sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mulheres são assassinadas principalmente por parceiros ou familiares, diz ONU


Os assassinatos de mulheres ocorrem principalmente dentro de suas próprias casas, de acordo com o novo relatório da Unodoc (Agência da ONU contra Drogas e o Crime), divulgado nesta quinta-feira (6). O documento diz ainda que esses crimes são cometidos principalmente por pessoas conhecidas pelas vítimas, como maridos, ex-maridos e membros da família.

De acordo com o documento da Unodoc, “na maior parte dos países, o assassinato cometido por parentes ou companheiros é a principal causa de morte das mulheres”.
Segundo o documento, em 2008, de todas as mulheres assassinadas na Europa, 35% morreram por crimes cometidos por seus maridos ou ex-maridos, e 17% por ação de familiares.
Já quando se analisam os assassinatos de homens nesta região, apenas 5% morreram nas mãos de mulheres e ex-mulheres, e quase 10% por membros da família.
 Além da Europa, o estudo mostrou dados semelhantes na Austrália, Canadá, Israel, África do Sul e Estados Unidos. Nestes locais, as taxas das mulheres assassinadas por parceiros ou membros da família variam entre 40% e 70%.
Já nos países com taxas de homicídio mais altas, como é o caso da América Latina e da África, a maior parte dos crimes ocorrem nas ruas. Isso se deve à maior presença dos chamados “crimes de rua”, diz o documento da ONU, como os relacionados ao tráfico de drogas, ao crime organizado, à ação de gangues e a roubos.
No entanto, neste caso, as principais vítimas são homens jovens. E a maioria dos assassinos são pessoas desconhecidas da vítima, diz o relatório da Unodoc.
- É por essa razão que o lar é o local onde as mulheres têm mais chances de ser assassinadas. Já os homens correm maior risco nas ruas ou em áreas públicas.
Desigualdade entre homens e mulheres
De acordo com o documento, a violência contra as mulheres ocorre em todo tipo de cultura e se expressa de várias formas, seja física ou sexual, e até abuso psicológico e econômico.
- A violência contra as mulheres é global, sistêmica e, muitas vezes, se baseia em desequilíbrios de poder e desigualdades entre homens e mulheres.
Os fatores que levam a esse tipo de assassinato se relacionam à violência doméstica, desemprego do parceiro masculino, posse de arma de fogo, uso de drogas e de álcool, além de ameaça de separação, ciúme sexual e sentimento de dominação por parte dos homens.
A agência da ONU informa ainda que a taxa de crimes cometidos por parentes e parceiros tem se mantido a mesma na última década. Já os crimes com outras causas apresentaram queda recentemente.

Fonte: noticias.r7.com

Nenhum comentário: