição deste ano da mobilização mundial conhecida como Outubro Rosa, para alertar sobre os riscos do câncer de mama, pretende chamar a atenção para a importância de as mulheres fazerem regularmente a mamografia. O exame, que pode diagnosticar precocemente o surgimento de um tumor, contribui para aumentar as chances de cura e reduzir as mortes causadas pela doença.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vocês sofrem de Normose?


Lendo uma entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, considerado o fundador da ioga no Brasil, ouvi uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal. Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito 'normal' é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Quem não se 'normaliza' acaba adoecendo. A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento. A pergunta a ser feita é: quem espera o que de nós? Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas?

''Salvem as coroinhas''´é a campanha dos jesuítas americanos


Os jesuítas dos Estados Unidos estão lançando uma campanha para salvaguardar a presença de meninas no altar, um serviço no qual os párocos favorecem os varões como possíveis sacerdotes do futuro.

"Já existem mulheres que usam calcinha e sutiã quando querem, por amor, vontade e desejo. Fiquemos com essas!"

A Agência Patrícia Galvão repercurte a polêmica sobre o pedido de suspensão da campanha "Hope ensina", feito pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e por mais de uma dezena de consumidores ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária). Na peça, a modelo Gisele Bündchen usa calcinha e sutiã para "ensinar" as mulheres a utilizar o corpo para amenizar as reações de seus companheiros diante de "más notícias".
 “O maior espanto não é a publicidade de lingerie fazer um anúncio como esse. O maior espanto é ver Gisele Bündchen, uma mulher autônoma, independente, ser usada por uma propaganda de uma mulher tão dependente, que precisa de uma lingerie para dizer para o marido que bateu o carro. Já existem mulheres que usam calcinha e sutiã quando querem, por amor, vontade e desejo. Fiquemos com essas!”. Nádia Rebouças, publicitária e diretora da Rebouças e Associados

Bündchen também discrimina os homens


Fausto Rodrigues de Lima, promotor de Justiça do Distrito Federal e coautor do livro “Violência Doméstica – A Intervenção Criminal e Multidisciplinar”, escreve sobre a polêmica campanha publicitária “Hope ensina”. No artigo, o promotor destaca o aspecto discriminatório aos homens presente na campanha.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Religião e Violência: a ilusória pacificação do ser humano


Por: Ivone Gebara

A história da humanidade tanto individual quanto coletiva sempre oscilou entre a guerra e a paz. Guerra e paz significam aqui o conflito entre as forças em nós que cruelmente ou sutilmente eliminam os que se interceptam em nossos caminhos e as forças que tentam de alguma maneira pacificar nossas incursões violentas para eliminar o outro diferente de mim. A guerra representa as forças destrutivas e a paz representa as diferentes forças de controle social e pessoal para evitar ou restaurar as consequências da violência que nos habita.

Mulheres reféns do crack

 
Acompanhar o processo de desintoxicação de usuárias de crack e identificar os fatores de vulnerabilidade a que essas mulheres foram expostas, durante a infância e a adolescência, associados à fissura. Com esse objetivo o professor Rodrigo Grassi de Oliveira, coordenador do curso de Psicologia da PUCRS, comanda a pesquisa Estudo de coorte sobre fatores de vulnerabilidade associados ao craving em dependentes de crack: impacto da negligência na infância na cognição, comportamento e resposta neuroendócrina.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pesquisa aponta lacunas em cobertura jornalística sobre direitos das mulheres


Camila Queiroz - Jornalista da ADITAL

Abordagem sobre mulheres na política focada majoritariamente na disputa presidencial de 2010, violência contra as mulheres reduzida a caso de polícia e, nos dois temas, ausência de enfoque em políticas públicas. Estas são algumas deficiências da cobertura jornalística brasileira identificadas pelo projeto Monitoramento da Cobertura Jornalística como estratégia para a promoção da equidade de gênero.

Pôsteres tentam profissionalizar imagem de prostitutas na Irlanda


Um grupo de prostitutas irlandesas está fazendo uma campanha para combater preconceitos em relação à profissão.
Os idealizadores da campanha criaram pôsteres que mostram modelos sorrindo acompanhadas pela frase "I chose the job that suits my needs" (em tradução livre, "Escolhi o emprego que se adapta às minhas necessidades").

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cuidar do luto e das perdas - Leonardo Boff-

Pertencem, inexoravelmente, à condição humana, as perdas e o luto. Todos somos submetidos à férrea lei da entropia: tudo vai lentamente se desgastando; o corpo enfraquece, os anos deixam marcas, as doenças vão nos tirando irrefreavelmente nosso capital vital. Essa é a lei da vida que inclui a morte.

Cursos gratuitos da Prefeitura de Belo Horizonte


Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego no âmbito do Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda,  está com matrículas abertas para os CURSOS DE:

‘Sou baixa, gorda e índia e não me vejo na propaganda da Gisele’


Para dirigente da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o problema do comercial com a top model é a informação fora de contexto. "Não é Gisele Bündchen, nem a lingerie, mas é a questão que está por trás disso". "É passar uma imagem errônea da mulher brasileira, que não é submissa, é consumidora, moderna e até presidente"