sábado, 20 de abril de 2013

Escutar e seguir a Jesus


É fácil nos acomodarmos na prática religiosa, sem deixarmos de questionar pelos chamados que Jesus nos faz a partir do evangelho que escutamos cada domingo. Jesus está dentro dessa religião, mas que nos arrasta atrás dos seus passos. Sem darmos conta, habituamo-nos a viver de forma rotineira e repetitiva. Falta-nos a criatividade, a renovação e a alegria de quem vive esforçando-se por seguir a Jesus.

Dez vítimas de agressão doméstica recebem ‘botão do pânico’ no ES


Aparelho aciona proteção à mulheres que sofrem violência em casa. Expectativa é de que 100 pessoas sejam beneficiadas até o final do mês.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Meninas estão expostas ao HPV mesmo antes do sexo


Carícias íntimas sem penetração já trazem risco de contágio, segundo estudos.Vírus causa câncer do colo do útero; vacina é indicada a partir dos nove anos, mas pais ainda têm dúvidas
Antes mesmo da primeira relação sexual, meninas já podem estar infectadas pelo HPV (papilomavírus humano), principal causador do câncer do colo uterino e que está ligado a outros tumores, como o de ânus e de vulva. 

Vacina contra o HPV é um direito da mulher


O papilomavírus humano é responsável por 90% do número de casos de câncer de colo do útero no Brasil. Há muito tempo as parlamentares da bancada feminina no Congresso Nacional lutam para que essa ação de prevenção à saúde das mulheres e de homens seja realidade em todo o País.

Não basta falar eu te amo, precisa agir eu te amo



É preciso reagir. Interromper as doses de veneno, pensar diferente, ousar, se permitir uma chance, um novo movimento e ir além.  A vida pede coragem. Exige que se escolha o melhor possível, que não se acomode com o que maltrata, destrata ou é ruim. O que dói, o que machuca, não é amor.

Combate ao tráfico de pessoas e trabalho escravo exige trabalho conjunto


  
A necessidade do trabalho conjunto entre instituições, poderes e sociedade civil para o combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas foi consenso entre os participantes de seminário iniciado nesta quinta-feira (18), em Belo Horizonte. 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Achou normal o ato de Gerald Thomas? Saiba o que é machismo


Tempos atrás uma jornalista levou, sem autorização, um bebê de uma maternidade para provar que o local não tinha segurança. Justificou-se que aquilo era uma reportagem. Não, não era. Era sequestro. Lembro-me dessa história quando li a justificativa do diretor de teatro Gerald Thomas para a cena que protagonizou enfiando a mão sob o vestido de Nicola Bahls sem permissão. ”A mulher não é um objeto. Mas não deveria se apresentar como tal”, escreveu em sua defesa. Justificou-se que era um alerta à hipocrisia da sociedade, uma performance intimidatória. Não, não era. Era violência.

O que você chama de “saia justa” eu chamo de estupro — O caso Gerald Thomas



A transformação do corpo da mulher como um produto vendável em comerciais e programas de televisão reflete claramente os valores da cultura patriarcal que vivemos, em que o corpo, a mente e as decisões das mulheres são objetos de controle frequentes.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aumenta número de vítimas de tráfico humano na Europa


Pessoas submetidas à prostituição, trabalho forçado, mendicância, retirada de órgãos: relatório constata que países da UE não estão conseguindo manter criminalidade organizada sob controle.

Globalização neoliberal: agravamento de formas de opressão às mulheres


Manuela Rodríguez Piñeres, irmã Oblata do Santíssimo Redentor que atua no combate à exploração sexual no Brasil e na América Latina, discute as relações entre o neoliberalismo e o tráfico de pessoas.
“No Brasil a escravidão que durou mais de 100 anos. São 125 anos que nos separam dessa cultura, onde seres humanos foram tratados como mercadorias. No entanto, na prática até hoje existem situações em que pessoas são submetidas a condições ou práticas similares à escravatura. Com a queda do muro de Berlim e a gestação de uma nova ordem mundial, diversos problemas anteriormente encobertos por certa aura de irrelevância voltam à cena e passam a integrar o rol de esforços da comunidade internacional”, avalia Manuela Rodríguez Piñeres.

terça-feira, 16 de abril de 2013

As mulheres estão mais vulneráveis a agressões sexuais no Brasil?


A cada hora, dez mulheres foram vítimas de violência no Brasil em 2012.
A brutal agressão contra a turista, que ganhou manchetes em vários jornais no mundo, assim como a falha na investigação anterior aconteceram num momento crítico para a segurança pública no Brasil. Os casos de violência sexual contra mulheres parecem ter crescido nas maiores capitais do país, nos últimos três anos.

Tráfico de pessoas, a escravidão de nossa época.


"Não se pode falar em combate ao tráfico de pessoas sem falar de combate à pobreza e à desigualdade socioeconômica que existe no mundo. Tampouco sem enfrentar o problema da corrupção, e questionar a cultura que torna tudo mercadoria. Nesse sentido, a sociedade civil tem um papel fundamental", afirma Gabriella Bottania representante da Rede Grito pela Vida.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A cultura do estupro gritando – e ninguém ouve



Criou-se a ideia de que o homem deve insistir e insistir, enquanto a mulher tenta guardar algo. O “não” é visto como “talvez”. No entanto, se a mulher transforma o talvez em um “deixa pra lá”, ela na verdade não está consentindo. Não é um “sim” entusiasmado, intenso, certeiro, como deve ser em qualquer relação.

Na Venezuela, mulheres pegam no pesado e constroem suas próprias casas


“Unimos um grupo de mães solteiras e fizemos um acampamento aqui. A luta foi grande. Havia muitas pessoas contra, mas aqui estamos”.

domingo, 14 de abril de 2013

Poucas das mulheres vítimas de exploração sexual conseguem escapar das máfias


Pelo seu conteúdo e interesse para compreender o funcionamento das redes de tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, reproduzimos aqui um artigo em espanhol  publicado este domingo (14 ) no Jornal El Pais.